Vereadora licenciada de Salvador, a nova presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella, foi alvo de um voto de aplauso concedido pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7). Na tribuna da Casa, a autora do requerimento da homenagem, vereadora Liana Cirne (PT), falou sobre a cerimônia de posse da nova direção do órgão e desejou um novo momento para as políticas de cultura do Brasil.
“As políticas públicas para as pessoas que vivem e convivem com epilepsia na cidade do Recife”. Esse é o tema de uma audiência pública que a Câmara do Recife vai promover no dia 28 de março, às 14h30, a pedido da vereadora Pretas Juntas (PSOL). O requerimento que solicita a realização do evento foi aprovado nesta terça-feira (7). Durante a discussão da matéria, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para salientar a importância do debate sobre a epilepsia.
Um voto de aplausos e congratulações ao caboclinho “A Tribo Indígena Tapirapé”, agremiação que foi campeã do Carnaval do Recife em 2023, na sua categoria, foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife através do requerimento número 1470/2023, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A homenagem foi feita na reunião plenária desta terça-feira (7) e levou em consideração, entre outras características, o trabalho de inclusão social realizado pela agremiação em sua comunidade, o Alto José do Pinho, e comunidades adjacentes, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte, “contribuindo para a ordem e o progresso social das populações”.
“Não aguentamos mais comemorar o 8 de março como se estivéssemos no século XVIII ou XIX”. Essas foram algumas das palavras ditas pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta terça-feira (7), em alusão à celebração do Dia Internacional da Mulher, que ocorre na quarta (8). Durante a reunião plenária, a parlamentar discursou na tribuna da Câmara Municipal para salientar os desafios que ainda impedem que as mulheres vivam em um ambiente social e economicamente justo na atualidade.
Ao lembrar que hoje, dia 7 de março, é o quinto dia útil do mês, o vereador Rinaldo Junior (PSB) alertou que os servidores terceirizados do Governo do Estado correm o risco de ficarem sem receber os seus salários, desta vez relativos ao mês de fevereiro. No discurso proferido durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, ele disse que o atual governo está deixando de fazer os repasses salariais para as empresas “por falta de capacidade de gestão”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) apresentou requerimento de voto de aplauso e congratulações, aprovado pelo plenário, ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), pelos seus 26 anos de existência, bem como à mentora da entidade, a oncologista pediátrica, doutora Vera Morais. A médica é fundadora do serviço de onco-hematologia pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e atual presidente da instituição. Outro requerimento da parlamentar, debatido e também aprovado, pede que o Governo do Estado forneça à Câmara do Recife informações sobre a Rede Estadual de Educação.
As leis que ajudam a combater o ciclo de violência contra a mulher são necessárias, mas não têm sido suficientes para promover um impacto positivo na sociedade e impedir que a mulheres percam a vida. Quem fez o alerta foi o vereador Luiz Eustáquio (PSB) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. “Não temos visto recuar os registros das várias formas de violência. Pelo contrário, inclusive, os feminicídios estão ocorrendo muito mais” .
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) enfatizou o requerimento de sua autoria, de número 1300/2023, dirigindo solicitação para a realização de uma audiência pública sobre “O abastecimento irregular d'água na cidade do Recife”, próximo dia 30, às 9h, no plenarinho da Câmara. “Todos os dias recebo denúncias e reivindicações vindas de diversas comunidades à Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA)”. O assunto foi levantado durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7).
O vereador Osmar Ricardo (PT) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (7), para lamentar a situação no canal da Ilha de Santa Terezinha, localizada no bairro de Santo Amaro. “Quando chove na cidade, toda a Ilha de Santa Terezinha fica alagada. Várias casas que têm as suas bases construídas dentro do canal trazem transtorno ao local. É muito sério”, lamentou.
Na semana passada, a Câmara do Recife aprovou o requerimento de número 1.034/2023, que solicita à Prefeitura que implante um Centro Comunitário da Paz (Compaz) no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital. Autor do pedido, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (7) para reforçar a ideia. De acordo com ele, o equipamento serviria para suprir a falta de serviços voltados para a prevenção à violência e à qualificação profissional na Região Político-Administrativa (RPA) 3.