Estudantes do curso de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco acompanharam a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 28. A visita foi organizada pelos próprios jovens para ver, na prática, o que estudam na disciplina de Direito Constitucional, ministrada pelo vereador André Régis (PSDB), que também é professor.
O vereador André Régis (PSDB) chamou a atenção para o término do ano letivo escolar e questionou o rendimento dos alunos da rede pública do país. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira, 28, ele lamentou o resultado obtido pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), bem como o ranking ocupado pelo Recife no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Com menos de dez concertos anuais, a Orquestra Sinfônica de Recife está novamente em situação precária, segundo o vereador André Régis (PSDB). Ele lembrou que fez audiência pública para debater o tema e ficou animado quando foi contratado o maestro Marlos Nobre para dirigir o grupo. Lembro ainda que aprovou na Câmara de Recife o plano de cargos e salário dos músicos. “Foi um sinal de que a OSR se reergueria, mas agora encontra-se novamente no esquecimento. Uma orquestra deste porte não pode apresentar apenas dez concertos por ano”.
Ao realizar a 20ª reunião ordinária deste ano, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou, na tarde desta terça-feira, 28, 14 projetos de lei ordinários, entre os quais seis receberam pareceres favoráveis. O presidente, vereador Eriberto Rafael (PTC), disse que está fazendo um esforço, juntamente com os demais integrantes do colegiado, “para analisar, até o final do ano, todos as matérias legislativas que foram apresentadas à comissão neste 2017”.
Notícias de maus-tratos cometidos contra animais em casas de banho e tosa levou o vereador Romero Albuquerque (PP) a elaborar projeto de lei sugerindo que sejam colocadas câmeras de videomonitoramento nesses estabelecimentos, possibilitando o resgate de imagens nesses locais. O projeto deveria ter sido votado hoje terça-feira 28, no plenário da Câmara de Recife, mas em virtude de uma dúvida técnica acerca de parecer das comissões temáticas da Casa, retornou à Comissão de Legislação e Justiça para nova análise.
Reconhecido pelo seu trabalho social, o padre José Edwaldo Gomes, falecido em julho, será homenageado por força de um projeto de lei de autoria do vereador Augusto Carreras (PSB), aprovado por unanimidade, em votação realizada na Câmara Municipal do Recife. Ele denominará o conjunto habitacional que a Prefeitura do Recife está erguendo na Rua Lemos Torres, Casa Forte. O projeto de lei foi votado em segunda discussão na tarde desta terça-feira, 28, e agora seguirá para sanção do prefeito Geraldo Júlio. O religioso, que marcou a história recente do povo católico do Recife, ficou conhecido como “o pároco de Casa Forte” e por ser o idealizador da Festa da Vitória Régia.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) deu entrada num projeto de lei dando nome a uma praça que se encontra sem nome, no bairro da Tamarineira. Ele sugere que ela passe a se chamar Praça Zeca Barbosa de Lima, em homenagem a Zeca Tricolor, cidadão que cuidava do local. A matéria ainda vai ser votada no plenário da Câmara do Recife, mas o parlamentar defendeu o pedido nesta terça-feira, 28.
O vereador Almir Fernando (PCdoB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (28) falou sobre as taxas cobradas pelo Corpo de Bombeiros e pela Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). "Para o funcionamento de determinados estabelecimentos comerciais esses impostos são desnecessários, pois, a economia do nosso país vive um momento extremamente delicado".
O vereador Renato Antunes (PSC) disse que audiência pública que ele promoverá hoje no bairro do Ipsep discutirá um tema do interesse de toda a sociedade recifense, embora enfoque uma das mazelas que têm causado transtornos àquela comunidade: é o “Transporte Público no bairro do Ipsep”, cujos debates ocorrerão das 18h às 22h, no Centro Esportivo do Ipsep, Rua Saturnino Meireles, 234, Ipsep.
Após ser aprovado o requerimento da vereadora Marília Arraes (PT) que solicita a moção de repúdio à revista IstoÉ, por conta da publicação do artigo “Lula deve morrer”, o vereador André Régis (PSDB) usou o tempo de liderança para se afirmar contrário à decisão aprovada em plenário. Ressaltou ainda que elaborará um requerimento, dirigido à revista, para afirmar que não subscreve o voto de repúdio. Segundo ele, “concordemos ou não, o artigo é direito de qualquer cidadão. O importante é que defendamos um dos pilares da democracia: a liberdade de expressão”.