Notícias

O vereador Chico Kiko (PP) informou que no início do ano foi procurado pelo diretor do Colégio Anchieta, em Boa Viagem pedindo para ajudar na solução do problema de trânsito do local. A unidade fica na rua Hélio Falcão e congestionava a via na hora da entrada e da saída. Ele disse na tarde dessa terça-feira (27), na Câmara do Recife, que na ocasião recorreu à Companhia de Trânsito (CTTU), e foi realizada a inversão da via resolvendo o problema de congestionamento.

Num esforço concentrado que levou o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), a realizar duas reuniões, sendo uma extraordinária, os vereadores aprovaram três projetos de lei de autoria do Poder Executivo, na tarde desta terça-feira (27). Por maioria simples foi aprovado o projeto de número 22/2019, que Institui o Programa “Chegando Junto”; por três quintos dos votos, nas duas ocasiões, o de número 17/2019 cria o Fundo do Trabalho do Município do Recife (FT-Recife) e institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER/Recife); e o 24/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 50 milhões, no âmbito do Programa de Eficiência de Iluminação Pública (Caixa Ilumina), destinados à Iluminação Pública.

A paralisação da linha Centro do metrô do Recife nesta terça-feira (27) levou o vereador João da Costa (PT) à tribuna da Casa de José Mariano. Durante a reunião plenária, o parlamentar disse que o sistema de transporte sofre com descontinuidades constantes de serviço e um orçamento decrescente.

Uma situação observada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nas regiões do Recife onde ocorreram deslizamentos de barreiras foi tema de um discurso proferido por ele nesta terça-feira (27), na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, o despejamento de águas encanadas nessas áreas pode ser um dos fatores ligados aos desastres – e, por isso, precisa da atenção do poder público.

A vereadora Michele Collins (PP) registrou o trabalho desenvolvido pela ONG Visão Mundial, que está completando 44 anos de serviços prestados à população, no Brasil. “A entidade é uma organização cristã de desenvolvimento e resposta às situações de emergência. Está no Brasil desde 1975, atuando através de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacia e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse, em reunião nesta terça-feira (27).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o governador Paulo Câmara, que se reuniu com a mãe de Beatriz Mota, estudante de 7 anos morta com mais de 40 facadas em uma escola particular de Petrolina, há quatro anos. “Ele recebeu Lúcia, a mãe da garota, em seu gabinete e prometeu que os delegados especiais, que estão apurando o caso, estão empenhados para encontrar uma solução”, disse, na reunião desta terça-feira (27).

Presidida pelo vereador João da Costa (PT), a Comissão de Meio Ambiente da Casa de José Mariano promoveu uma reunião entre seus membros nesta terça-feira (27), na sede do Poder Legislativo. Na ocasião, os vereadores decidiram convidar o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, para discutir a pauta ambiental do município. Além disso, foram distribuídos 24 projetos para a emissão de pareceres.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou o projeto de lei do Poder Executivo número 22/2019, que institui, no âmbito do Município do Recife, o Programa “Chegando Junto”, destinado ao fomento da trabalhabilidade, à redução da pobreza, ao combate da desigualdade social e do trabalho infantil. O colegiado também recebeu e aprovou uma emenda modificativa à matéria, também de iniciativa do Executivo.

A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou três projetos de lei do Poder Executivo, em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (27): o de número 17/2019 cria o Fundo do Trabalho do Município do Recife (FT-Recife) e institui o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CTER/Recife); o 22/2019, que Institui o Programa “Chegando Junto”; e o 24/2019, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 50.000.000,00 (Cinquenta milhões de reais), no âmbito do Programa de Eficiência de Iluminação Pública – CAIXA ILUMINA, destinados à Iluminação Pública.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara se reuniu na manhã desta terça-feira (27) para votar o parecer ao projeto de lei de autoria do Executivo número 22/ 2019, que dispõe sobre a institucionalização do Programa Chegando Junto. De acordo com o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PSB), o texto original foi aprovado, juntamente com a emenda do Executivo e a subemenda da Comissão. “O projeto é muito importante para a cidade do Recife, principalmente por conta do momento de crise que nós vivemos. A subemenda de relatoria é a contribuição da Casa para melhorar o projeto”.