O vereador Fred Ferreira (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (2) para destacar um evento esportivo que aconteceu neste fim de semana no Recife. O Campeonato Pernambucano de Duathlon reuniu cerca de 70 atletas no último sábado (30), na Via Mangue. A modalidade alia corrida e ciclismo em uma só competição.
Em reunião solene realizada no final da tarde desta segunda-feira (2) os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife participaram de eleição com vistas ao restabelecimento da composição da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi eleger, exclusivamente, o primeiro vice-presidente. Aerto Luna (PSB) foi o escolhido, numa eleição para o cargo disputado, também, por Ivan Moraes (PSol) e Ana Lúcia (Republicanos).
O samba é um ritmo que nasceu nos morros e periferias e se espalhou pelo país, chegando a cruzar fronteiras internacionais. Por força de lei, o dia 2 de dezembro é considerado desde 1964, o Dia Nacional do Samba, e a partir de 2012, o Recife ganhou o Dia Municipal do Samba. Por isso, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (2), destacou a importância do ritmo e convidou a todos para a reunião solene nesta noite, que ele promoverá, no plenário da Casa, em homenagem ao Dia do Samba.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu com indignação a retirada do nome do educador Paulo Freire da plataforma educativa do Ministério da Educação. Ela disse que não entende qual é o problema do ministro Abraham Weintraub em realizar uma perseguição ao nome do educador. Por isso, anunciou na tarde dessa segunda-feira (02), na Câmara do Recife, que vai fazer uma campanha com assinaturas dos colegas vereadores para que o nome de Paulo Freire seja reconduzido à plataforma.
A vereadora Michele Collins (PP) classificou como preocupante os dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acerca do aumento da extrema pobreza no país. Como se trata de uma pauta de direitos humanos, ela disse na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, que não poderia deixar de repercutir os números, pois eles são fundamentais para o estabelecimento de políticas públicas.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira (02) para discutir projetos que se encontram em tramitação na Casa de José Mariano. Dentre eles, estava o projeto de lei nº 137/2019, que visa tornar obrigatória a disponibilização de informações em braile no interior dos veículos de transporte coletivo que operam no município. A proposta é de autoria da presidente da Comissão, a vereadora Michele Collins (PP).
Tomou posse na tarde dessa segunda-feira (2), na Câmara do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB). Ele ocupa o cargo por ser suplemente na legenda, em virtude do falecimento do vereador Carlos Gueiros, morto semana passada. Luiz Eustáquio já foi vereador em três legislaturas, 2004, 2008, e 2012, sendo que na última eleição, 2016, ficou na suplência. Ele lamentou a morte do amigo e colega, mas afirmou que são os caminhos de Deus.
Vinda de uma família de trabalhadores rurais, composta por dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena, nasceu no Engenho Cajabussú, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Filha de José Martins de Sena (in memoriam) e Brasilina Maria da Conceição Sena, chegou à cidade de Moreno em 20 de janeiro de 1964. E na manhã desta segunda-feira (2), a reitora tornou-se recifense de direito, recebendo o Título de Cidadã, sob a iniciativa da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Autoridades, alunos, familiares, amigos e professores prestigiaram a solene na Casa de José Mariano. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento.
Numa iniciativa conjunta dos vereadores Jayme Asfora, atualmente sem partido, e Ivan Moraes (PSol), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira (29) para celebrar os “125 anos da Imigração do Povo Palestino no Brasil” e o “Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino". Essa data comemorativa foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1977 porque o 29 de novembro é especial para o povo palestino. Nesse dia, em 1947, a Assembleia Geral adotou a resolução 181, também conhecida como o plano de Partilha da Palestina. Foi esse plano que criou um “Estado judeu” e um “Estado árabe”, com Jerusalém sob um regime internacional especial. Dos dois países, apenas um — Israel — foi estabelecido até o momento. “É importante homenagear a luta dos palestinos pelo seu Estado, bem como celebrar o excelente e harmônico convívio entre os descendentes de palestinos e judeus no Recife há mais de 125 anos. São várias gerações que se cruzaram aqui, no Recife!”, destacou Asfora.
A luta para conter a violência contra a mulher deve ser bandeira de todos, mulheres e homens que se importam com a causa. Para ser justa, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), concedeu a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Casa, à juíza Titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Recife, Marylusia Feitosa, desde 2012. A honraria foi entregue na tarde dessa quinta-feira (28), na Câmara do Recife, em reunião solene presidida pelo vereador Eduardo Marques, presidente da Casa. Pernambuco tem 10 Varas, três delas em Recife que tratam da violência doméstica familiar.