Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou o veto dado pelo prefeito João Campos (PSB) à emenda do vereador Alcides Cardoso (PSDB) ao projeto de lei do Executivo nº 46/2022, que autoriza a gestão a desafetar e alienar os bens imóveis do município. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), o parlamentar disse que era necessário repensar o veto, uma vez que o que foi aprovado é fruto de uma negociação com a liderança do governo na Casa.

Respeito e atenção ao Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy para a redução da criminalidade no Recife, em especial ao bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. Foi a solicitação feita pelo vereador Professor Mirinho (Solidariedade) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27). Segundo o parlamentar, que fez um apelo ao Governo de Pernambuco, a quadra poliesportiva e as salas de aula do CSU estão abandonadas.

Na manhã desta quinta-feira (16), três Comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife foram instaladas na Casa e os seus novos respectivos membros tomaram posse para a execução dos trabalhos durante o exercício do biênio 2023-2024. Foram elas: Desenvolvimento Econômico, Ética e Decoro Parlamentar, Direitos Humanos e Cidadania.

Mais cinco comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, formadas para o biênio 2023-2024, foram instaladas e os seus componentes tomaram posse em reuniões realizadas nesta quarta-feira (15), elevando para 12 o número das que já estão aptas a iniciar seus trabalhos. Compete a esses colegiados analisar todas as matérias legislativas que estejam em tramitação no Legislativo Municipal. A Casa de José Mariano conta, no total, com 15 comissões formadas por vereadoras e vereadores, que se encarregam de zelar pelos projetos e matérias que versem sobre assuntos de interesse da sociedade.

O chief executive officer (CEO) para Mercados Emergentes da empresa multinacional de consultoria Accenture, Leonardo Framil, recebeu nesta quarta-feira (15) o Título de Cidadão do Recife. A homenagem formulada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), e entregue em reunião solene promovida no plenário da Casa. A cerimônia foi conduzida pelo 1º secretário do Poder Legislativo, o vereador Eriberto Rafael (PP).

Um espaço para que mestras, mestres, grupos e demais brincantes da cultura popular se preparem com dignidade para os espetáculos de Carnaval. Essa é a proposta do camarim da cultura popular, a ser instalado pela primeira vez no Recife na próxima sexta-feira (17) para os festejos oficiais da capital. O equipamento foi viabilizado por meio de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 apresentada pela vereadora Liana Cirne (PT), que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (14) para comemorar a novidade.

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) dois pedidos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em prol do Balé Popular do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna para defender os requerimentos nº 787/2023 e nº 788/2023, que solicitam, respectivamente, a recuperação emergencial da sede da entidade e a garantia de pauta nos teatros públicos da cidade.

Renovadas para o biênio 2023/2024, sete das 15 comissões permanentes que compõem a Câmara Municipal do Recife foram instaladas nesta terça-feira (14), com a posse dos novos membros. Os colegiados que já estão prontos para iniciar os trabalhos de avaliação de projetos de lei e encaminhar as legislações que definem as políticas públicas foram: Redação; Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo; Meio Ambiente; Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; e Política Pública da Juventude.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) enfatizou, nesta terça-feira (14), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, que defenderia o projeto 46/2022, de autoria do Poder Executivo, que pretende desafetar e alienar imóveis integrantes do patrimônio municipal. A proposição foi aprovada em primeira e segunda votações, com uma emenda modificativa proposta e a retirada de um dos imóveis da relação.

Contrária ao projeto de lei do Executivo (PLE) número 46/2022, que autoriza a Prefeitura do Recife a desafetar e alienar 15 bens e imóveis do município, a vereadora Preta Juntas (PSOL) chamou atenção para o déficit habitacional da cidade, tendo em vista que 12 terrenos fazem parte do antigo Aeroclube. “O terreno do Aeroclube poderia garantir que os moradores e moradoras do Beco do Surubim, que não foram contemplados nos habitacionais Encanta Moça I e II pudessem ter onde morar”, afirmou, na tribuna do plenário da Câmara do Recife durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14). O PLE foi votado e aprovado em duas votações.