Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) convocou a população a se engajar em partidos políticos e influir nos rumos do país e do mundo. Para ele, a política é um modo transformador da sociedade. Disse na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que de quinta-feira até domingo passado, pessoas do Brasil e de diversos países, estiveram no Recife participando do encontro "Ocupa Política", para debater como a sociedade poderia mudar a forma de se fazer política, sempre igual, com grupos se alternando no poder. “Essas pessoas que vieram até aqui estão indignadas com esse modo de fazer política”.

A vereadora Michele Collins (PP) fez veemente apelo na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, exortando a população a tomar a vacina contra o sarampo e se imunizar contra a doença. Lembrou que há 19 anos não se registrava casos de sarampo em Pernambuco, mas recentemente foi registrado o óbito de uma criança em Taquaritinga do Norte, a primeira do Estado e a quarta do país. “Alguns casos, cerca de quatro, foram de pessoas que tiveram contato com infectados em uma excursão à Bahia. Mas a doença está em quase todo território nacional. A população precisa atender ao chamado da vacinação. É muito sério e pode matar. Ao todo foram registrados 337 casos em Pernambuco”.

Preocupado com a situação dos canais que cortam o Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) chamou a atenção para a ocupação desordenada às margens desses locais. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), ele afirmou que casas e outras construções irregulares dificultam a limpeza e desobstrução dos canais.

Nesta terça-feira (3), é comemorado o Dia do Guarda Civil. Mas, de acordo com o vereador Rinaldo Junior (sem partido), não será possível celebrar neste ano. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar criticou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que afastou, na última segunda-feira (2), a possibilidade de aplicação de aposentadoria especial aos guardas municipais. Em seu discurso, ele rebateu o entendimento do STF de que a periculosidade não é inerente à atividade.

A retirada de barracas do entorno do Mercado de São José no último domingo (1º) foi repercutida pelo vereador Augusto Carreras (PSB) na tribuna da Câmara do Recife. Nesta terça-feira (3), o parlamentar elogiou a ação da Prefeitura e disse que a medida vai valorizar os atrativos turísticos da área.

Às vésperas de completar seis meses de funcionamento, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor deu sequência à fase de diálogos e sugestões com os diversos segmentos sociais ouvindo, nesta terça-feira (3), integrantes do Projeto Recife 500 Anos, que elaborou um conjunto de diretrizes de desenvolvimento sustentável para a cidade até 2037. O colegiado chega aos seis meses nesta quarta-feira (4) mas o seu presidente, vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), prorrogou as atividades do grupo por mais 180 dias, para finalizar as alterações no plano de desenvolvimento urbano municipal, seguindo as prerrogativas do Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife.

Dois projetos de lei do Executivo, o 23/2019 e o 15/2019, receberam aprovação da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). O grupo se reuniu na tarde desta segunda-feira (2) na Sala das Comissões da Câmara do Recife para deliberar sobre estas duas propostas do Executivo. O 23/2019 altera a Lei nº 16.856/ 2003, que dispõe sobre o Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife – STCP/Recife e o 15/2019, que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento fiscal do Recife, em favor da Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos – CTTU. Estiveram presentes à reunião os vereadores Aerto Luna (PSB) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

“Pare! Não faça mal a você!” – esse é o nome de uma campanha de prevenção e combate à automutilação e ao suicídio que pode se tornar realidade no Recife, caso o projeto de lei nº 211/2019 seja aprovado e sancionado. A proposta tramita na Câmara Municipal e foi tema de um discurso proferido no plenário da Casa pela vereadora Ana Lúcia (PRB), autora do texto.

Com uma pauta extensa que envolveu 25 matérias legislativas, a Comissão de Legislação e Justiça votou 18 projetos de lei ordinárias (quando são apresentados pelos vereadores), um projeto de lei do Poder Executivo (apresentado pela Prefeitura do Recife), quatro Projeto de Decreto Legislativo (são projetos que preveem medidas administrativas de efeito externo da Câmara) e dois projetos de Resolução (medidas administrativas de efeito interno da Câmara). Participaram da reunião os vereadores Aerto Luna (PSB), presidente da Comissão; Eriberto Rafael (PTC), Samuel Salazar (sem partido), Renato Antunes (PSC) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

O mês de setembro é dedicado a alertar a população sobre o suicídio. Por isso o vereador Hélio Guabiraba (sem partido), convocou uma audiência pública para o dia 12 de setembro no Plenarinho da Câmara do Recife para debater o tema da depressão, uma das maiores causas de suicídio. Lembrou na tarde dessa segunda-feira (2), que a Organização Mundial de Saúde informa que a cada 40 segundos alguém tira a própria vida. Por esta razão este mês ficou conhecido como Setembro Amarelo para alertar a sociedade. Ele disse ainda que fez um requerimento solicitando que o prédio da Casa José Mariano seja iluminado na cor amarela.