Notícias

O uso da frota do turismo para o reforço dos ônibus do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, em horários de pico, foi a sugestão debatida na reunião virtual da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (26). Com centenas de microônibus e vans nas ruas, contratados temporariamente pelo Governo, numa emergência sanitária, os vereadores entendem que seria possível reduzir as aglomerações e, consequentemente, o contágio da Covid-19.

Na manhã desta quarta-feira (26), a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma audiência na Câmara Municipal do Recife, via videoconferência, para tratar das políticas públicas sobre drogas no contexto da pandemia. O tema foi discutido por representantes de órgãos públicos, autoridades e especialistas no assunto. “Estamos vivendo um momento de caos devido ao coronavírus. O aumento do consumo de substâncias vem induzindo as pessoas à dependência química e isso causa mal ao dependente e à família”, afirmou a parlamentar.

Na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (25), o vereador Ivan Moraes (PSol) debateu o projeto de lei do Executivo 13/2021. Aprovado em primeira e segunda votações, o projeto de lei propõe a criação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS Fundeb Recife).

O aleitamento materno foi o tema principal de uma reunião realizada por videoconferência pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife nesta terça-feira (25). Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o colegiado ouviu duas autoridades no assunto: as pediatras Lucia Trajano e Vilneide Braga, coordenadoras, respectivamente, dos bancos de leite materno do município e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu que fosse retirado de pauta o projeto de lei número 118/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que estabelece normas de prevenção de acidente a serem cumpridas pelos condôminos e/ou administradores nos elevadores dos edifícios do Recife. A justificativa dada na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (25), para o pedido, foi a necessidade de uma alteração da redação e para ser votado depois. "Consigo entender e perceber a intenção da vereadora que sempre milita nessa área e tem uma bandeira de luta muito clara e estabelecida, mas a redação não está expressando isso. Talvez, uma proposta de retirada para melhorar essa redação podia ser interessante".

O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu atenção para as sobras das vacinas que estão sendo disponibilizadas no combate ao coronavírus. O assunto foi abordado por ele na manhã desta terça-feira (25), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via videoconferência. De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde orienta que as sobras devem ser direcionadas aos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunizações.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) comentou, na reunião Ordinária desta terça-feira (25), sobre os 43 requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) que dão ênfase e defendem a rua da Aurora. "Tenho uma relação apaixonada pela rua da Aurora e também histórica. Quando fomos inaugurar as esculturas de (Manoel) Bandeira e João (Cabral de Mello Neto), eu tive a honra de ser a poeta convidada para fazer o recital de inauguração das estátuas", relembrou Cida. A parlamentar também comentou a criação de 16 esculturas de mulheres na cidade.

O projeto de lei nº 118/2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), gerou discussões durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (25). A matéria, que visa incluir dentre as normas de prevenção de acidentes de edifícios da capital a vedação do uso de elevadores por pessoas com deficiência ou doença rara que sejam incapazes de exercer atos da vida civil que estejam desacompanhadas, motivou ressalvas por parte de alguns parlamentares, que consideraram que a proposta pode gerar exclusão social. Em meio ao debate, a autora pediu que o projeto fosse retirado da pauta.

Quais são as consequências locais do projeto de privatização da Eletrobrás e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), caso ele seja concretizado? Para discutir esse assunto, a Câmara do Recife vai promover no dia 10 de junho, às 9h, uma audiência pública por meio videoconferência. A proposta do debate partiu da vereadora Liana Cirne (PT), que destacou a importância da reflexão durante a reunião Ordinária remota do Poder Legislativo desta terça-feira (25).

Solicitar à Prefeitura do Recife que realize a limpeza e a revitalização de todos os canais localizados no Recife. É isso que pede o vereador Doduel Varela (PSL) no requerimento nº 4293/2021, que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (25). Durante a reunião Ordinária remota, o parlamentar discutiu a proposta e chamou a atenção da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para problemas específicos em três canais da capital.