A Casa de José Mariano aprovou nesta terça-feira (20), em segunda discussão, o projeto de lei nº 321/2017, que propõe tornar patrimônio cultural imaterial o Balé Popular do Recife. De autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), a matéria foi motivo de debate no plenário da Câmara antes de sua votação. A parlamentar criticou o Poder Executivo ao comentar a atual situação do Balé.
Um dia após ter comentado sobre as dificuldades criadas ao trânsito pela implantação de uma Faixa Azul, exclusiva para ônibus, no Pina, o vereador Marco Aurélio (PRTB), argumentou que em virtude do debate sobre este tema, um morador da área afetada pelo congestionamento causado pela Faixa Azul, enviou vídeo, exibido no plenário da Câmara do Recife hoje, 21, que mostra uma unidade móvel da CTTU, equipada com radar, parada e sem motorista dentro do carro, multando veículos que ultrapassassem o limite de velocidade.
“Além de permanecer fechado para a população, desde que foi interditado para reforma em 2013, as obras do Ginásio Esportivo Geraldo Magalhães, o Geraldão, têm sido preocupantes para a saúde pública também, já que o local, na situação em que se encontra, acaba sendo propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti”, relatou o vereador André Régis (PSDB) na tarde desta terça-feira (20), durante reunião plenária, ao abordar atrasos e irregularidades na revitalização do espaço.
A Câmara do Recife possui uma nova comissão temática – e ela já está oficialmente instalada no Poder Legislativo Municipal. Aprovada pelo plenário no fim do ano passado, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher foi implantada em reunião realizada nesta terça-feira (20), na Casa de José Mariano. Na ocasião, foram eleitas as ocupantes dos cargos de diretoria do grupo. Por unanimidade, as vereadoras Aline Mariano (PMDB) e Aimée Carvalho (PSB) foram escolhidas para a presidência e para a vice-presidência da comissão, respectivamente.
Dentro das comemorações dos 100 anos de fundação da Igreja Batista do Arruda, o vereador Renato Antunes (PSC) realizou sessão solene para homenageá-la na noite desta segunda-feira, 19. “Saudamos uma igreja centenária com serviços prestados a toda uma comunidade, que ao longo da sua fundação tem sido uma ferramenta para mudança de várias pessoas. O trabalho desenvolvido transcende os limites geográficos do bairro, abençoando pessoas em toda cidade. Ela é tão importante que deu origem a outras comunidades cristãs, como a Igreja Batista do Rosarinho, e a Batista de Beberibe”, comentou o vereador Renato Antunes.
Com uma pauta contendo dezoito projetos para serem analisados, apenas nove deles permaneceram em discussão na Comissão de Legislação e Justiça. Destes, dois foram retirados de pauta. A reunião foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), que é vice-presidente do grupo. Fizeram parte da reunião os vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).
Depois de parabenizar os colegas Rinaldo Júnior (PRB), novo líder da oposição, e Eriberto Rafael (PCT), líder do governo na Câmara do Recife, um pela disposição aguerrida e o outro pela excelente participação na “árdua tarefa de defender a PCR”, o vereador Ivan Moraes (PSOL) cobrou mais transparência da Prefeitura. Ele lembrou que, ainda que tardiamente aprovada em 2011, o Brasil tem a lei de acesso à informação que obriga ao poder público manter informações disponíveis e acessíveis a qualquer cidadão.
O líder do governo na Câmara do Recife subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (19) para rebater o que considerou uma informação equivocada a respeito da merenda dos alunos matriculados na rede escolar pública municipal. De acordo com ele, não é verdade que os estudantes receberam pipoca com chocolate branco como merenda no retorno às aulas neste ano letivo. “Isso é um brinde que os alunos recebem em alguns momentos festivos, como a volta às aulas.”
Os requerimentos são um instrumento previsto no Regimento Interno da Câmara do Recife, através dos quais os parlamentares fazem solicitações à Prefeitura para beneficiar as comunidades pelas quais trabalham. Esse instrumento é largamente usado por todos os vereadores como forma de informar ao poder público municipal sobre algumas necessidades mais específicas da comunidade.
Inaugurado em Janeiro na avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, um trecho de tráfego exclusivo para transporte coletivo foi alvo de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (19). Segundo o primeiro-secretário da Casa, o vereador Marco Aurélio (PRTB), os 580 metros de faixa azul implementados ali não são adequados para a área e têm prejudicado a população. Na tribuna do plenário, ele pediu que a Prefeitura reabrisse as vias para o tráfego comum.