A Câmara Municipal do Recife promoveu, nesta quinta-feira (12), uma reunião pública para debater a situação precária de infraestrutura nos bairros do Pina e de Brasília Teimosa, numa iniciativa do vereador Ricardo Cruz (PPS). Moradores da região compareceram e apresentaram os problemas de suas ruas diretamente aos representantes da Prefeitura e da Compesa que também estiveram presentes. O evento aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual João Bezerra, em Brasília Teimosa.
Personalidades da política, das letras e da comunicação estiveram reunidas nesta quinta-feira (12), no plenário da Câmara do Recife. O motivo foi a solenidade de entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao escritor e publicitário José Nivaldo Júnior, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL). A condecoração ao autor de ‘Maquiavel - o Poder, História e Marketing’ e fundador da agência Makplan partiu da iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).
Nascido no município de Quebrangulo/AL, o empresário Helson Davi Barros mudou-se para a capital pernambucana e cursou Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco. Aos 28 anos de idade, começou a paixão pelo tênis e, partir daí, passou a desempenhar um importante papel na história do desporto no Recife. E reconhecendo os empenhos proporcionados pelo empresário à cidade, o vereador André Régis (PSDB) promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), uma reunião solene concedendo ao alagoano o Título de Cidadão do Recife.
Para homenagear a passagem de 50 anos de serviços prestados à orla de Boa Viagem, a vereadora Aline Mariano (PP) organizou uma reunião solene na Câmara do Recife , nesta quarta-feira (11), para Tomé Ferreira de Lima, ou Zezinho do Coco, como é conhecido por todos. Ele chegou à orla em março de 1968 com quinhentos cocos e a partir daí ganhou o apelido. Ele foi responsável pela fundação da Associação dos Barraqueiros do Coco do Recife.
Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna durante reunião plenária da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (11), para defender o presidente do Sindicato da Polícia Civil de Pernambuco, Áureo Cisneiros. De acordo com o parlamentar, Cisneiros enfrenta 12 processos – um criminal e os outros administrativos e disciplinares – relativos à sua atividade sindical e que foram listados pelo Governo do Estado de Pernambuco. “Isso é estranho e inconstitucional”, afirmou.
Durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (11), o vereador Renato Antunes (PSC) abordou em um discurso o projeto Circuito das Praças, que terá sua primeira edição realizada no dia 1º de setembro, no bairro do Ipsep. De acordo com o parlamentar, o objetivo do evento é ocupar as praças incentivando o turismo, a participação de moradores locais e de bairros vizinhos.
A vida e o legado do ex-vereador Liberato Costa Júnior foram tema de uma homenagem póstuma realizada pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), em lembrança ao centenário do político nascido em 11 de Abril de 1918. Liba, como era tratado pelos colegas, cumpriu 11 mandatos na Casa e foi, também, deputado estadual e prefeito interino do Recife. A celebração aconteceu durante o grande expediente da reunião plenária desta tarde, por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu hoje (11) e explicou as dúvidas levantadas pelo colega Carlos Gueiros (PSB), ontem (10) no plenário da Câmara do Recife, ao indagar sobre a constitucionalidade do Projeto de Lei do Executivo 70/2017 criando 73 cargos exclusivos para mulheres que deverão integrar o Grupo de Promoção de Direitos da Mulher. Ela disse que o referido PLE é Constitucional e que as concursadas deverão integrar vagas na Secretaria da Mulher.
Na próxima segunda-feira (16), às 15h30, a direção da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) deve receber uma comissão de representantes de diversos bairros da Zona Norte do Recife para tratar da falta d’água na região. Em discurso realizado nesta quarta-feira (11) no plenário da Câmara Municipal, o vereador Almir Fernando (PCdoB), que tem feito cobranças por uma resolução do problema, afirmou que vai estar presente no encontro.
O vereador André Régis (PSDB) afirmou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (10) que, ainda na mesma tarde, denunciaria ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Pernambuco a não entrega de uniformes escolares, pela Prefeitura, a alunos da rede municipal de ensino da cidade. “Há pouco mais de uma semana denunciamos aqui, a partir de um levantamento que fizemos, que as crianças matriculadas na rede na RPA 1, RPA 2 e RPA 3 não receberam o fardamento escolar . Aguardamos as providências e não aconteceram. Os alunos continuam sem farda”.