Dois requerimentos propostos pela vereadora Liana Cirne (PT) no ano passado foram aprovados pela Câmara do Recife nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária. As matérias, de nº 11.538/2022 e de nº 11.696/2022, solicitam moção de repúdio a atos violentos praticados por defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e haviam tido suas discussões adiadas após sofrerem pedidos de vistas de parlamentares. Na tribuna da Casa, Cirne defendeu as moções e repercutiu um evento mais recente da violência política no país – as ações de bolsonaristas que depredaram prédios públicos na praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Além desses, a vereadora também aprovou requerimentos que pedem ações para comunidades que enfrentam riscos de deslizamentos por causa das chuvas.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a primeira reunião plenária do ano de 2023, nesta terça-feira (7), para citar serviços já encaminhados e observados pelo próprio parlamentar e equipe, em benefício de várias localidades na capital pernambucana. Colocação de lona e instalação de corrimão foram alguns dos encaminhamentos.
Em seu primeiro discurso na tribuna após a volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, a vereadora Liana Cirne (PT) abordou o tema da mudança climática e tratou das fortes chuvas que caíram sobre o Recife nesta semana. Durante a reunião plenária desta terça-feira (7), a parlamentar afirmou que é necessário preparar a capital para as intempéries deste ano.
Conhecida como a “Rainha dos Casamentos”, a cantora Silvana Salazar é a mais nova cidadã do Recife. Natural de Belém do Pará (PA), a artista recebeu o Título nesta quinta-feira (2), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene, prestigiada por familiares e personalidades do setor político.
Líder do Governo na Câmara do Recife, o vereador Samuel Salazar se pronunciou na tribuna da Casa nesta quarta-feira (1º), durante a reunião solene de abertura dos trabalhos parlamentares de 2023. Na cerimônia, que inaugura a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, o parlamentar salientou investimento feitos pela Prefeitura nas áreas de educação, geração de empregos, saúde e infraestrutura.
A Câmara do Recife realizou nesta quarta-feira (1º) a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura Municipal – isto é, o terceiro ano de trabalhos parlamentares dos vereadores eleitos para a Casa no pleito de 2020. Na ocasião, a mensagem do Poder Executivo foi dada pelo secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz. No plenário, o representante da Prefeitura apresentou um balanço das ações da gestão e as expectativas do prefeito João Campos (PSB) para 2023.
O ano novo do Legislativo Municipal começou nesta quarta-feira (1º), quando a Câmara do Recife realizou a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa (terceiro ano do atual mandato) da 18ª legislatura. Eram exatamente 10h30 quando o vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente da Casa em exercício, abriu a solenidade que marcou o fim do recesso e a retomada dos trabalhos parlamentares. Durante a reunião, também tomaram posse os três suplentes que ocuparam as vagas deixadas pelos vereadores eleitos para o cargo de deputado estadual. As galerias estavam lotadas e a participação popular foi intensa.
Em discurso durante a reunião solene de instalação dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que se sentia honrado ao assumir nesta quarta-feira (1º), como líder da bancada de Oposição na Casa. “É com muita honra que assumo a liderança. Quero começar esse discurso saudando os meus colegas de bancada e agradecendo mais uma vez a eles pela confiança depositada em mim”, afirmou. A solenidade de abertura do ano legislativo prevê a participação, em discursos na tribuna, dos líderes da Oposição e do Governo, refletindo o caráter de independência e igualdade do Poder Legislativo.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (1º), ocupando a vaga deixada por Renato Antunes (PL), eleito para a Assembleia Legislativa de Pernambuco no pleito de 2022. Com atuação nos movimentos sociais da Zona Norte da cidade, Lopes candidatou-se, pela primeira vez, em 2016, para vereador do Recife e ficou na 4ª suplência. Em 2020, voltou ao pleito para o legislativo municipal assumindo a 1ª suplência. Sob forte emoção, o mais novo parlamentar disse que enfrentou muitos desafios e destacou uma trajetória marcada pela superação.
Durante a reunião solene que marcou a instalação da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (1º), Ebinho Florêncio (Podemos) foi empossado vereador, ocupando a vaga deixada por Júnior Tércio (PP) - eleito deputado estadual. Natural da cidade de Caruaru, o parlamentar é presidente do Diretório Municipal do Podemos e ressaltou que teve uma vida pautada pela militância política.