A líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereadora Priscila Krause (DEM), criticou, hoje (05), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, de autoria do Poder Executivo, que tem como principais objetivos promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população. “É inacreditável que o prefeito tenha enviado um plano mirabolante a partir de um estudo técnico, que não foi realizado pela Prefeitura. Citar a navegabilidade do Rio Morno, por exemplo, é uma brincadeira com o povo do Recife”, disse. Segundo a vereadora, o correto seria a elaboração da proposta com base em pesquisa de origem-destino que identificaria as necessidades de mobilidade no Recife e Região Metropolitana.
Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, é o mais novo cidadão recifense. Ele recebeu o título, aprovado pela unanimidade dos vereadores, em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira, 13. Conceder a honraria é uma prerrogativa do legislativo municipal a pessoas que não nasceram na cidade mas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. O empreendedorismo do homenageado e as ações que ele desenvolve em defesa da vida justificaram a entrega do título.
No mapeamento que realizam nas visitas às comunidades os agentes de combate a endemias no Recife constatam que 80% dos focos do mosquito Aedes Aegpyti estão dentro das residências, apesar das campanhas de conscientização e esclarecimento que são feitas através da mídia. A informação foi apresentada pela diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeilza Ferraz, durante audiência pública promovida nesta quarta-feira, 29, no plenarinho.
Quase quatro milhões de brasileiras entre 15 e 49 anos já fizeram aborto, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Este será o principal tema da 5ª Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida, que será realizada no próximo sábado na Avenida Boa Viagem. Para ressaltar a importância do evento, o vereador Aerto Luna (PRP) fez um convite para que todos participem do ato público de protesto contra toda forma de violência que ponha em risco à vida.
O líder do governo na Câmara, vereador Luiz Eustáquio (PT), discursou no pequeno expediente na tarde desta terça-feira, 11, sobre as movimentações políticas ocorridas recentemente na Casa. Ele citou o ingresso de parlamentares no PSB e PSD e defendeu a importância da composição do bloco formado pelos dois partidos. “São vereadores experientes que estão compondo esses partidos”, disse.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) afirmou na terça-feira 07, na Câmara do Recife, que o lixo da cidade estava sendo colocado em aterros de Jaboatão dos Guararapes sem tratamento e que a Prefeitura não tem contrato firmado com as empresas que transportam o lixo. O parlamentar desafiou ao líder do governo, vereador Luiz Eustáquio (PT), a apresentar o contrato e deu a ele 10 minutos para que pedisse um fax à Emlurb com o documento. Pediu ainda que o líder designasse alguém para ir com ele até o órgão responsável para pegar uma cópia do contrato. Ontem o líder do governo comunicou a todos que apresentou o contrato logo após o término da reuinão plenária. O contrato foi celebrado em 7 de novembro de 2011 entre a Prefeitura do Recife e a Ecopesa Ambiental.
O Conselho Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa Social do Recife, com essa denominação, está com seus dias contados. Ele passará a se chamar Conselho Municipal de Direitos Humanos, que tem por finalidade promover a eficácia das normas vigentes dos Direitos Humanos consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nos demais tratados que versam sobre esta temática, devidamente ratificados pelo Brasil. Esse é o teor do projeto de lei do Poder Executivo, que chegou à Câmara Municipal do Recife, e que já foi distribuído para análise das comissões de Legislação e Justiça; de Defesa dos Direitos Humanos e de Finanças e Orçamento.
O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao patrono do Exército brasileiro, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A data foi lembrada pelo vereador Josemi Simões (PR) na tarde desta segunda-feira. “Eu não poderia deixar de homenagear todos os soldados do Exército, Marinha, Aeronáutica e, sem esquecer, os grandiosos que compõem a nossa Polícia Militar”.
As estatísticas oficiais comprovam que, em Pernambuco, são altos os índices de mortes violentas entre a população jovem e que os negros são as principais vitimas. O Pacto pela Vida do governo do Estado afirma que os assassinatos de jovens negros aumentou e o Conselho Municipal da Juventude do Recife assegura que morrem entre 15 a 20 jovens por dia em Pernambuco, sendo que 80% dos casos são negros. Essa realidade levou o vereador Inácio Neto a promover audiência pública na manhã desta quinta-feira, 31, na Câmara Municipal do Recife. “Faz-se necessário debater essa problemática, que é uma luta de muitos anos, com o intuito de encontrar soluções. Essa violência cresce de forma assustadora”, disse ele, na abertura da reunião.
Pesquisa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico sobre o perfil do mercado de trabalho na cidade do Recife, com foco nas mulheres revelou, segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB), que participou do lançamento dos resultados na Prefeitura do Recife, que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Por isso mesmo era necessário um estudo com recorte de gênero para situar a atuação das mulheres. O estudo foi realizado pelo Observatório do Trabalho do Recife, uma parceria do Dieese e a PCR.
