Notícias

De acordo com o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o sofrimento vivido pelas pessoas que moram em locais de risco e as margens de canais, que não têm a limpeza realizada com eficácia, é consequência da desordem urbana e das construções sem planejamento. E na tarde desta terça-feira (06), durante reunião plenária, ele subiu à tribuna para pedir mais fiscalização e assistência nas comunidades do Recife.

Propostas como a que pede a proibição da orientação política e pedagógica relacionadas à ideologia de gênero e à educação sexual e a “escola sem partido”, que serão debatidas em março por meio de audiência pública, são de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB). A parlamentar inicia 2018 abordando essas duas pautas e na tarde desta terça-feira (06), durante reunião, ela falou de sua atuação no ano anterior e da perspectiva em desenvolver mais projetos em prol da população do Recife.

Nascida em Roma, Adriana Falangola Benjamim – mais conhecida como Dona Didi – chegou ao Brasil em 1919. No Recife, fez parte da fase muda do cinema brasileiro ao estrelar as vinhetas da Pernambuco-Films, fundada por seu pai, Ugo Falangola, e pelo sócio J. Cambieri. Aos 99 anos, Dona Didi faleceu na madrugada da última segunda-feira (5), na capital pernambucana. Na Câmara do Recife, ela foi lembrada pelo vereador Ricardo Cruz (PPS) durante a reunião plenária desta terça-feira (6).

As taxas de desemprego no município do Recife têm preocupado o vereador Rinaldo Júnior (PRB) – o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (6) para fazer um discurso sobre o tema. Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ele afirmou que a capital pernambucana está aquém da perspectiva nacional de criação de postos de trabalho.

Diante das constantes reclamações de proprietários de veículos usuários de estacionamentos pagos com relação a danos ocorridos durante o período em que deixou o automóvel estacionado, o vereador Eriberto Rafael (PTC) elaborou um projeto de lei (PLO 18/2018) que obriga os estacionamentos a adquirir um sistema de monitoramento por câmeras de segurança.

No primeiro dia da volta dos trabalhos legislativos na Câmara Do Recife, a Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP), analisou cinco projetos de lei e um projeto de resolução. Além do presidente, estiveram presentes os parlamentares Eriberto Rafael (PTC) e Almir Fernando (PCdoB).

O vereador Wanderson Florêncio (PSC) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira (05) para comemorar a transformação do Centro Esportivo Santos Dumont em um parque urbano. Localizado em Boa Viagem, o lugar vai contar com espaço gastronômico, recreação infantil e programações culturais.

Eles são responsáveis pela identificação humana em vários momentos, como o nascimento, registro civil e a morte. Os papiloscopistas – profissionais que trabalham com a representação facial e com as papilas dérmicas, ou seja, as impressões digitais – foram lembrados na tarde desta segunda-feira (5) na Câmara do Recife pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ele fez um discurso em homenagem à categoria e apresentou, na ocasião, um projeto de lei que visa tornar o dia 5 de Fevereiro o Dia Municipal do Perito Papiloscopista.

Para corresponder aos propósitos da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher o primeiro projeto de lei que tramitará no colegiado não poderia ser mais emblemático do que o de número 70/2017, de autoria do Poder Executivo. Ele propõe a criação do Grupo Ocupacional de Promoção dos Direitos das Mulheres do Recife, na Prefeitura do Recife, que vai originar cargos efetivos cujos preenchimentos serão feitos exclusivamente por mulheres.

Com a presença do prefeito Geraldo Julio e de cinco secretários municipais, a Câmara Municipal do Recife realizou a reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa na manhã desta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 10h30. A condução da solenidade foi realizada pelo presidente da Casa de José Mariano, o vereador Eduardo Marques (PSB).