Denunciar abusos cometidos por policiais militares contra uma associação localizada na comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife. Foi esse o objetivo de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (02). De acordo com ele, no dia 22 de novembro um grupo de cinco policiais do 19º Batalhão adentraram a Associação Cultural, Artística e Ambiental do Pina (ACAAP) durante uma atividade com crianças e submeteram os membros da entidade a uma revista vexatória.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) reverenciou um dos mais brasileiros dos ritmos: o samba. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (2), ele leu uma relação de nomes de artistas, músicos, compositores e intérpretes. Fez questão, ainda, de dizer que se tratavam de “sambistas que marcam presença em Pernambuco. Sambistas de renome no Estado”. O parlamentar lembrou também que 2 de dezembro é considerado o Dia Nacional do Samba.
O vereador Fred Ferreira (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (2) para destacar um evento esportivo que aconteceu neste fim de semana no Recife. O Campeonato Pernambucano de Duathlon reuniu cerca de 70 atletas no último sábado (30), na Via Mangue. A modalidade alia corrida e ciclismo em uma só competição.
Em reunião solene realizada no final da tarde desta segunda-feira (2) os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife participaram de eleição com vistas ao restabelecimento da composição da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal. O objetivo foi eleger, exclusivamente, o primeiro vice-presidente. Aerto Luna (PSB) foi o escolhido, numa eleição para o cargo disputado, também, por Ivan Moraes (PSol) e Ana Lúcia (Republicanos).
O samba é um ritmo que nasceu nos morros e periferias e se espalhou pelo país, chegando a cruzar fronteiras internacionais. Por força de lei, o dia 2 de dezembro é considerado desde 1964, o Dia Nacional do Samba, e a partir de 2012, o Recife ganhou o Dia Municipal do Samba. Por isso, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (2), destacou a importância do ritmo e convidou a todos para a reunião solene nesta noite, que ele promoverá, no plenário da Casa, em homenagem ao Dia do Samba.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu com indignação a retirada do nome do educador Paulo Freire da plataforma educativa do Ministério da Educação. Ela disse que não entende qual é o problema do ministro Abraham Weintraub em realizar uma perseguição ao nome do educador. Por isso, anunciou na tarde dessa segunda-feira (02), na Câmara do Recife, que vai fazer uma campanha com assinaturas dos colegas vereadores para que o nome de Paulo Freire seja reconduzido à plataforma.
A vereadora Michele Collins (PP) classificou como preocupante os dados da pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acerca do aumento da extrema pobreza no país. Como se trata de uma pauta de direitos humanos, ela disse na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, que não poderia deixar de repercutir os números, pois eles são fundamentais para o estabelecimento de políticas públicas.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira (02) para discutir projetos que se encontram em tramitação na Casa de José Mariano. Dentre eles, estava o projeto de lei nº 137/2019, que visa tornar obrigatória a disponibilização de informações em braile no interior dos veículos de transporte coletivo que operam no município. A proposta é de autoria da presidente da Comissão, a vereadora Michele Collins (PP).
Tomou posse na tarde dessa segunda-feira (2), na Câmara do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB). Ele ocupa o cargo por ser suplemente na legenda, em virtude do falecimento do vereador Carlos Gueiros, morto semana passada. Luiz Eustáquio já foi vereador em três legislaturas, 2004, 2008, e 2012, sendo que na última eleição, 2016, ficou na suplência. Ele lamentou a morte do amigo e colega, mas afirmou que são os caminhos de Deus.
Vinda de uma família de trabalhadores rurais, composta por dez irmãos (seis homens e quatro mulheres), a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena, nasceu no Engenho Cajabussú, distrito do Cabo de Santo Agostinho. Filha de José Martins de Sena (in memoriam) e Brasilina Maria da Conceição Sena, chegou à cidade de Moreno em 20 de janeiro de 1964. E na manhã desta segunda-feira (2), a reitora tornou-se recifense de direito, recebendo o Título de Cidadã, sob a iniciativa da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Autoridades, alunos, familiares, amigos e professores prestigiaram a solene na Casa de José Mariano. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento.