Notícias

A denominação de um parque público, que ainda não existe, com o nome do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, levou o vereador Carlos Gueiros (PSB) a discutir a proposta de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD). De acordo com o projeto de lei 56/2019, o parque, a ser instalado na área aonde funcionava o Aeroclube de Pernambuco, deve ter o nome do ex-governador. No entanto, Carlos Gueiros explicou na tarde desta quarta-feira (09), na Câmara do Recife, que a proposta não deveria ser votada porque não se sabe ainda o que será feito naquele local e por já existir proposta semelhante do ex-vereador Wanderson Florêncio, dando nome ao parque quando este viesse a ser instalado. O autor Rodrigo Coutinho retirou o projeto de pauta para rever a proposta.

A vereadora Natália de Menudo (PSB) defendeu a importância de se apoiar o futebol de várzea nas comunidades da periferia do Recife como forma de “construção da cidadania de grupos de vulneráveis”. Na reunião ordinária desta quarta-feira (9), ela disse que estava fazendo o pronunciamento porque há notícias de que a área reservada, atualmente, para o campo do Ferroviário, um clube localizado no bairro de Afogados, será desativada para construção de um conjunto habitacional.

O momento atual político e econômico da América Latina, especialmente nos países da América do Sul, rebatem na economia e política do Brasil e de nosso Estado, portanto do Recife. Esse acontecimento por si só já justifica a criação de uma Comissão de Relações Internacionais. Pelo menos é o entendimento do vereador João da Costa (PT), que frisou na tarde desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal, que vai dar entrada em um projeto de lei criando esta comissão na Casa.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) sugeriu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) federalize os futuros pleitos para escolha dos conselheiros tutelares. “Vimos um festival de desorganização nas eleições de domingo e a partir da federalização, a votação ocorrerá com mais estrutura e organização”, defendeu, na reunião ordinária desta quarta-feira (9), após o anúncio oficial do resultado das eleições de domingo (6).

Em dezembro de 2013, foi editada a Licença Prévia nº 054/2013 que consiste numa autorização ambiental para a construção do Parque Municipal da Tamarineira e desde então, segundo o vereador Jayme Asfora (sem partido), “o parque não saiu do papel. No ano de 2011, ocorreu uma licitação pública, mas a execução da concepção vencedora nunca se concretizou efetivamente”. O parlamentar, inclusive, propôs uma reunião pública na manhã desta quarta-feira (9), no plenarinho, para debater o assunto. “Alguns esclarecimentos sobre o Parque da Tamarineira devem ser tecidos para que, enfim, essa importante área do Recife seja disponibilizada integralmente para a população”.

Climatização completa das 309 unidades de ensino público municipal do Recife até o fim de 2019. É isso que prevê o Programa Novo Clima, iniciativa da Prefeitura para dar conforto térmico às escolas e creches da capital. A ação foi tema de um discurso do vereador Renato Antunes (PSC) na Câmara do Recife nesta terça-feira (8). Citando o caso de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que recebeu a instalação de aparelhos de ar-condicionado que não funcionam, ele cobrou a aplicação efetiva do programa.

O projeto do Parque Capibaribe localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, corre risco de não ser entregue em seu prazo previsto, alertou o vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (8). A obra, licitada no valor de R$ 32 milhões, está sob a responsabilidade da empresa Cinzel Engenharia LTDA, que tem até agosto de 2020 para concluí-la. No entanto, segundo o parlamentar, o serviço estaria atrasado em quatro meses.

O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares do Governo Federal foi tema de um discurso do vereador Renato Antunes (PSC) nesta terça-feira (8), na Câmara do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar criticou a decisão do Governo do Estado de não aderir à iniciativa – e pediu que a Prefeitura da capital fizesse diferente.

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) convidou os vereadores para a realização de uma reunião solene em homenagem póstuma ao ex-vereador Luiz Vidal, que será realizada na próxima quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal do Recife, às 14h. “Ele foi meu amigo, era um grande político, trabalhei no seu gabinete por dois mandatos. Frequentei os mesmos locais que ele e tenho muitas histórias interessantes para contar”, disse Guabiraba, na reunião ordinária desta terça-feira (8).

A Câmara do Recife recebeu nesta terça-feira (8) o secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, para uma reunião sobre a proposta do Governo do Estado para a renovação dos ônibus da Região Metropolitana por veículos com ar-condicionado. O debate – que contou com as presenças do presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB) e do primeiro vice-presidente, Carlos Gueiros (PSB) – tratou de detalhes da minuta e de uma eventual adequação da legislação municipal à propositura, caso ela venha a se tornar lei em Pernambuco. Em maio deste ano, a Câmara aprovou a lei nº 18.578/2019, que tornou obrigatória a climatização da frota do transporte coletivo do Recife.