Até hoje, 16 de agosto de 2019, ele era apenas recifense de coração. Mas, desde o final da manhã, o produtor cultural e empresário da noite, Paulo Braz, é também cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Alcides Teixeira Neto, atualmente sem partido, que levou em conta “os relevantes serviços prestados à cidade”. O parlamentar considerou que Braz “deixa a sua marca por onde passa; e há 30 anos, é uma grande referência para a cultura local, considerado o ‘Rei da Noite Recifense’. Durante todo esse tempo, abriu sete casas noturnas e produziu mais de 30 festas e 21 réveillons”, disse.
Diante de um plenário repleto de integrantes da comunidade chinesa, além de representantes consulares de diversos países, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao Dia Municipal da Imigração Chinesa, na noite desta quinta-feira (15). O autor da iniciativa, vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa, destacou a importância da data e entregou à Cônsul-Geral da China no Recife, Yan Yuqing, uma placa comemorativa ao evento. Em agradecimento, a diplomata o presenteou com uma pintura chinesa.
Dono de uma carreira de fazer inveja, o advogado Leonardo Accioly recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, patrono da Câmara do Recife. Trata-se da maior comenda da Casa. O autor da proposta é o vereador Antonio Luiz Neto (PTB), que ressaltou as qualidades do homenageado, no Plenário lotado de amigos, parentes e colegas de profissão e autoridades. O homenageado é Conselheiro Federal da OAB no triênio 2019/2021. A sessão Solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), na tarde dessa quinta-feira (15).
A sociedade brasileira cobra políticas públicas voltadas para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – mas o País não possui dados sobre essa população, o que dificulta a ação governamental. Em julho deste ano, foi sancionada a Lei Federal nº 13.861/2019, que insere a coleta de números sobre o autismo nos censos demográficos do Brasil. A novidade foi tema de uma reunião pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (15). O evento, requerido pelo vereador Hélio Guabiraba, discutiu a importância desses dados para a capital pernambucana.
Através de ato do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira (15), foi prorrogado por mais 180 dias o funcionamento da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, que a princípio se encerraria em meados de setembro. O plano está previsto no projeto de lei do Executivo número 28/2018. “O aprofundamento do tema é de suma importância, pois ele rege as diretrizes de desenvolvimento urbano do município, desde a sua ocupação, passando pelas questões de mobilidade ambiental, até a definição de zonas de interesse humano”, explicou o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Coutinho (SD), ao solicitar a prorrogação.
O sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos sem estação desempenham função essencial para a mobilidade urbana, sendo adotado nas principais metrópoles mundiais. No Brasil, seguindo a tendência global, o sistema já é uma realidade em várias cidades, incluindo o Recife. O tema foi discutido na manhã desta quinta-feira (15), por meio de uma audiência pública, promovida pelo vereador Jayme Asfora (sem partido). O objetivo, segundo o parlamentar, foi debater os efeitos positivos (e eventuais negativos) das bicicletas e patinetes elétricos sem estação. “É preciso democratizar a discussão e esperamos que o recifense use menos carros e mais modais”.
“Homenagear quem tanto fez e faz pela nossa cidade e contribui para torná-la um lugar melhor para se viver”. Esta afirmação foi feita pelo vereador Aerto Luna (PSB) durante seu discurso na reunião solene que concedeu o Título de Cidadão do Recife ao publicitário Marcelo José Pitanga de Macêdo, na noite desta quarta-feira (15). O homenageado nasceu no município de Primavera. Veio para o Recife aos sete anos com a família. Aqui estudou e iniciou “a sua belíssima trajetória na Rádio Recife FM - Sistema Verdes Mares de Comunicação, do Grupo Edson Queiroz”, afirmou o parlamentar.
Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, a vereadora Michele Collins (PP) afirmou que, na próxima sexta-feira, completará um ano o decreto do governador Paulo Câmara criando o Programa de Apoio às Comunidades Terapêuticas de Pernambuco. No entanto, ela lamentou que até hoje nada tenha sido feito em relação a essas instituições. "Isso nos deixa muito tristes e preocupados. Nós que militamos na área e também trabalhamos com comunidades terapêuticas , enfrentamos muitas dificuldades".
No próximo domingo, às 10h da manhã, será realizada a inauguração da ciclovia Jornalista Graça Araújo. O convite para o evento – que será realizado na Avenida Mário Melo esquina com Rua São Geraldo - foi feito pela vereadora Goretti Queiroz (PSC) na tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (14). Ela é autora do projeto de lei que deu origem a lei municipal número 18.607/19, denominando a ciclovia em homenagem à jornalista que morreu em setembro do ano passado.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de destacar na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (14), as recentes manifestações que ocorrem no país contra políticas adotadas pelo Governo Federal. “Nós que militamos no campo das esquerdas, ouvimos comentários como ‘o povo não aguenta mais’. ‘O povo está parado’. ‘A sociedade está catártica’. Eu venho aqui dizer o contrário: os movimentos sociais estão vivos”.