Notícias

Com a inclusão, na ordem do dia, do pacote de projetos da reforma da previdência dos servidores municipais, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez uso da palavra durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (21) para tratar do tema. De acordo com ela, não são justas as comparações entre os projetos do prefeito João Campos (PSB) com a reforma da previdência entregue pelo presidente Jair Bolsonaro e aprovada pelo Congresso Nacional em 2019.

A vereadora Dani Portela (PSOL) discutiu a emenda nº 9 ao projeto de emenda à lei orgânica (PELO) número 86/2021, que revisa, nos termos da emenda constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, as normas previdenciárias do regime próprio de previdência dos servidores municipais. A referida emenda trata das idades de aposentadoria e foi discutida na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (21), via internet. "Nós, mulheres, somos maioria em quase todas as categorias e isso vai impactar na vida das servidoras", manifestou a parlamentar.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez uma análise das emendas de sua autoria propostas ao projeto de emenda à lei orgânica (PELO) número 86/2021 que revisa as normas previdenciárias do regime próprio de previdência dos servidores municipais. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar nesta segunda-feira (21), na reunião Ordinária Virtual da Câmara Municipal do Recife.

Diante das restrições de funcionamento de escolas e instituições impostas pela pandemia, o vereador Waldomiro Amorim (SDD), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (21), transmitida via videoconferência, demonstrou preocupação em relação à interrupção de projetos sociais que envolvem crianças e adolescentes com o objetivo de prevenção às drogas.

Relatar as ações desenvolvidas recentemente pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Eriberto Rafael (PP), que preside o colegiado, discursou na tribuna virtual da Casa durante a reunião Ordinária remota desta segunda-feira (21). No pronunciamento, o parlamentar repercutiu o saldo das reuniões feitas com membros do Poder Executivo e salientou que o próximo passo da Comissão é discutir ações que programem a retomada de atividades na cidade.

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (21), via videoconferência, o vereador Samuel Salazar (MDB) informou que foi protocolado na Casa o projeto de lei do Executivo número 21/2021 que institui o Auxílio Municipal Emergencial– AME São João do Recife, destinado à concessão de benefício financeiro à cadeia produtiva cultural do Ciclo Junino, diante da impossibilidade de realização das festividades em 2021 por conta da pandemia.

A vereadora Dani Portela (PSOL) apelou para que o prefeito João Campos retirasse de pauta os projetos de lei, de autoria do Executivo, que alteram o regime de previdência de cerca de 19 mil servidores públicos municipais. “O nosso pedido, para retirada dos projetos de lei, tem o objetivo de podermos dialogar. Somos a casa do povo, fomos eleitos democraticamente, e como resposta aos servidores que estão lá fora protestando contra essa reforma, precisamos no mínimo dialogar”, disse.

Na reunião Ordinária realizada por videoconferência na manhã desta segunda-feira (21), pela Câmara Municipal do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) elogiou o prefeito João Campos pela adoção do Programa Recife Acolhe. Trata-se de uma iniciativa lançada na semana passada que visa garantir trabalho, educação, acolhimento e moradia para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Muitas pessoas desconhecem que têm a doença celíaca. Por isso, é importante a disseminação e o compartilhamento de informações sobre a alergia ao glúten, os sintomas, tratamento adequado e o benefício da terapêutica para combater o problema. Foi esse o teor da audiência pública virtual realizada nesta sexta-feira (18), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ela debateu o tema "A necessidade de assistência aos portadores de doença celíaca no município do Recife", que contou com a presença da vereadora e presidente da Comissão de Saúde, Natália de Menudo (PSB); vereador Tadeu Calheiros (Podemos) e representantes da área de saúde.

A vereadora Dani Portela (PSOL) promoveu uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife, transmitida via internet, na manhã desta sexta-feira (18), sobre o impacto da reforma da previdência na vida das mulheres. O encontro contou com a participação de integrantes da sociedade civil e dos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Osmar Ricardo (PT), Liana Cirne (PT) e Jairo Britto (PT).