Notícias

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), e os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Samuel Salazar (MDB), prestigiaram nesta quarta-feira (29) o lançamento do edital Recife Virado na Cultura. A cerimônia aconteceu no auditório Capiba, na sede da Prefeitura, com a presença do prefeito João Campos, da vice-prefeita Isabella de Roldão e do secretário de Cultura, Ricardo Mello. O edital vai destinar R$ 10 milhões para projetos de desenvolvimento, execução e formação cultural, em diversos segmentos do setor.

Para desmistificar o tabu que existe sobre suicídio, uma das principais causas de morte em todo o mundo, e também pela procura da prevenção à saúde mental, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) realizou, na manhã desta quarta-feira (29), de forma remota na Câmara do Recife, a reunião pública "Prevenção ao suicídio e a valorização da vida". No encontro, foi explanado que, anualmente, mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios; sendo ele a causa da morte de mais de 700 mil pessoas só em 2019, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentados pela parlamentar.

A vereadora Dani Portela (PSOL) promoveu uma audiência pública, via internet, na manhã desta quarta-feira (29), para discutir as faltas de segurança e lazer no bairro do Passarinho. “É uma comunidade e temas muito importantes para o Recife e para todos e todas que moram no local”. O vereador Ivan Moraes (PSOL) também acompanhou o evento.

Durante a reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (28), o vereador Júnior Tércio (Podemos) se afirmou indignado com o novo decreto do governo de Pernambuco. A medida determina a exigência da comprovação do esquema vacinal completo e/ou de apresentação de resultado negativo à covid-19, para quem desejar participar, presencialmente, de celebrações religiosas com mais de 300 pessoas.

No dia 29 de agosto de 1996, foi realizado no Brasil o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, um ponto histórico da organização pelos direitos dessas mulheres no País. Atualmente, o 29 de agosto marca o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que serve para lembrar essa história de lutar e apontar para a ausência de políticas voltadas para esse grupo social. Nesta terça-feira (28), a Câmara do Recife promoveu, por meio de videoconferência, uma reunião solene para celebrar esse Dia com a presença de ativistas e pesquisadoras. O evento partiu da iniciativa do mandato da vereadora Liana Cirne (PT).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) comentou o requerimento nº 10011/2021, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), dirigindo indicação ao secretário de Educação do Recife para verificar o atraso no pagamento de salários de funcionários terceirizados que atuam nas escolas do município, por meio da empresa RC Nutry, na distribuição de merenda escolar. O assunto foi levantado na plenária virtual da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (28). “Nosso intuito da discussão é informar ao vereador que a empresa já pagou os salários que devia”.

O sancionamento, na última segunda-feira (27) de um decreto estadual que cria em Pernambuco o Passaporte Digital de Imunização contra a covid-19 foi tema de debates na Câmara do Recife nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, a vereadora Liana Cirne (PT) se posicionou sobre o assunto para rebater críticas de outros parlamentares que indicaram que a determinação visava a restringir liberdades religiosas. Na tribuna virtual, ela pediu que os colegas lessem na íntegra o documento, que obriga a vacinação não só para participantes de grandes aglomerações de culto, mas para diversos tipos de eventos e estabelecimentos.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife analisou 11 projetos de lei ordinárias (PLO) e, desses, aprovou nove, na reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (28). Também aprovou a elaboração de um requerimento para criação do Grupo de Trabalho de Prevenção ao Cyberbullying, com o objetivo de debater formas de combates a essa prática abusiva nas escolas do Recife.

Durante o período de discussão da reunião plenária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o vereador Felipe Alecrim (PSC) fez uso da tribuna virtual para discutir duas matérias em pauta. A primeira, um requerimento de autoria do próprio parlamentar, solicita a realização de uma homenagem à Associação Legião de Maria pelos seus cem anos de atividades. A segunda, um projeto de resolução de autoria da Comissão Executiva da Câmara, dispõe sobre a nova edição da iniciativa Parlamento Jovem. Ambas as propostas foram aprovadas pelo plenário.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária remota, para discutir um requerimento de sua autoria que pede que a Prefeitura não realize a adesão ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – Educação Infantil (PNLD 2022). De acordo com ela, o Programa adota uma visão profissionalizante para crianças de zero a seis anos, sendo incompatível com a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e com Base Nacional Comum Curricular. Discutido por diversos parlamentares, o requerimento nº 9133/2021 recebeu um pedido de vistas da vereadora Dani Portela (PSOL).