Notícias

Com o plenarinho da Câmara Municipal do Recife lotado, os vereadores Alcides Teixeira Neto (PTB), Ivan Moraes (PSol) e Rinaldo Júnior (PRB) realizaram audiência pública nesta quarta-feira, 1º de novembro, para debater a proposta do Plano Específico Santo Amaro Norte, projeto de requalificação urbanística delimitado pelas avenidas Norte, Agamenon Magalhães e o estuário do rio Capibaribe, onde está localizada a Vila Naval. O plano, que está em discussão no Conselho da Cidade do Recife, deve chegar em formato de projeto de lei no início do próximo ano e os vereadores entendem que, em virtude da localização estratégica do terreno e da importância histórica e social, as discussões sobre o tema precisam começar antecipadamente, para incluir todos os setores interessados.

Nos últimos 30 anos o pastor Ebenézer Nunes da Silva, através do IABV, instituição evangélica que preside, realiza trabalhos relevantes na recuperação de jovens, pessoas com problemas de vícios e usuários de drogas, entre outros crimes, sem custo para o Estado. O autor da proposta, vereador Renato Antunes (PSC), disse que o homenageado faz uma verdadeira ação transformadora. “A Igreja Apostólica Batista Viva, tem hoje além da sede, cerca de vinte e seis igrejas com aproximadamente sete mil discípulos. Nasceu em Gravatá e em reconhecimento ao seu serviço propus essa comenda”. A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).

A Comissão de Finanças e Orçamento presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC) em trabalho coletivo e esforço concentrado analisou cerca de 33 emendas à Lei Orçamentária Anual. O presidente ressaltou que o colegiado trabalha para aprovar emendas que reflitam a participação dos parlamentares na vida da cidade. “Todas as reuniões convidamos vereadores e assessores para discutir detalhadamente as propostas. O comparecimento tem sido efetivo e da maior importância”.

Um parque situado em Gravataí, Rio Grande do Sul, foi objeto de pedido de voto de repúdio solicitado pelo vereador Romero Albuquerque (PP), em virtude do abate de animais. Segundo o parlamentar, o referido parque abatia animais usando como desculpa de que os mesmo estariam doentes. “O parque além de além de explorar animais, abatia sem comprovação de eles estivesses doentes. Nós que lutamos pela causa animal não podemos concordar com isso”.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) relatou, durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (31) os problemas enfrentados pelos Conselhos Tutelares da cidade do Recife. De acordo com a parlamentar, alguns conselheiros denunciaram problemas como o sucateamento dos carros usados para atender as denúncias. Prédios que correspondem as Regiões Político Administrativo (RPA) 01, 02, 03, 04, 05 e 06 são os mais afetados.

“Ontem foi um dia muito importante para a Vila Tamandaré, no bairro de Areias. Após 35 anos de espera, a Rua Gil Rodrigues será calçada. Estive lá diversas vezes e acompanhei de perto as dificuldades da população”, contou o vereador Chico Kiko (PP) durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (31).

Para saber a opinião dos moradores do Pina sobre a melhor destinação do terreno do antigo Aeroclube, o vereador Ricardo Cruz (PPS) está promovendo na área uma pesquisa, que ele denominou plebiscito, perguntando aos moradores da comunidade se desejam que seja construído ali um habitacional, promessa de campanha da atual gestão, um parque verde, ou uma solução mista que contemple o habitacional e o parque, considerando que são mais de vinte hectares.

“Somente a Bíblia representa a palavra de Deus. Hoje é uma data muito importante para todo povo protestante. A história também conta que há 500 anos um frei da Igreja Católica, Martinho Lutero, fez 95 teses as colocando na porta do castelo onde foi preso. Muitos outros homens também foram detidos e alguns morreram, deram suas vidas pela causa do Evangelho”, relatou a vereadora Michele Collins (PP) durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (31).

Nesta terça-feira (31), a Câmara do Recife aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei nº 116/2016, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB). A matéria, que foi alvo de debate no plenário, diz respeito à reserva de vagas, nas contratações municipais para prestação de serviço com fornecimento de mão de obra, para pessoas com deficiências visual, auditiva, motora e cognitiva, além daquelas com transtorno do espectro autista.

Moradores de quatro ruas do Sítio do Cardoso, na Madalena, serão contemplados com a legalização da posse da terra. A notícia foi trazida ao plenário da Câmara pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), durante a reunião desta terça-feira, 31. O parlamentar explicou que a decisão aconteceu durante um encontro ontem na associação de moradores do Sítio, com a presença dos secretários municipais de Governo, Sileno Guedes, e de Mobilidade Urbana, João Braga, além de lideranças do Fórum Prezeis e da comunidade.