Um dos tópicos do pronunciamento do vereador Maguari (PSB) na Tribuna de hoje (10) foi o reinício das obras do Canal Guarulhos, localizado no bairro de Jardim São Paulo. “Faço aqui referências às questões na cidade do Recife, como o reinício das obras no canal Guarulhos pela Cinzel Engenharia. Inclusive, até já conversei com o dono da empresa. E fiz uma visita ao presidente da Emlurb sobre as questões do contrato para as obras do Canal. Realizado na gestão anterior, o contrato agora está sob a responsabilidade do governo do prefeito Geraldo Júlio (PSB) e fui informado de que houve um aditivo no valor de 10 milhões de reais. Somando tudo, a obra terá um custo total de 32 milhões de reais.O aditivo teve como objetivo a realização de todas as ações devidas”, disse.
Está tramitando na Câmara Municipal do Recife, em caráter de urgência, projeto de lei do Executivo que trata de ajustar as isenções de apresentações culturais patrocinados pela Prefeitura do Recife estebelecendo parâmetro que permitirão distinção entre pequenos espetáculos e megaespetáculos. A proposta é limitar as isenções do Código Tributário do Recife àqueles espetáculos cujo faturamento, por evento, seja superior a R$ 100 mil.
A tramitação do Projeto de Lei do Executivo que estende a licença maternidade de seis meses para as servidoras de cargos comissionados, autarquias, contratadas sob o regime de contrato temporário, dentre outras, foi o tema do discurso proferido hoje (26), pela vereadora Irmã Aimeé (PSB). “O projeto de lei do Executivo, de nº 4/2013 que está tramitando nessa Casa também assegura a complementação da licença em caso de adoção ou guarda da criança, independente da sua idade. A propositura traz também a oportunidade que essas beneficiadas terão para fortalecer os laços maternos, seja como filho biológico ou de adoção’, disse.
Vinte e um vereadores da Câmara do Recife assinaram na tarde desta segunda-feira 17 requerimento pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquerito, para investigar as operadoras de telefonia móvel – celulares - com atuação no âmbito do município. Ontem mesmo, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) deu entrada no pedido para instalação da CPI.
Há três anos a professora Fabiana Barboza realiza um trabalho de alfabetização com 31 alunos da Escola Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama. Como fruto desse trabalho foram produzidos dois livros e um documentário. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa. “Fabiana Barboza é um grande exemplo de uma professora dedicada. E a escola também, uma direção que apoia”.
Obras paradas desde o ano passado e que foram retomadas nesta gestão, tais como pavimentação e drenagem de cinco vias no complexo viário Iputinga-Monteiro e a reforma do parque do Caiara, foram listadas na tarde desta terça-feira 20, na Câmara do Recife, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB).
O transporte coletivo foi criticado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante o Pequeno Expediente de hoje (24). “Infelizmente, o transporte coletivo incomoda muito e não é de agora. Existem vários questionamento das comunidades, e não só as do Recife como também as da Região Metropolitana. A espera é muito grande nas paradas, poucos ônibus, falta de limpeza nos veículos. Faço esse apelo para tentar melhorar a situação”, disse.
Depois de ter apresentado projeto, que virou lei, incluindo o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino em 27 de junho, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de aprofundar as discussões sobre um projeto de lei que cria um espaço com nome de “quadrilhódromo”, destinado à realização de festivais e apresentações, além de um requerimento que pede subvenção às quadrilhas matutas. “As pessoas que se dedicam a essa manifestação folclórica, fazem mais do que prestar um serviço cultural. Elas também realizam um trabalho social e educativo nas comunidades e precisam de apoio e reconhecimento”, afirmou o vereador.
A Câmara do Recife votou na tarde desta quarta-feira, 24, o projeto do Executivo de reajuste médio de 4% para os servidores municipais, cuja data-base é março. O relator geral do relatório conjunto das comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça, vereador Carlos Gueiros (PTB), destacou que o aumento proposto pela Prefeitura foi acatado em virtude das justificativas de que as despesas com pessoal estão no limite prudencial. Da mesma forma, ele explicou que a emenda do vereador Osmar Ricardo (PT), propondo que o aumento seja retroativa a março, tinha sido rejeitado. A votação no plenário confirmou o percentual e não acatou a emenda.
O vereador Maré Malta (PSD) usou de seu discurso na tarde desta segunda-feira, 13, para repercutir a questão da segurança pública e cobrar a execução das leis que já foram criadas pelo legislativo municipal. “Eu quero apelar para que a prefeitura do Recife (PCR) tenha a sensibilidade de dar a atenção devida e resolva essa questão”. De acordo com o parlamentar a PCR está com um parecer da procuradoria que segundo ele, é de extrema importância a sua aprovação, para possibilitar a execução das ideias discutidas na audiência promovida recentemente no Ministério Público de Pernambuco.