Foi para parabenizar o Prefeito do Recife, Geraldo Julio, pelo esforço e diálogo, que o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 9. Ele lembrou que o Prefeito, junto com o Chefe de Gabinete de Projetos Especiais, João Guilherme, e o Secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira, atendeu ao pedido da Comunidade de Santa Luzia, para que não fosse construída uma Estação de filtração de lixo (EcoEstação) no local e, sim, outros projetos, como praça ou Upinha.
Ao apresentar o Relatório de Gestão Fiscal do último quadrimestre de 2013 à Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 26, o secretário de Finanças do Recife, Roberto Pandolfi, disse que a Prefeitura fechou o ano passado com superávit. “Foi um ano muito bom, com evolução de receita. Só não foi melhor porque houve uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que puxou para baixo a arrecadação global”, avaliou. A apresentação, durante audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento, é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Projeto de Lei de autoria do vereador André Régis (PSDB), que institui o Programa de Saúde Bucal na Rede Municipal de Ensino, está em tramitação nas Comissões da Câmara Municipal do Recife . Para o vereador a boa alimentação e a prática de atividades físicas, bem como a higiene bucal são relevantes para o bem-estar e a saúde do ser humano, em especial, a de uma criança ou adolescente. “A saúde bucal é um fator determinante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. A boa saúde e higiene bucal também é determinante para adultos mais saudáveis e com uma qualidade de vida melhor”, destacou André Régis.
Marcada por forte emoção, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, a entrega do Título de Cidadão do Recife a um dos mais renomados médicos da cidade, Carlos Teixeira Brandt. A iniciativa partiu do vereador Inácio Neto (PSB) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. “Ele possui um currículo invejável e tão vasto que se torna impossível citar todos os seus trabalhos. O que podemos afirmar é que a sua formação teve início no Recife, mas seu nome ganhou o mundo, se tornando uma referência médica mundial, com ênfase em cirurgia pediátrica”, ressaltou Inácio Neto.
A questão da mobilidade no Recife foi lamentada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), na tribuna de hoje (26). “Resisti muito para falar sobre esse assunto, mas é uma questão que vem me incomodando há muito tempo. Será que nós fazemos a nossa parte também? O próprio Secretário de Infraestrutura falou que só na Região Metropolitana do Recife entra por dia 600 veículos novos”, frisou.
Para antecipar o debate sobre a implementação de um terço de aula-atividade, em sua integralidade nas escolas municipais, o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), trouxe hoje para a Câmara do Recife as propostas da Secretaria de Educação do Município. O primeiro passo, segundo ele, é definir estratégias, uma vez que serão necessárias discussões coletivas na rede de ensino. Para implementação de da aula-atividade os espaços físicos deverão ser adequados, revisar a matriz curricular, ampliar quadro de professores, redefinir o fazer pedagógico.
O vereador Raul Jungmann (PPS) repetiu o gesto do jogador de futebol Daniel Alves que foi vítima de racismo, durante uma partida entre Barcelona e Villareal, ontem (27). O parlamentar comeu uma banana. “Assistimos, nos últimos dias, uma campanha que se espalhou pelo mundo e em particular pela internet, em repúdio ao ato de racismo o qual Daniel Alves foi vítima. Não poderíamos também deixar aqui a nossa indignação contra esse ato, um dos sentimentos mais odiosos, que é a discriminação racial. A Casa de José Mariano não poderia ficar ausente já que leva o nome de quem lutou bravamente pela abolição. Quero me solidarizar vindo a essa Tribuna fazer esse gesto simbolicamente e convido todos os vereadores a participar ”, disse.
Encontrar produtos expostos à venda, nas prateleiras, com prazos de validade vencidos, é uma cena cotidiana. Mas o consumidor, que passa correndo pelo supermercado, nem sempre se detém olhando os vencimentos nas embalagens. Os mercados, supermercados e outros estabelecimentos congêneres, localizados no Recife, ficam obrigados a dar ao consumidor que encontrar um produto fora da validade, um outro, gratuitamente, que esteja dentro da validade.
Por que as manifestações culturais - como o frevo, forró, coco, maracatu e ciranda – não poderiam ocorrer mensalmente em vários polos do Recife para ampliar as opções de lazer e movimentar a economia local gerando trabalho e renda? Com esse questionamento, o vereador Wilton Brito (PHS), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social da Câmara Municipal do Recife, realizou audiência pública nesta sexta-feira, 12, para discutir a possibilidade de criação de polos de cultura popular na cidade, onde as agremiações e grupos possam se apresentar, mantendo a cultura viva durante todo o ano.
A discussão do Projeto de Lei do Executivo (PLE 002/2014) que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP) do Recife foi o objetivo da reunião da Comissão de Legislação e Justiça, durante encontro realizado nesta tarde (17), na Câmara. Na ocasião, estavam presentes a Secretária do Meio Ambiente, Cida Pedrosa, além dos vereadores Gilberto Alves (PTN); Felipe Francismar (PSB); Eriberto Rafael (PTC); Romerinho Jatobá (PR); Aerto Luna (PRP)e Raul Jungmann (PPS).