A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta terça-feira (24), por meio de videoconferência, para distribuir projetos de lei e debater encaminhamentos. Na ocasião, a presidente do colegiado, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), repercutiu sua participação no lançamento do Programa Infância na Creche, da Prefeitura. A iniciativa deve investir um total de R$ 150 milhões na educação infantil municipal e gerar sete mil novas vagas na rede.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) debateu um conjunto de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) que trata da situação dos mercados públicos localizados no município do Recife. “Quero parabenizar a vereadora por trazer este tema para o plenário desta Casa. Mas, também informo que, em oito meses de gestão, o prefeito João Campos, através da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), mostra que vai requalificar nossos mercados centenários”, disse.
Para sensibilizar os colegas em relação a uma matéria legislativa de sua autoria que estava na Ordem do Dia, vereador Doduel Varela (PSL) debateu o projeto de lei número 144/2021, que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, a Semana de Conscientização, Prevenção, Diagnose e Combate ao Bullying e ao Cyberbullying Escolar. O projeto de lei foi aprovado na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (24) e deverá voltar ao plenário virtual para uma segunda análise.
Três requerimentos formulados pela vereadora Liana Cirne (PT) foram alvo de reflexões do vereador Renato Antunes (PSC) durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (24). Segundo o parlamentar, as propostas – que solicitam ações de equidade voltadas para a população LGBTQIA+ – podem resultar em critérios excessivamente subjetivos na gestão das políticas públicas. Os pedidos, entretanto, foram aprovados pela Casa.
“Um sacerdote das causas comunitárias, um homem que dava a vida em favor do povo”. Foi assim que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) definiu o líder comunitário Luiz Albacora, falecido em 2011. Na reunião plenária remota desta terça-feira (24), o parlamentar defendeu o projeto de lei número 148/2020, de sua autoria, que visa a denominar como “Centro de Esportes e Lazer Luiz Albacora” um equipamento público localizado no bairro de Santo Amaro, onde o homenageado atuava. A proposta foi aprovada em primeira discussão pelos vereadores da Casa de José Mariano.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (24), o vereador Felipe Alecrim (PSC) discutiu o requerimento número 8473/21 de sua autoria, com indicação à Secretaria de Turismo e Lazer da cidade para a realização de melhorias no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela. O parlamentar lembrou que o local é lembrado na cidade no período de festas, especialmente as comemorações juninas e natalinas e, também por isso, "poderia ser melhor estruturado para servir à população durante todo o ano, além dos eventos culturais".
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou o requerimento número 8287, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações à iniciativa para abertura da loja temporária e colaborativa Arte Delas, no Plaza Shopping Casa Forte. Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (24), ela falou da parceria firmada entre muitas pessoas para fortalecer a rede de produção de artesanato de mulheres.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (24), a vereadora Andreza Romero (PP) lembrou que agosto é o mês voltado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, por marcar a data de criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Ela comemorou os 15 anos da Lei, mas lembrou que há muito a se fazer. “O caminho para igualdade, para a equidade, ainda é muito longo e nós precisamos estar atentas e fortes todos os dias”.
Um pedido ao secretário de Educação do Recife para que sejam implementadas as cotas raciais à população negra e indígena na seleção simplificada para contratação de 500 novos professores na rede municipal de ensino do Recife foi o teor do requerimento 8443/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL). A parlamentar debateu o tema nesta terça-feira (24), durante plenária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência.
Na manhã desta terça-feira (24), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife transmitida via internet, a vereadora Michele Collins (PP) discutiu três requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). As matérias sugerem políticas públicas destinadas à população LGBTQIA+.