Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Eduardo Moura (Novo) afirmou que registrou boletim de ocorrência por conta de manifestações envolvendo algumas pessoas que acompanhavam a reunião plenária do dia anterior nas galerias da Casa. Além deste assunto, o parlamentar ocupou a tribuna, em outros dois momentos, para destacar requerimentos de sua autoria que tratam sobre vários assuntos, a exemplo de votos de aplauso e solicitação de serviços de infraestrutura urbana.
A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco faz parte do calendário nacional de feiras e eventos de livros do Brasil e pode se tornar também Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi aprovado na Câmara Municipal, em primeira discussão, durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura, realizada nesta terça-feira (1º). “A Bienal é um evento que acontece há mais de 20 anos. Ela é agregadora de uma grande feira do livro, de um intercâmbio entre escritores e escritoras, editores e editoras e é o grande evento literário de Pernambuco”, ressaltou a autora da proposta.
Durante a última reunião plenária do primeiro semestre legislativo da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), o vereador Fred Ferreira (PL) fez uma defesa contundente do seu partido, o Partido Liberal. “Eu estou indignado com o que aconteceu ontem, quando uma vereadora do PT subiu à tribuna e falou várias vezes contra o meu partido", afirmou. Em seguida, o parlamentar leu uma série de textos sobre irregularidades e escândalos protagonizados por representantes do Partido dos Trabalhadores. "Não sou eu que estou falando, se você colocar no Google vai ver todos esses fatos".
Durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (1º), a vereadora Kari Santos (PT) criticou o projeto de concessão parcial da Compesa proposta pelo Governo de Pernambuco. O projeto prevê que a estatal continue responsável pela captação e tratamento de água e transporte até o reservatório, enquanto os serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto sejam privatizados. “A governadora Raquel Lyra quer vender uma empresa pública e o povo pernambucano é quem vai pagar por essa conta. É inadmissível, hoje, ver o que o Governo do Estado está fazendo, uma reunião virtual com representantes do governo e das prefeituras para discutir o futuro da Compesa sem chamar a população. Ela quer vender uma empresa que fornece água para o povo pernambucano e que não tem nenhuma garantia nesse processo de privatização para melhorar o serviço", disse.
Em virtude do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado mundialmente em 28 de junho, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) destacou seis requerimentos de sua autoria que concedem votos de aplausos a pessoas e entidades que atuam no fortalecimento dessa população. Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (1º), a parlamentar elencou que prestou reconhecimento ao evento Miss Gay Pernambuco; ao Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo GTP+; ao Núcleo de Políticas LGBT da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); ao Coletivo Força Trans; Danielly Abravanel, mulher trans e liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST); e a Lumma Luz, vencedora do Miss Pernambuco Gay 2025. “Precisamos olhar com coragem para os números que revelam a urgência dessa pauta. No ano passado, o Brasil teve um aumento de 13,2% nas mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ e, durante séculos, essas pessoas viveram escondidas”, pontuou. “Então, cada um desses votos de aplausos é um gesto simbólico, mas também é político".
O ciclo junino do Recife, que ocorreu entre os dias 12 e 19 de junho deste ano, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Carlos Muniz (PSB) nesta terça-feira (1º). Na tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária para salientar o sucesso dos festejos e a atuação dos órgãos envolvidos – especialmente os de segurança, como a Guarda Civil. De acordo com ele, o trabalho dos agentes públicos resultou em um evento pacífico e que ressaltou o Recife como centro cultural. “Recebemos mais de 500 mil pessoas no polo de tração. Parabenizo efusivamente o trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal e de toda a Secretaria de Ordem Pública e Segurança, bem como da Secretaria-Executiva de Gestão e Segurança Urbana – que, juntas, atuaram de forma extremamente exitosa neste São João”, disse.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, nesta segunda-feira (30), e fez um balanço das atividades realizadas pelo colegiado durante o primeiro semestre de 2025. Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Felipe Alecrim (Novo), a Comissão também promoveu análise e aprovação de 18 proposições, sendo 14 projetos de lei Ordinária e quatro projetos de decretos legislativos.
Uma audiência pública foi realizada na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara do Recife, por videoconferência, com o objetivo de apresentar a prestação de contas da gestão municipal em Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2025. A iniciativa partiu da Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), teve a participação do vereador Zé Neto (PSB) e equipe da Secretaria de Saúde do Recife, contando com a titular da pasta, Luciana Albuquerque, e a secretária executiva, Mariana Suassuna.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (30) três requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) a respeito do atendimento e a necessidade de comunicação com proprietários e condutores de veículos rebocados após cometerem infrações de trânsito ou descumprirem normas do Estacionamento Zona Azul. Na tribuna da Casa, o vereador Felipe Alecrim (Novo) se posicionou a favor das proposições, assim como o próprio Luiz Eustáquio.
Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB) e com a presença dos vereadores Carlos Muniz (PSB), Samuel Salazar (MDB), Gilson Machado Filho (PL) e Gilberto Alves (PRD), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta segunda-feira (30), e aprovou duas proposições. Receberam parecer favorável o projeto de lei Ordinária de nº 233/2025, do vereador Carlos Muniz, que denomina “Conjunto Habitacional Papa Francisco” o Conjunto Habitacional construído na Comunidade do Pilar, no bairro do Recife; e o projeto de decreto legislativo de nº 30/2025, do vereador Romerinho Jatobá (PSB), que concede o Título de Cidadão do Recife para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho Aloysio Corrêa da Veiga.