As chuvas que caíram no Recife em janeiro causaram estragos na Unidade de Saúde da Família Santo Amaro III, localizada na região central do Recife. Segundo o vereador Rinaldo Junior (PRB), uma inundação ocorrida no posto prejudicou o funcionamento da ala odontológica. Em discurso realizado na Câmara do Recife nessa segunda-feira (11), o parlamentar afirmou que a unidade – requalificada e entregue em agosto do ano passado – enfrenta o problema por falta de ajustes.
O vereador Aerto Luna (PRP) anunciou a formação de um bloco suprapartidário, composto pela agremiação de que é filiado, o Partido Republicano Brasileiro, e o Patriota, que na Câmara Municipal do Recife tem dois componentes. “Quero informar que estamos formalizando esse bloco em nível nacional e vamos reproduzi-lo, da mesma forma, aqui na Câmara”, afirmou, em reunião ordinária desta segunda-feira (11).
Reconduzida à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a vereadora Michele Collins (PP) agradeceu aos vereadores que a escolheram para permanecer no cargo por mais dois anos. Ela foi reeleita em reunião do colegiado que ocorreu no início da tarde. “Quero dizer que me sinto honrada ao renovar o meu mandato e agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade. Também, ao presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB); e aos vereadores que me reconduziram”, disse, na reunião desta segunda-feira (11).
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez homenagem ao arcebispo emérito do Recife e Olinda, D. Hélder Câmara, que se estivesse vivo teria completado 110 anos no dia sete de fevereiro. “Foi um dos grandes nomes desta terra, que dedicou a vida em defesa dos mais pobre e desassistidos da sociedade. O nome de D. Hélder não pode jamais ser esquecidos”, disse o vereador, na reunião ordinária desta segunda-feira (11).
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher pretende realizar visitas a órgãos públicos que desenvolvem políticas de gêneros para fiscalizar o andamento de cada. Além disso, deve repetir a atuação da legislatura passada quando foram realizadas diversas audiência públicas importantes, como violência contra a mulher, políticas públicas para a saúde da mulher e assédio sexual às mulheres em transportes públicos. Todas elas com grande repercussão.
Uma das mais importantes comissões da Câmara Municipal do Recife, a de Educação, elegeu e deu posse à nova composição, que vai conduzir os trabalhos do colegiado durante dois anos. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, (11), reelegeu a vereadora Ana Lúcia (PRB) para a presidência e pela primeira vez, Aimée Carvalho, para a vice-presidência. “Como educadora, considero que esta é uma comissão fundamental do Poder Legislativo”, disse Ana Lúcia.
Na tarde desta segunda-feira (11), uma reunião realizada na Câmara do Recife instalou a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa para o biênio 2019-2020. Na ocasião, foram reeleitos para os cargos de presidente e vice-presidente do grupo os vereadores Michele Collins (PP) e Ivan Moraes (PSOL), respectivamente.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) foi eleito presidente da Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife, para o biênio de 2019/ 2020, na manhã desta segunda-feira (11). A instalação do colegiado ocorreu na Sala das Comissões e foi coordenada pelo próprio vereador, por ter sido ele o mais votado do grupo nas últimas eleições, conforme determina o Regimento Interno. Para a vice-presidência do colegiado, foi eleito o vereador Marcos di Bria (PSDC).
Na manhã desta segunda-feira (11), os vereadores da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal analisaram e aprovaram três emendas propostas ao projeto de lei do Executivo número 01/2019, que dispõe sobre a extinção de cargos comissionados do Executivo, a reestruturação administrativa dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Recife. O presidente da Comissão, vereador Aerto Luna ( PRP), disse que a matéria foi aprovada com três emendas, de autoria da própria Comissão, que “foram mais modificações formais, sem mexer no mérito do projeto”.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu reunião na manhã desta segunda-feira (11), na Sala das Comissões. Em pauta, quatro proposições que receberam parecer de aprovação: o projeto de lei do Executivo número 01/2019, dois projetos de lei Ordinária (números 10/ 2018 e 28/ 2018), além do projeto de Resolução número 27/ 2018. Este último, de autoria da vereadora Ana Lúcia, foi destacado pelo presidente do colegiado, vereador Eriberto Rafael (PTC), e dispõe sobre a criação do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo.