Coragem, empatia, dever institucional e ajuda ao povo. Palavras que descrevem a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e foram ditas na homenagem prestada pela Câmara Municipal do Recife à corporação. A reunião solene foi realizada nesta quarta-feira (29), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC) e presidida pelo vereador Renato Antunes (PSC). O evento contou com a apresentação de um vídeo institucional da atuação dos bombeiros nas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e também com a entrada, no plenário, dos cães de busca e salvamento.
A Frente Parlamentar pelo Centro do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (29), para que o colegiado conhecesse as propostas do projeto da Prefeitura chamado Recentro. Um segundo momento foi o de apresentar e entregar à Prefeitura um levantamento das 105 proposições elaboradas pelo colegiado, técnicos, associações, cientistas e sociedade em geral visando melhorias ao centro da cidade. A presidente da Comissão, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), deram andamento aos trabalhos que contaram com a presença da chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, e da especialista em urbanização, Rúbia Campelo.
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife promoveu reunião extraordinária no final da tarde desta terça-feira (28), para distribuir o projeto de lei do Executivo número 28/2022, que será analisado no próximo encontro do colegiado ainda esta semana. Participaram da reunião por meio virtual, além da presidente do grupo, vereadora Liana Cirne (PT), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Rinaldo Junior (PSB).
Proclamado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi tema de uma reunião solene nesta terça-feira (28), no plenário da Câmara do Recife. A celebração da data, que ocorre anualmente em 26 de junho, foi uma iniciativa do mandato da vereadora Michele Collins (PP), que indicou homenagens a 27 órgãos, entidades e pessoas que contribuem para o enfrentamento ao abuso de drogas. O vereador Eduardo Marques (PSB) presidiu a reunião.
No momento em que a Câmara Municipal do Recife recebeu um conjunto de projetos de lei do Executivo para votação em regime de urgência, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou reunião na tarde desta terça-feira (28), quando recebeu a visita de representantes da diretoria do Sindicato Municipal de Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) e do Comitê Gestor das Escolas. Eles vieram se posicionar a respeito das propostas, contaram com emendas dos vereadores e aceitaram dois PLEs.
No dia em que se celebra o Orgulho LGBTQIA+, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal do Recife aprovou seis projetos de lei Ordinária, dois dos quais que visam a garantir os direitos de cidadania a essa população. Um deles foi o PLO número 144/2022, da vereadora Liana Cirne (PT) e o O PLO número 182/2022, do vereador Ivan Moraes (PSOL). Sob a presidência da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) o colegiado realizou reunião híbrida na tarde desta terça-feira (28), com as presenças das vereadoras Ana Lúcia (Republicanos) e Dani Portela (PSOL).
A proximidade da inauguração da Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Fernando Figueira no bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana, foi comemorada pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). Ele destacou o assunto durante reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (28).
Para instituir a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e o incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife, a Comissão de Saúde aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 201/2022, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A proposta agora está apta para ser votada em plenário.
O líder da Oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Renato Antunes (PL), debateu os projetos de lei número 29 e 30, ambos de 2022, do Poder Executivo, que foram votados e aprovados na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (28). “O primeiro, fui contra, porque o texto dele não tem clareza. Mas, votei favorável ao segundo. O meu objetivo não foi travar a contratação de recursos financeiros, como preveem as matérias, mas não podemos aprovar todas as propostas do Executivo sem que elas passem por uma ampla discussão. Para que os projetos de lei recebam o meu aval, é preciso que eles tenham uma justificativa técnica e defensável”.
A violência institucional contra mulheres nos ambientes de trabalho. Este foi o assunto abordado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28). A parlamentar lembrou o caso recente de agressão a uma procuradora em São Paulo e abordou uma pesquisa feita em Alagoas, que trata do tema dentro de instituições policiais.