O vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou reunião solene nesta terça-feira (29) em homenagem ao doador de sangue, quando também entregou diplomas a 31 pessoas, entre doadoras e representantes de instituições, que se destacaram nesse trabalho que pode salvar vidas. O Dia do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro. “É com muito reconhecimento, alegria e responsabilidade que realizamos esta solenidade. A doação é um ato altruísta e de solidariedade. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Esse é um gesto de amor que pode gerar muitos sorrisos”, afirmou o parlamentar.
“Uma cidade democrática não cria cancelas simbólicas”, disse a vereadora Liana Cirne (PT), ao destacar o projeto de lei, de sua autoria, que dispõe sobre a vedação do emprego de técnicas de arquitetura hostil em espaços livres de uso público no município - lei Padre Júlio Lancelotti. A medida foi aprovada em primeira votação durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (29). A parlamentar também discutiu requerimentos com votos de aplausos a pernambucanos que fazem parte da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Os membros da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade se reuniram na tarde desta terça-feira (29), de forma remota, para discutir um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que busca promover alterações na lei do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP/Recife). Presidido pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), o grupo se posicionou a favor da aprovação do projeto, que, dentre outras mudanças, extingue a cobrança da Taxa de Gerenciamento da Operação, impõe novas obrigações para a implementação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) no transporte complementar e aumenta a idade máxima exigida para os veículos que vierem a substituir os que circulam atualmente.
Depois de receber críticas da Oposição por causa de mudanças feitas pela Prefeitura do Recife no uso do Casarão do Sítio Trindade, o vice-líder do Governo, vereador Rinaldo Junior (PSB), apresentou extra pauta, e aprovou, o requerimento de número 12.119/2022, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (29), na Câmara Municipal do Recife. O espaço servia para atender aos usuários e profissionais de educação física do Programa Academia da Cidade (PAC) e agora vai acolher o Memorial da Democracia. “Este requerimento tem por objetivo garantir uma outra estrutura física, um espaço, para os profissionais que trabalhem no Sítio Trindade como por exemplo, os professores de educação física do PAC”, disse.
Uma pesquisa do Instituto Igarapé constatou que o número de feminicídio de mulheres negras aumentou no Recife, segundo denúncia da vereadora Dani Portela (PSOL), feita na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (29), na Câmara Municipal do Recife. “É muito triste constatar isso no Mês da Consciência Negra”, afirmou. Ela informou que em cada 10 mulheres mortas no Recife este ano, vítima de feminicídio, sete eram negras.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (29), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 40/2022, que autoriza a Prefeitura a ceder o casarão do Sítio Trindade para a instalação do Memorial da Democracia de Pernambuco no local. Antes da votação, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) ocupou a tribuna do plenário para fazer pontuações sobre as mudanças trazidas pela nova destinação do imóvel. De acordo com ele, profissionais do polo da Academia da Cidade no Sítio, que atuam no casarão, terão suas condições de trabalho precarizadas com o desalojamento.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de sua autoria, 11937/2022, dirigindo indicação à Prefeitura para reiterar o pleito de nomeação de, pelo menos, três candidatos aprovados no concurso público nº 001/2019 da Secretaria de Saúde para o cargo de cirurgião dentista, em substituição aos profissionais aposentados. Durante a reunião plenária desta terça-feira (29), o parlamentar também discutiu um projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão do Recife ao médico Antônio Lopes Miranda.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (29), que era preciso ouvir os profissionais que atuam no Sítio Trindade, antes de votar o projeto de lei do Executivo número 40/2022, que objetiva autorizar o Poder Executivo a ceder ao governo do Estado, por 30 anos, o casarão localizado no bairro de Casa Amarela.
Dois anteprojetos apresentados pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) à Prefeitura do Recife foram tema de um discurso do parlamentar na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (29). Durante a reunião plenária, ele deu detalhes sobre duas propostas que, de acordo com ele, foram recebidas positivamente pelo Executivo. As ações indicadas são voltadas para a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social e para a conscientização popular em relação ao descarte do lixo.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para agradecer à Prefeitura do Recife por ter sido atendido em diversas solicitações enviadas para asfaltar algumas ruas da cidade neste ano. Na reunião Ordinária híbrida desta terça-feira (29), o parlamentar destacou o esforço que tem sido feito pela gestão em parceria com os vereadores da Casa para "transformar a vida das pessoas”.