Notícias

Presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica se reuniu na Câmara do Recife nesta quarta-feira (25) para discutir emendas à Lei Maior do município. Na ocasião, o grupo se deteve principalmente sobre a emenda aditiva nº 19/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que propõe ampliar de sete para 14 o número de objetivos específicos do Plano Diretor do Recife.

“Confeccionei uma urna para percorrer o bairro permitindo que os moradores do Pina escolham se querem a construção do Habitacional Encanta Moça, no terreno do antigo Aeroclube, ou o Parque Verde Boa Viagem”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (25).

“Após muitos anos de espera, a BR 101 finalmente está sendo requalificada. Fico feliz com o fato, mas muitos questionamentos têm surgido com relação à qualidade do material que está sendo usado na obra. Jornais locais fizeram matérias falando sobre o assunto e alguns especialistas verificaram partes da extensão da via, confirmando a baixa qualidade dos aparatos”, relatou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (25).

O vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira, 25, a visita feita pelos estudantes da Academia Cristã de Boa Viagem à Câmara do Recife. Na manhã de hoje, o plenário ficou repleto de meninos e meninas do 3º ano do ensino fundamental que, acompanhados das professoras, vieram por em prática o projeto ‘Vereador por um dia’. “Foi muito interessante ver crianças explicando os assuntos de seus projetos elaborados na sala de aula. Eu guardei no gabinete os 39 projetos que eles me entregaram. Vou estudar e fazer os encaminhamentos que forem necessários”.

Morador do bairro de Casa Forte, o vereador Jayme Asfora (PMDB) informou que haverá evento no próximo sábado denominado Bairro Legal, que vai contar com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, João Braga, para discutir sobre calçadas, mobilidade, acessibilidade, além de cadastrar flanelinhas. O convite vale para moradores de Casa Forte e do Poço da Panela.

Parlamentares e assessores estiveram presentes na Sala das Comissões da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (25), para participar de uma reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. Na ocasião, os vereadores discutiram nove projetos – oito dos quais foram aprovados.

Os alunos da Academia Cristã de Boa Viagem foram recebidos pelo vereador Renato Antunes (PSC) no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 25. Os estudantes cursam o 3º ano do ensino fundamental, possuem entre 8 e 9 anos, e integram o projeto “Vereador por um dia”, coordenado pelas professoras Elisângela Viana e Kirya Souza. “A Câmara abriu as portas hoje para trazer essas crianças e mostrar a realidade do nosso trabalho, mas também para mostrar que a responsabilidade por uma cidade melhor é compartilhada: compete aos governantes e aos cidadãos”, destacou o vereador.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu um grupo de mulheres, na manhã desta quarta-feira, 25, que formalizou o convite para que ele participe da solenidade de entrega do Prêmio Mulher Evidência e do projeto Tribuna Livre. “A Casa de José Mariano se sente honrada com o convite e nós reafirmamos que estamos comprometidos com a causa da mulher. Tanto é que estudamos a volta da Comissão Especial da Mulher, para analisar os projetos de lei e os problemas que elas enfrentam no nosso município”, informou o presidente.

Para debater um tema que tem sido recorrente desde o seu primeiro mandato, que são os Mercados Públicos do Recife, a vereadora Aline Mariano (PMDB) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 25, dando enfoque, desta vez, à questão da requalificação e acessibilidade desses equipamentos. “Conhecidos espaços de lazer, cultura, artesanato e gastronomia, eles fazem parte da nossa história. São 23 no total, com anexos, somando mais de dois mil boxes. Cada qual com sua personalidade e importância na vida cultural da nossa cidade. Pelo menos R$ 1 milhão é gasto por ano na manutenção destes locais”, afirmou a vereadora.

A Comissão de Finanças e Orçamento realizará audiência pública amanhã, dia 26 de outubro, às 14h, para discutir as propostas de leis elaboradas pela Prefeitura do Recife para serem a Lei Orçamentária Anual 2018 (LOA) e o Plano Plurianual 2018-2021 (PPA). . O projeto de lei do PPA ganhou o número 45/2017 e a LOA, 46/2017, sendo que a primeira recebeu 219 emendas dos vereadores e a segunda, 86, totalizando 305.