Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara do Recife, promoveu uma reunião remota nesta terça-feira (21) para votar pareceres e distribuir um projeto à relatoria. Na ocasião, o grupo acatou um parecer pela aprovação dado ao projeto de lei nº 193/2021, que estabelece no município a distribuição do botão do pânico, dispositivo de segurança utilizado para emitir o chamado de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Na discussão do projeto de lei número 125/2020 de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que visa instituir no calendário do Recife a "Semana Municipal de Combate ao Aborto", que foi rejeitado por 20 votos contrários e 9 favoráveis, o vereador Renato Antunes (PSC) saiu em defesa da proposição. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), o parlamentar afirmou que o objetivo da matéria seria a conscientização sobre o aborto, "que deve ser feito por um programa da Prefeitura numa semana municipal que traga informação".
Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (21), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu seis requerimentos de sua autoria. As matérias tratam de vários assuntos: implantação do Conecta Recife na praça de Roda de Fogo, além de melhorias em Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e em Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu 28 requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), em dois blocos. No primeiro bloco ela tratou 23 solicitações de fiscalizações feitas na Escola Municipal Júlio Vicente Alves de Araújo, no Morro da Conceição, e na Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, no Alto Santa Teresinha, ambas na Zona Norte da cidade. Já no segundo bloco a parlamentar ressaltou cinco requerimentos sobre a campanha Outubro Rosa, de conscientização com o objetivo principal de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Câmara do Recife aprovou, nesta terça-feira (21), uma série de requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) relativos à publicação de novos editais decorrentes da lei nº 14.017/2020 – isto é, a lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, criada para auxiliar o setor cultural durante a pandemia de covid-19. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar fez uso da tribuna virtual para defender os pedidos e frisar demandas da sociedade civil. Outro assunto debatido por ele, foi o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Combate ao Aborto.
A vereadora Dani Portela (PSOL) comemorou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (21), o centenário do educador Paulo Freire, patrono da educação do Brasil, que morreu em 1997 e faria 100 anos no último domingo (19). A parlamentar lembrou dos atos que aconteceram no Recife e em outros lugares do país e do mundo para celebrar o legado do pedagogo.
A vereadora Dani Portela teceu críticas, na plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (21), sobre o projeto de lei nº 125/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que institui no calendário oficial de eventos do Recife a “Semana Municipal de Combate ao Aborto”. A proposição foi rejeitada pela Câmara, recebeu 9 votos favoráveis e 20 contrários.
A vereadora Michele Collins (PP) fez apelo para que as vereadoras e vereadores votassem a favor do projeto de lei Ordinária número 125/2020, de sua autoria, que instituía no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife a “Semana Municipal de Combate ao Aborto”. Na justificativa do pedido de apoio, a parlamentar disse: “Temos que defender os direitos humanos de verdade. Não só o direito das mulheres, mas de todo mundo, até mesmo de quem está lá no ventre”.
Durante a reunião plenária remota desta terça-feira (21), o vereador Júnior Tércio (Podemos) se mostrou preocupado com a situação da Creche Municipal de Afogados, na Zona Oeste da capital. De acordo com ele, a unidade de ensino infantil, que se encontra fechada, apresenta problemas estruturais e falta de pessoal.
Na discussão do projeto de lei Ordinária número 125/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que instituía, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, a “Semana Municipal de Combate ao Aborto”, o vereador Fred Ferreira (PSC) pediu o apoio dos vereadores para aprovação da matéria. “Como cristão, seguidor da Palavra de Deus, sei que o ato do aborto não nos pertence. Ficamos tristes como uma casa de vereadores tem gente que ainda pensa de forma diferente e tem outro posicionamento. A casa dos vereadores do Recife não poderá ficar marcada por ser contra a vida e a favor da morte” disse.