Na manhã desta quinta-feira (16), servidores da Câmara Municipal do Recife puderam acompanhar o primeiro dia do curso Improbidade Administrativa e Poder Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo. A atividade ocorreu no plenarinho da Casa e foi ministrada pelo professor Arthur Nébias, doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na manhã desta quinta-feira (16), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência, para analisar 13 projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. Destes, um teve pedido de vistas e os demais foram aprovados. O vereador Zé Neto (PSB), presidente do colegiado, conduziu o encontro que contou com a participação de Rinaldo Junior (PSB), Michele Collins (PP) e Samuel Salazar (MDB).
Três pessoas podem ser consideradas referência de luta pelas mesmas causas, no Recife, como o combate ao racismo, às injustiças sociais e a defesa de uma vida mais digna para quem vive em situação de vulnerabilidade. Uma é a advogada negra Maria Guadalupe Freitas de Oliveira Silva, importante líder nos movimentos de luta por moradia do município. A segunda, a vereadora Elaine Cristina (PSOL), também ativista das lutas comunitárias e feminista, que na noite desta quarta-feira (15) realizou reunião solene para conceder a Guadalupe Freitas a maior comenda para mulheres por parte do Legislativo Municipal. A terceira, é Olegária Mariano, que dá nome à medalha de mérito entregue às personalidades femininas que tenham prestado relevantes serviços à sociedade.
Mudanças climáticas e degradação da natureza, desigualdades sociais, rápida urbanização, mudanças populacionais e revolução tecnológica. Essas são as cinco “megatendências” – grandes transformações que afetam economia e sociedade globalmente – identificadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que foram alvo de debate em uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (15). A discussão, uma iniciativa da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, deu ênfase aos impactos dessas megatendências nas famílias – cujo Dia Internacional é celebrado justamente em 15 de maio. A presidente da Frente, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), conduziu a audiência.
Através de iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que vai funcionar no âmbito da Câmara Municipal do Recife e tem como principal finalidade a proteção, promoção e preservação dos direitos da pessoa idosa, realizou a primeira reunião com representantes da sociedade civil, na manhã desta quarta-feira (15). A Sala das Comissões, onde a reunião ocorreu, ficou lotada.
Os 30 anos da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA) foram homenageados por meio de uma reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quarta-feira (15), numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). A AACA atende mais de 350 crianças e adolescentes, beneficiando indiretamente 270 famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores da comunidade Ilha de Santa Terezinha e Vila dos Casados. O vereador Eriberto Rafael (PSB) presidiu a solenidade.
Com a aproximação do ciclo junino, a Câmara do Recife realizou uma reunião solene na noite desta terça-feira (14) para festejar um dos grupos mais conhecido pelas celebrações das festividades populares da cidade. A Quadrilha Dona Matuta, do bairro de San Martin, Zona Oeste, que está completando 18 anos de existência e é reconhecida pela contribuição à preservação da tradicional dança durante este período, foi homenageada numa iniciativa da vereadora Natália de Menudo (PSB). Integrantes do grupo receberam, da parlamentar, placa e bótons de girassóis comemorativos.
A vereadora Aline Mariano (PSB) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14), substituindo a vereadora Andreza Romero (PSB), que precisou se licenciar por 180 dias para tratamento de saúde. À Mesa Diretora, a parlamentar fez a entrega do seu diploma expedido pela Justiça Eleitoral, da sua declaração de bens e, em seguida, prestou juramento.
O montante de recursos contratados por meio de empréstimos pela Prefeitura, bem como a destinação dos gastos municipais, foram alvo de críticas feitas pelo vereador Felipe Alecrim (PL) nesta terça-feira (14). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, o parlamentar ocupou a tribuna em dois momentos para manifestar descontentamento com a gestão do município.
Um dia depois de aprovar o requerimento número 4273/2024, de sua autoria, que dirigiu indicação ao prefeito João Campos para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), o vereador Alcides Cardoso (PL) disse que recebeu mensagens de agradecimento de guardas municipais e cumprimentos de pessoas na rua. “Foi positiva e grande a repercussão entre os formadores de opinião sobre a nossa indicação”, disse o parlamentar na reunião plenária desta terça-feira (14).