Notícias

“Foi em solo pernambucano que pela primeira vez foi mencionada e exaltada a pátria brasileira.” O vereador Romildo Gomes lembrou da 1ª Batalha dos Guararapes para exaltar o Dia do Exército Brasileiro, comemorado nesta segunda-feira (19), em todo o País. A data foi instituída em 1994 em homenagem à vitória do exército luso-brasileiro sobre os holandeses, durante a batalha, em 1648. “Nossos heróis, constituídos por brancos, negros e índios, se uniram em torno de um sentimento nativista, com o firme propósito de manter a posse e a unidade de sua terra”.

A queda de um oitizeiro de 18 metros, no bairro do Espinheiro, na última sexta-feira, parou o trânsito da Zona Norte do Recife e danificou cinco automóveis estacionados em um supermercado. Na Câmara, durante a sessão plenária desta segunda-feira (19), a vereadora Aline Mariano (PSDB) solicitou à Comissão de Meio Ambiente da Casa um encontro com integrantes da CTTU e Emlurb. “Moradores têm dificuldades no atendimento da Emlurb. É importante essa reunião para que a gente possa cobrar das autoridades providências. Essas raízes já estavam fofas e a gente já percebe o ônus que isso tem causado para as calçadas, mas os moradores não podem tomar nenhuma iniciativa porque podem ser multados. Então cabe ao Poder Público e a Secretaria de Meio Ambiente tomar providências”.

Entrou em pauta esta tarde (19) o projeto de lei nº 03/09, do vereador Estefano Menudo (PHS) que desobriga usuários ou dependentes de pacientes internados em hospitais do Recife de pagarem pelo estacionamento. A matéria recebeu o parecer de aprovação das Comissões de Finanças e Orçamento e de Direitos Humanos, mas foi rejeitada pela Comissão de Legislação e Justiça. O autor defendeu o projeto na tribuna, alegando ser além de oneroso, um grande transtorno aos pacientes e familiares, pagar pelo período de atendimento e internação no hospital. “Meu projeto não pede o fim da cobrança, pede apenas a liberação de um carro, que é o do próprio paciente. Ele já está num momento de dificuldade, paga pelo serviço do hospital e ainda é cobrado pelo estacionamento”.

A falta de sinalização em algumas vias do Recife voltou a ser criticada pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) na tarde desta segunda-feira (19). Ele já encaminhou vários requerimentos à prefeitura pedindo melhorias no trânsito dos bairros, mas não foi atendido. “Estão ocorrendo muitos transtornos no trânsito. Já presenciei 15 acidentes só na Rua Leandro Barreto, em Jardim São Paulo, onde muitas crianças e adolescentes transitam”. O parlamentar pediu a instalação de uma faixa de pedestres no local e fez um apelo para que Secretaria de Serviços Públicos e prefeitura deem mais atenção ao caso.

Para apresentar os indicadores do Recife sobre saúde, educação, emprego e renda, mobilidade urbana, juventude, segurança pública e meio ambiente, representantes do Observatório do Recife, movimento composto por entidades da sociedade civil, reúnem-se nesta terça-feira, 20, com o presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães, e presidentes das comissões temáticas. A reunião será às 9h no plenarinho. O movimento já apresentou os mesmos dados ao prefeito João da Costa.

Oficiais, professores, monitores de classe e alunos do Colégio Militar do Recife participaram, nesta sexta-feira (16), da solenidade no Salão Nobre da Câmara. A sessão foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM), que convidou para compor a mesa o comandante e diretor do Colégio Militar, cel. Iran Jaborandi, o promotor de Justiça, Eduardo Luiz Cajueiro, e o representante dos ex-alunos do colégio, Fernando José Cavalcanti.

O presidente Múcio Magalhães (PT) representou a Câmara do Recife durante o ato de lançamento do Programa Municipal de Medidas Socioeducativas. O evento foi realizado nesta sexta-feira (16), na sede da Prefeitura do Recife. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social do Recife, os Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Ministério Público, os Governos Estadual e Federal e o Poder Judiciário.

Na tarde desta quinta-feira (15), o vereador Jurandir Liberal (PT) promoveu uma audiência pública, no plenarinho da Câmara, para discutir a Lei Complementar 128/09 que institui o Empreendedor Individual no País. Durante o encontro, ele anunciou que o prefeito João da Costa tinha acabado de assinar o decreto municipal regulamentador da legislação. "Com a iniciativa, cerca de 80% dos empreendedores individuais que trabalham com serviços, a exemplo de cabeleireiros e vendedores ambulantes, já podem se inscrever e ter direito a benefícios como aposentadoria e auxílio-maternidade".

A falta de médicos nas urgências e policlínicas do Recife é motivo de preocupação dos vereadores que compõem a Comissão de Higiene, Saúde e Bem-estar da Câmara Municipal do Recife. Reunidos na manhã desta quinta-feira (15), eles decidiram convocar o secretário de Saúde Municipal, Gustavo Couto, para explicar a evasão dos médicos, que estão pedindo afastamento da rede municipal e indo para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde recebem melhores salários.

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Fórum Criminal, Escola de Magistratura e Defensoria Pública, todos concentrados num mesmo lugar. É o que pretende o Projeto de Lei que cria o Polo Jurídico do Recife, a ser instalado na Ilha de Joana Bezerra, onde hoje já funciona o Fórum Rodolfo Aureliano. A Prefeitura do Recife apresentou o projeto à imprensa na última terça-feira (13) e vai encaminhá-lo em regime de urgência à Câmara de Vereadores. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Inácio Neto (PTN), que parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Vai acontecer uma verdadeira revolução naquela área, tanto em termos de segurança quanto em desenvolvimento urbano. Além de garantir um melhor serviço para quem trabalha na justiça ou precisa dela. Isso é um avanço de cem anos para a nossa sociedade”.