Notícias

Uma homenagem a um célebre livreiro do Recife se tornou uma oportunidade para refletir sobre a preservação da memória da cidade. Foi esse o relato deixado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) nesta segunda-feira (30) na tribuna virtual da Câmara do Recife, durante a reunião plenária remota. Na ocasião, a parlamentar celebrou a aprovação de um projeto de lei de sua autoria que visa a dar o nome do livreiro Tarcísio Pereira à biblioteca do próximo Compaz a ser inaugurado na capital.

Com o aumento dos combustíveis sem controle, tendo o litro de gasolina atingido R$ 7 em alguns postos, há autoridades que já estão atribuindo a culpa dos constantes reajustes aos salários pagos aos trabalhadores frentistas. “Hoje eu fui abastecer o meu carro e um frentista me pediu para eu fazer alguma coisa em defesa da categoria, pois esse argumento é um absurdo e precisa ser combatido”, disse o vereador Rinaldo Junior (PSB), em discurso realizado no plenário virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (30), durante reunião plenária virtual.

Em um discurso proferido nesta segunda-feira (30), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) repercutiu três casos ocorridos neste mês que exemplificam o problema do racismo no Brasil. A parlamentar, que é presidente da Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Casa de José Mariano, frisou a necessidade de os membros do Poder Legislativo defenderem uma posição antirracista.

A vereadora Dani Portela (PSOL) enfatizou que tem sido cada vez mais recorrente o avanço das arboviroses no Recife. O assunto foi abordado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (30), transmitida via videoconferência.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) destacou requerimento de número 8727/2021, de sua autoria, formulando voto de aplausos e congratulações à Santa Casa de Misericórdia do Recife, pelos seus 163 anos de fundação e serviços prestados aos pernambucanos. O parlamentar, inclusive, também pediu para que os vereadores possam destinar mais recursos ao local, por meio de emendas parlamentares.

A morte de um motociclista na rua de Apipucos, na Zona Norte do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Renato Antunes (PSC) na reunião plenária remota desta segunda-feira (30). O condutor Paulo André da Silva faleceu após sua motocicleta cair em um buraco aberto pela Compesa na via no último sábado (28). Em seu pronunciamento, Antunes indicou a possibilidade de haver responsabilidade, também, por parte da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) parabenizou a Prefeitura do Recife que lançou, na semana passada, o Programa Infância na Creche, com previsão de investimentos na ordem de R$ 150 milhões. “Além desse, que é que é o maior programa de expansão de vagas em creches da história do Recife, o prefeito João Campos assinou uma ordem de serviço para construir o Centro de Referência da Primeira Infância do Recife (Criar), que será construído na área externa do Compaz Miguel Arraes, na Caxangá”, disse.

A data 29 de agosto refere-se ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas - Senale, em 29 de agosto de 1996. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife transmitida via internet, recordou a homenagem nesta segunda-feira (30).

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) convidou os vereadores presentes no plenário virtual da Câmara Municipal, para uma audiência pública a ser realizada no dia oito de setembro, às 10h. O parlamentar pretende debater o projeto de lei número 220/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), que estabelece que os serviços periódicos de manutenção preventiva ou reparadora das principais vias e avenidas do município do Recife devem ser realizados no período noturno.

Em reunião promovida por videoconferência na tarde desta sexta-feira (27), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife votou favoravelmente aos pareceres pela aprovação dados a nove projetos de lei que tramitam na Casa. Presidido pela vereadora Andreza Romero (PP), o colegiado se debruçou sobre propostas que incluem desde a criação de um centro de adoção de cães e gatos à obrigatoriedade de implantação de coleta seletiva em diversos tipos de estabelecimentos comerciais. Também participou do encontro a vereadora Liana Cirne (PT).