Na tarde desta segunda-feira, 5, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) repercutiu uma pesquisa publicada hoje em um jornal da cidade que traz os números de aprovação do Governador Eduardo Campos. “Eu começo a me questionar por que o prefeito do Recife com três anos de governo, um orçamento de 4 bilhões de reais e com arrecadação crescente, continua sempre mal avaliado”, disse.
O presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara, Gilberto Alves, e os vereadores Múcio Magalhães e Romildo Gomes tiveram nesta quarta-feira, 28, audiência com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro. Na ocasião, os vereadores convidaram a Universidade a participar das discussões sobre o novo plano de mobilidade e acessibilidade do Recife.
A frase bíblica “vinde a mim todos que estais cansados que Eu vos aliviarei”, abriu o discurso do apóstolo José Nazareno dos Reis, pastor da Igreja Batista Nova Ipiranga, do bairro de Afogados. Ao receber o Título de Cidadão, concedido ontem pelo vereador André Ferreira (PMDB), na Câmara do Recife, ele falou sobre os 32 anos em que vive na cidade, seu apostolado pelos mais necessitados e especialmente sobre a era do acolhimento e do cuidado desenvolvido por Deus.
Ao subir à tribuna na tarde desta terça-feira (13) o vereador Alfredo Santana (PRB) disse que há “uma onda do mal” articulada contra o prefeito João da Costa. O parlamentar fez um rápido histórico de obras realizadas pelo atual governo nos morros e falou que houve avanço e melhorias com a continuidade da administração do PT. “Ficamos indignados com a propaganda que circula, de que a cidade está jogada às traças e baratas. Assim estava o Recife quando cheguei antes do ano 2000.”
Além de votar quatro pareceres de comissões temáticas a projetos de lei, os vereadores da Câmara Municipal do Recife vão promover, na reunião ordinária desta terça-feira, 28, a partir das 15h, votação secreta a vetos parciais e totais do prefeito João da Costa a projetos que aguardavam ser sancionados. Os vetos serão votados em discussão única e dependem de maioria absoluta. O Regimento Interno da Casa de José Mariano prevê a realização de votação secreta sempre que houver vetos do Executivo a projetos de lei.
Será denominado de “Complexo Viário Governador Eraldo Gueiros Leite” o conjunto de quatro viadutos componentes da Via Mangue, que fazem intercessão com a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. Isso é o que prevê o projeto de lei número 22, de 2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que será votado em primeira discussão durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 7, prevista para começar às 15h.
Na tarde desta quarta-feira, 9, o vereador Maré Malta (PSD), repercutiu o impasse que está ocorrendo entre as empresas de comunicação de Pernambuco e os jornalistas, em função das negociações no que diz respeito à data-base da categoria. “Tenho certeza de que o diálogo é a melhor forma de buscar o entendimento. Assim, apelo para que o sindicato volte a sentar-se à mesa de negociação e busque um acordo que ponha fim a este impasse”, disse.
Pioneira nas regiões Norte e Nordeste e a terceira do Brasil, a unidade de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) atingiu o número de 500 procedimentos cirúrgicos dessa complexidade realizados em Pernambuco. O fato foi comemorado no plenário da Câmara Municipal do Recife pelo vereador Múcio Magalhães (PT), que fez o anúncio durante a reunião ordinária desta terça-feira, 6. “Esse feito, realizado num hospital-escola público, é um exemplo de que os poderes constituídos, as lideranças políticas e a população precisam estar sempre prontos para fazer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que é uma conquista histórica do povo brasileiro”, disse, em discurso.
O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT) contestou as informações de que a Prefeitura está atrasando o pagamento do salário dos cerca de 400 professores contratados em setembro. Após ouvir a denúncia do vereador André Ferreira (PMDB) ele disse que “é uma prática da oposição desgastar a gestão da secretária de Educação, Ivone Caetano. Desgastar por qualquer motivo. É muito simples chegar aqui e dizer que ela não cuida da educação. Não tenho dúvida do compromisso do PT com a educação do Recife e do País”, observou.
Para substituir a vereadora Aline Mariano (PSDB), que vai entrar em licença-maternidade, assumirá o vereador Wanderson Florêncio (PSDB). O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), empossou nesta terça-feira, 18, o novo parlamentar informando que quando um vereador pede licença, a Câmara é obrigada a chamar o suplente. Wanderson Florêncio fez o juramento e entregou a declaração de renda à mesa diretora. “É com emoção e respeito que me apresento à Casa como representante do povo. Há 15 anos iniciei minha trajetória política através de lutas coletivas do movimento estudantil na faculdade de Direito de Olinda e aqui estou militando politicamente”.