Um Recife Antigo mais seguro, inteligente, atrativo e planejado mais para as pessoas do que para os carros. Essa visão do bairro que é o berço da capital pernambucana foi tema de uma audiência pública virtual promovida pela Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (15). A iniciativa do debate partiu do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB).
Sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Finanças e Orçamento realizou reunião virtual e aprovou um projeto de lei, distribuiu outros três, além de um projeto de lei Complementar (PLC) e um projeto de Emenda à Lei Orgânica (PELO), todos de autoria do Poder Executivo. A reunião, na tarde desta terça-feira (15), contou com a presença dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Almir Fernando (PCdoB).
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife analisou 13 proposições na reunião virtual desta terça-feira (15), destas, 10 matérias foram aprovadas, uma foi retirada de pauta, outra adiada a votação por pedido de vista e uma outra, rejeitada. Também foram distribuídos pelo presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), 22 projetos para análise posterior. Também participaram do encontro a vereadora Andreza Romero (PP) e os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Júnior (PSB).
Na tarde desta segunda-feira (14), a Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo da Câmara Municipal do Recife foi instalada, em um evento via videoconferência. A vereadora Dani Portela (PSOL) conduziu os trabalhos. “Recife vai ser a primeira capital que tem uma Comissão permanente de Igualdade Racial. Vamos fazer história nessa Casa”, comemorou a parlamentar.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (14), em primeira discussão, o projeto de lei nº 357/2017, que visa instituir bolsões de proteção para motocicletas e bicicletas nos semáforos das vias arteriais e coletoras da capital. Apresentada pelo vereador Fred Ferreira (PSC), a proposta tem como objetivo diminuir o número de acidentes que acontecem no momento da abertura dos semáforos.
No dia 29 de maio, a vereadora Liana Cirne (PT) foi agredida com spray de pimenta disparado por um policial militar, durante a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro realizada no Recife. E o caso não parou por aí: nas semanas seguintes, ela teria sido alvo de uma campanha de ódio na Internet por conta do ocorrido. Com isso, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher apresentou à Câmara Municipal o requerimento nº 5152/2021, que pede ao Ministério Público de Pernambuco que apure as ofensas e ameaças dirigidas à parlamentar. O pedido foi aprovado pela Casa nesta segunda-feira (14), durante a reunião Ordinária remota.
Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) teceu comentários a respeito de três requerimentos de sua autoria voltados para o fortalecimento do setor cultural do Recife. Os pedidos, que tratam de bibliotecas municipais, da rádio Frei Caneca e do Plano Municipal de Cultura, foram todos aprovados pela Casa de José Mariano.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), o vereador Luiz Eustáquio se solidarizou ao requerimento número 5152/2021 que solicita a apuração das falas de ódio e ameaças perpetradas contra a vereadora Liana Cirne em decorrência da manifestação do último 29 de maio. O requerimento foi apresentado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, dirigindo apelo ao Ministério público de Pernambuco. Eustáquio salientou que há diferenças nas violências sofridas por homens e por mulheres, e que a proporção da violência também muda quando se trata da cor da pele.
Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (14) o vereador Fred Ferreira (PSC) se pronunciou sobre três assuntos. Na tribuna virtual da Câmara do Recife, ele destacou o andamento da vacinação contra a covid-19 no Brasil, tratou da próxima manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro em Pernambuco, e pediu diálogo entre Prefeitura e parlamentares na tramitação da reforma previdenciária do município.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), fez um apelo, através do requerimento número 5152/2021, ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco para que as ameaças e discursos de ódio sofridos pela vereadora Liana Cirne (PT), em forma de violência política nas redes sociais, sejam apuradas. Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), Pedrosa também repudiou as agressões sofridas pela vereadora Michele Collins (PP) e demonstrou solidariedade à parlamentar.