Notícias

Na manhã desta sexta-feira (24), o limoeirense Maurílio Rodrigues da Silva, médico cardiologista, tornou-se cidadão recifense, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT). O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a reunião solene bastante prestigiada e que contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos no plenário da Casa de José Mariano. “Maurílio Rodrigues, um profissional paciente que faz da empatia um instrumento de trabalho tão importante quanto o conhecimento médico”, disse Osmar Ricardo.

A primeira reunião da nova composição da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife para o biênio 2023-2024, foi realizada nesta sexta-feira (24). Em pauta a discussão sobre várias ações e o cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelo colegiado. Na ocasião, o presidente, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), coordenou também distribuição de três projetos de lei. Participaram da reunião, os vereadores Joselito Ferreira (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).

Em reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (23), o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao empresário Josberto Raimundo da Silva, que é natural do município de Frei Miguelino-PE, nacionalmente conhecida como a “Cidade dos Garçons”. O empresário recebeu a comenda porque “desempenha um esmerado trabalho no ramo gastronômico, colaborando com o desenvolvimento econômico e social do nosso município”, segundo o parlamentar.

Criada em 20 de fevereiro de 1973, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) chega aos 50 anos com uma história de contribuições para a capital, por meio de serviços de engenharia e obras estruturais. Para comemorar a data, a Câmara do Recife realizou uma solenidade nesta quinta-feira (23) no plenário da Casa de José Mariano. O evento, promovido por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras aprovou oito projeto de lei de autoria do Poder Executivo, em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23). Todos eles têm o mesmo teor: alterar o zoneamento da cidade, que é o nome dado ao conjunto de regras das atividades que podem ser instaladas nas diferentes localidades do município. Em geral, o zoneamento é alterado devido à necessidade de parcelamento, uso e ocupação do solo urbano.

Natural de Fortaleza, a influenciadora digital e publicitária, Alessandra Pires, chegou para morar na capital pernambucana há oito anos, e na manhã desta quinta-feira (23) recebeu o Título de Cidadã do Recife na Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Fred Ferreira (PSC). O vereador Victor André Gomes (União Brasil) presidiu a solenidade que contou com a presença de vários familiares e amigos.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife aprovou oito projetos de lei do Executivo (PLE) que ampliam e tornam Zona Especial de Interesse Social (Zeis) oito conjuntos habitacionais da cidade. Além disso, em reunião por videoconferência nesta quinta-feira (23), o colegiado aprovou dois projetos de lei Ordinária, um projeto de decreto legislativo e também fez a distribuição de outras nove proposições a serem apreciadas pelos membros. Estiveram presentes o presidente da Comissão e vereador Zé Neto (PROS), a vereadora Andreza Romero (Podemos), e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

A Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (22) uma cerimônia para realizar a entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Luiz Fernando Bandeira de Mello. Considerada a mais alta comenda do Poder Legislativo, a Medalha foi concedida ao empresário por iniciativa do vereador Ronaldo Lopes (PSC). O vereador Paulo Muniz (SD) presidiu a reunião solene.

Ao discutir o Projeto de Lei do Executivo (PLE), número 60/2022, que foi votado e aprovado em primeira votação, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) disse que a proposição “avança para os fazedores de culturas, produtores e artistas do Recife”. O PLE dispõe sobre o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) e concede incentivos fiscais a projetos culturais, revogando a lei municipal número 16.215/96, de 12 de julho de 1996 (lei que institui o SIC, concede incentivos fiscais a projetos culturais e dá outras providências), bem como o Decreto Municipal número 17.617, de 14 de abril de 1997.

A situação do trânsito nos bairros e comunidades da Zona Norte, marcada por engarrafamentos constantes, que são registrados a qualquer hora do dia, foi motivo do discurso realizado pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), na reunião plenária, da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (21). Ele afirmou que a situação exige “uma intervenção imediata da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU), no sentido de reordenar a circulação de carros particulares e ônibus coletivos”.