Notícias

Diversas entidades de apoio aos direitos das mulheres foram alvo de votos de aplauso concedidos pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). Os requerimentos, apresentados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e aprovados em plenário, fazem menção a instituições e projetos que atuam em diversas regiões de Pernambuco. Antes da votação dos pedidos, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para salientar o trabalho feito pelos grupos homenageados.

A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), propondo votos de aplausos a instituições que têm como meta a defesa dos direitos da mulher. “Estamos no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher e a vereadora Cida Pedrosa sempre traz para esta casa legislativa iniciativas relevantes”, disse, na reunião plenária híbrida, que a Câmara Municipal do Recife realizou, nesta segunda-feira (21).

No Dia Internacional da Síndrome de Down, o vereador Chico Kiko (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para pedir que “as autoridades deem atenção às pessoas com a síndrome, permitindo assim que elas tenham uma vida mais digna”. O discurso foi realizado na reunião plenária híbrida desta segunda-feira (21).

O líder da oposição, vereador Renato Antunes (PSC), declarou que estava sentindo um misto de alegria e tristeza com o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino que durou dez dias. “A alegria é porque as aulas vão voltar; os professores aceitaram a proposta de reajuste. As crianças e os estudantes não podem ser penalizados. Mas estou triste com o percentual oferecido, porque não alcança toda a categoria. O reajuste não valoriza a educação e os professores”.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21), o vereador Rinaldo Junior (PSB) salientou que esteve presente nas mesas de negociação dos professores da rede municipal com a Prefeitura, em busca do reajuste salarial da classe. O parlamentar também falou do compromisso com os professores e criticou os cortes feitos na educação pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para onde vai o dinheiro proveniente das multas aplicadas pela Prefeitura nos infratores das leis de trânsito? O questionamento fez parte de um discurso proferido nesta segunda-feira (21), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Segundo o parlamentar, falta transparência ao Executivo municipal no que diz respeito ao uso desses recursos.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) abordou, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (21), a questão da compra de 67 mil tablets para os alunos da rede municipal de ensino feita pela Prefeitura. “Um dos eixos do programa de ensino híbrido EducaRecife, a entrega dos aparelhos aos estudantes vem se arrastando há mais de seis meses”.

A vereadora Andreza Romero (PP) fez questão de dirigir-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife para explicar a situação que está ocorrendo no partido no qual é integrante: o Partido Progressistas. O assunto foi tema do discurso da parlamentar, nesta segunda-feira (21), durante a reunião Plenária.

Nesta segunda-feira (21), se inicia a primeira Semana Educar pela Igualdade Racial do Recife. O evento tem como objetivo fomentar atividades culturais, sociais e pedagógicas na capital que conscientizem para o contexto de segregação que até hoje afeta pessoas pretas e pardas. A importância desse tipo de ação foi salientada na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta manhã pelo vereador Osmar Ricardo (PT), autor da lei nº 18.879/2021, que instituiu a Semana.

Está no Regimento Interno da Câmara Municipal: “O Título de ‘Cidadão do Recife’ deve ser destinado a pessoas físicas – brasileiras ou estrangeiras, mas radicadas no Brasil – que tenham comprovadamente prestado relevantes serviços ao município ou à sua gente”. São exigências que corresponde perfeitamente ao perfil do empresário chinês Lu Gongrong, conhecido como Jack. Na tarde desta sexta-feira (18), a sua atuação social, empresarial e de líder de uma comunidade que se destaca pelo trabalho de solidariedade na capital pernambucana, foi homenageado com o Título, por iniciativa do vereador Eduardo Marques (PSB).