O lançamento do primeiro desenho animado feito no Brasil e voltado para crianças surdas, “Min e as Mãozinhas”, foi tema de pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 19. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, a parlamentar destacou que a maioria dos filmes e desenhos não é acessível a essa população. “Fica aqui o nosso incentivo para que outras ações possam incluir as crianças surdas”.
A greve dos médicos da rede de saúde pública municipal preocupa o vereador Benjamim da Saúde (PATRI). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19) para fazer um apelo pelo fim do impasse. A paralisação atinge a capital pernambucana desde o dia 20 de setembro deste ano.
A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Brasil celebra anualmente o Dia do Conselheiro Tutelar em 18 de novembro, numa forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas escolhidas pelas comunidades para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. E para comemorar a passagem da data, o vereador Benjamim da Saúde (PATRI) promoveu reunião solene, na manhã desta segunda-feira (19), marcada pela presença de vários conselheiros e conselheiras tutelares. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.
Durante três dias, o vereador Eduardo Marques (PSB) ocupou o cargo de prefeito da cidade do Recife em exercício. No final da manhã desta quarta-feira (14), o vice-prefeito, Luciano Siqueira, retornou ao posto de chefe do poder Executivo e, com isso, Eduardo Marques retorna à Câmara Municipal, como presidente do Legislativo. A assinatura do livro de transmissão do cargo foi realizada no edifício sede da Prefeitura. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, se encontra de férias.
O prefeito do Recife em exercício, Eduardo Marques, recebeu um grupo de vereadores para uma visita de cortesia, na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete, no edifício sede da Prefeitura. Eles conversaram sobre os mais variados assuntos da cidade, que dizem respeito aos poderes Executivo e Legislativo.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes distribuiu oito projetos de lei para análise dos vereadores e aprovou outros quatro em reunião realizada no final da manhã desta quarta-feira (14). Entre os aprovados estão um de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que concede a medalha de mérito José Mariano ao cantor Alceu Valença e o que Institui o “Programa Realidade Cultural" no Município do Recife, por iniciativa de Almir Fernando.
A possibilidade do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para viabilizar o pagamento do 13º salário do Bolsa Família foi tema de pronunciamento do vereador Renato Antunes (PSC), durante a reunião plenária na manhã desta quarta-feira, 14. Ele criticou o executivo estadual por encaminhar à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, um pacote de 28 projetos.
O vereador Davi Muniz (PATRI) anunciou que se o Substitutivo ao projeto de lei 11/2018, do Poder Executivo, for colocado na ordem do dia para ser votado, a tendência é que outro vereador, Aerto Luna (PRP), peça vistas da matéria. Trata-se de um mecanismo previsto no Regimento Interno que serve para que os parlamentares examinem melhor a matéria antes de ela ser votada definitivamente. “Quero dizer que nesta questão dos aplicativos, em não tenho um lado. Mas estou preocupado é com a mobilidade do Recife, que a cada dia está pior”, afirmou, em reunião ordinária desta quarta-feira (14).
Dar atenção a uma doença que já causou a morte de dez mil pessoas em Pernambuco. É esse o objetivo da Semana Municipal de Conscientização sobre Diagnóstico, Acompanhamento e Tratamento da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS), idealizada pela vereadora Michele Collins (PP) e que teve seu projeto sancionado na última terça-feira (13). Na Câmara do Recife, a parlamentar celebrou a instituição da Semana com um discurso proferido nesta quarta-feira (14).
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que tinha um prazo até a próxima segunda-feira, para analisar as duas emendas que foram apresentadas em plenário ao
substitutivo do projeto de lei 11/2018, do Poder Executivo, antecipou-se e deu o parecer a ambas na tarde desta terça-feira (13). O colegiado rejeitou uma delas e foi favorável à outra. As emendas em análise visam alterar, mais uma vez, o substitutivo que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no município do Recife.