Notícias

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) confessou, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (23), que a falta de energia é um assunto que vem machucando os moradores das comunidades de Bola na Rede e da Estrada da Mumbeca, no bairro da Guabiraba. “Eles vêm sofrendo com a falta de energia e, também, com a falta de respeito da Neoenergia (antiga Celpe). Hoje estou aqui na tribuna atendendo a um pedido de socorro dos cidadãos e cidadãs daquelas áreas”.

Ao lembrar que o segmento LGBTQIA+ era o único das causas sociais que ainda não tinha uma representatividade na definição das políticas públicas municipais, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) pediu a aprovação do projeto de lei do Executivo número 12/2022. “A população LGBTQIA+ não tem um conselho porque há um preconceito enorme contra essa população”, afirmou. O PLE 12/2022 institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+).

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu a segunda edição do evento cultural e de lazer Viva a Guararapes, que a Prefeitura do Recife realizou, ontem, no centro do Recife, com atividades que visam ocupar o centro da cidade. “São muitos os desafios da gestão, mas o prefeito João Campos tem tentado e acertado nas suas iniciativas. Quando discutimos esse evento estamos falando sobre um olhar diferenciado sobre o centro estendido, numa discussão que vai além do Recife Antigo”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (23).

Para enaltecer a importância do trabalho de classe da saúde, sobretudo no enfrentamento à pandemia da covid-19, a Câmara Municipal do Recife fez uma homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem e ao encerramento da Semana da Enfermagem no Brasil, proposta pelo vereador Samuel Salazar (MDB), nesta sexta-feira (20), no plenário. A solenidade foi presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), e contou com a presença de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Nos 12 e 20 de maio comemora-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e o Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem. No período que compreende essas datas, a Escola Técnica CEAPE celebra a 4ª Semana da Enfermagem com o tema: A Segurança do Paciente, na Atenção Primaria à Saúde. O vereador Zé Neto (PROS) fez questão de destacar a importância das categorias, promovendo uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife. O evento contou com homenagens a profissionais de saúde e foi realizado no plenarinho da Casa, nesta sexta-feira (20).

Vigilantes com coletes balísticos e armados, portas de segurança com detector de metais, guarda-volumes gratuito para clientes e visitantes. Essas são algumas das exigências previstas pela lei municipal nº 18.634/2019, sobre os dispositivos de segurança obrigatórios das instituições financeiras e similares localizadas no Recife, cujo cumprimento foi alvo de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (19). A iniciativa do debate partiu da vereadora Liana Cirne (PT).

Eles são vários na mesma profissão: pedreiro, mestre de obras, armador, carpinteiro, encanador, pintor, eletricista, soldador, entre outros. Juntos, compõem uma das maiores categorias profissionais que constroem, urbanizam e contribuem para o desenvolvimento do Recife. Para homenageá-los, o vereador Almir Fernando realizou reunião solene, na tarde desta quinta-feira (19), dentro das comemorações do Dia Municipal do Trabalhador da Construção Civil. A data está prevista na lei municipal número 18.632/ 2019, que foi originada num projeto de lei de autoria do parlamentar.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), disse que é a terceira vez em que a Prefeitura do Recife envia para a Câmara Municipal, projeto de lei destinado à criação de um Conselho Municipal para a População LGBTI+. Ela teceu essas considerações durante reunião do colegiado, na manhã desta quinta-feira (19), em que foi aprovado o parecer ao projeto de lei do Executivo número 12/2022.

O projeto de lei do Executivo número 12/ 2022, que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+), deve ser analisado por cinco comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife. Dentre elas, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida pela vereadora Michele Collins (PP).

Para tratar da ausência de políticas públicas voltadas para as pessoas trans e travestis e sobre a prostituição como uma das principais formas de renda dessa população, a Câmara Municipal do Recife realizou a audiência pública com o tema "Empregabilidade de pessoas trans e travestis", nesta quinta-feira (19), no plenarinho, promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). “Estamos fazendo essa reunião sob uma demanda que nos chega a partir do protagonismo da sociedade civil e de pessoas que se organizam para lutar pelos seus direitos". disse o parlamentar.