A vereadora Natália de Menudo (PSB) agradeceu pelos 8.424 votos conseguidos nas eleições municipais do ano passado, que a reelegeu para o cargo de parlamentar da Câmara Municipal do Recife. “A minha recondução é a vitória da juventude, das mulheres e das populações menos favorecidas. Estou pronta para lutar e atender às necessidades de todos os cidadãos e cidadãs que confiaram em mim para representá-los nos próximos quatro anos”, afirmou, na reunião Ordinária realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira (9).
O vereador Doduel Varela (PSL) fez o primeiro discurso do seu mandato na Câmara Municipal do Recife durante a reunião Ordinária realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira (9) e agradeceu pelos votos dos eleitores nas eleições municipais do ano passado. “Quero agradecer a todos aqueles que confiaram na minha proposta eleitoral para o cargo de vereador. Mas, sobretudo, quero agradecer a Deus que me conduziu até aqui. Também faço um agradecimento especial aos meus familiares, aos meus amigos e amigas”, disse.
“Este ano não teremos Carnaval, mas nem por isso deixamos de lembrar que hoje é o Dia do Frevo, o mais pernambucano de todos os ritmos”. Com essas palavras, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) proferiu nesta terça-feira (9), Dia do Frevo, um discurso de celebração a uma das peças mais importantes da cultura de Pernambuco. Na tribuna virtual da Câmara do Recife, durante a reunião ordinária remota, ela prestou uma homenagem à compositora Joana Batista Ramos, autora da letra da Marcha nº 1 do Vassourinhas, que simboliza o Carnaval do Estado.
O vereador Fabiano Ferraz (Avante) proferiu nesta segunda-feira (8) um discurso de agradecimento ao Consórcio Grande Recife pela ampliação da frota da linha UR-07 (Várzea)/TI CDU, que percorre bairros da Zona Oeste da capital. Para o parlamentar, que falou durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal, a mudança vai tornar mais difícil a infecção por covid-19 entre os passageiros do transporte.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), destacou nesta segunda-feira (08) que o Legislativo irá funcionar normalmente durante o período de Carnaval. Por conta da pandemia, o Governo do Estado cancelou todas as festividades e suspendeu o ponto facultativo, tradicionalmente concedido a servidores públicos durante o período. A Comissão Executiva da Câmara seguiu as orientações do Estado, cancelando o feriado e determinando o funcionamento regular de todas as suas atividades entre os dias 15 e 17 de fevereiro. Assim, estão mantidas inclusive as reuniões Ordinárias no plenário virtual, com votações e discussões.
O vereador Samuel Salazar (MDB) disse que o município do Recife vem se tornando uma referência nacional na campanha Recife Vacina, que objetiva a imunização contra a covid-9. “Por isso, quero parabenizar todo o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura do Recife, que até a última sexta-feira, dia cinco, já imunizou 35.573 pessoas da capital pernambucana. Esses números só demonstram que o prefeito João Campos tem reafirmado o seu compromisso no enfrentamento ao coronavírus e com a saúde de todos os recifenses”, afirmou, na reunião Ordinária desta segunda-feira (8), realizada através de videoconferência.
“Hoje, quando me encaminhava para aqui, passei pelo edifício São Cristóvão e vi uma pessoa estirada no chão. Ela sofreu um acidente que tirou a sua vida. A marquise se desprendeu, caiu e matou uma mulher”. Com essas palavras, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) deu início a um discurso nesta segunda-feira (8) sobre a conservação de edifícios e marquises do Recife. Durante a reunião Ordinária remota da Casa, o parlamentar disse que vai propor uma audiência pública para discutir o tema.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) relatou, durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida pela internet, nesta segunda-feira (8), que cerca de 205 famílias da comunidade Paz e Amor, no bairro do Ibura, estão com uma ordem de desapropriação e que a área será devolvida à Transnordestina. “ É uma denúncia grave e que precisamos nos unir enquanto Casa. Não é simples deixar um local onde pessoas residem ali há mais de 20 anos”.
Uma proposta de Renda Mínima Permanente para beneficiar as cerca de 30 mil famílias recifenses que vivem na situação de miséria, ou em nível que é considerado abaixo da linha da pobreza, foi apresentada pelos vereadores que formam a bancada do PSOL na Câmara Municipal do Recife. “É uma proposta para que a Prefeitura do Recife conceda uma renda mensal de R$ 350 para as famílias que não têm sequer o que comer e estão inscritas no CadUnico. Aquelas cujos membros, somado tudo o que ganham por mês, não chega a R$ 130 reais. É preciso termos uma política pública que dê uma resposta à atual situação de desemprego e de extrema pobreza na nossa cidade”, afirmou o vereador Ivan Moraes, na reunião Ordinária virtual realizada, através de videoconferência, na manhã desta segunda-feira (8). O CadUnico é uma ferramenta que identifica as famílias de baixa renda em todo o País, de acordo com coleta de dados para a definição de políticas públicas sociais.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de enaltecer, durante pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência, realizado na manhã desta segunda-feira (8), a importância de ter sido eleita como uma das primeiras artistas a ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano. “Um espaço que representa o povo do Recife. Essa honra ainda é multiplicada pelo fato de pertencer ao mesmo partido que elegeu a primeira mulher vereadora do Recife, a operária Júlia Santiago, há mais de 70 anos. Assim como eu, Júlia também era militante das causas sociais, defensora dos direitos das mulheres e, porque não dizer, uma artista, em sua condição de brincante das folias carnavalescas”.