O Partido Republicano Brasileiro (PRB) anunciou oficialmente a criação da primeira faculdade ligada a uma instituição partidária. A notícia foi trazida ao plenário da Câmara do Recife pela vereadora Ana Lúcia, que faz parte da legenda na Casa, durante a reunião desta terça-feira, 13.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) foi reconduzido ao cargo de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife para o biênio 2019/ 2020. À vice-presidência do grupo também foi reconduzido o vereador Rinaldo Junior (PRB). A reunião de instalação do colegiado ocorreu na tarde desta terça-feira (05), na Sala das Comissões e, conforme prevê o Regimento Interno, é nesse primeiro encontro que os membros e suplentes tomam posse, além de ser realizada a eleição para presidente e vice-presidente do grupo.
Apesar de a Prefeitura do Recife ter instalado placas divulgando a intenção de construir os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, no Pina, o vereador André Régis (PSDB) tem outra ideia para a área. Ele tem uma proposta de construir no local, que tem cerca de 21 hectares (o equivalente a 21 campos de futebol), um conjunto residencial, um parque urbano, um centro de convenções (ou torres residenciais e comerciais) e um complexo educacional e esportivo. A sugestão foi apresentada em audiência pública na manhã desta sexta-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife.
Uma ação da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano na região do mercado Feira Nova, em Água Fria, provocou um discurso crítico proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PRB) na manhã desta quarta-feira (08). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar repercutiu a circulação, nas redes sociais, de um vídeo retratando a operação no local. Segundo ele, as imagens indicam que município pode ter agido de forma truculenta com os feirantes.
Os problemas da política habitacional do Recife estiveram no centro dos debates de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano. Na Sala de Comissões da Câmara, o grupo recebeu nesta segunda-feira (22) o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), que expôs algumas das dificuldades enfrentadas pela população que vive em condições precárias na capital pernambucana.
No Recife, as instituições de ensino superior são proibidas por lei de cobrar aos seus alunos taxas ou valores para a emissão de diploma de conclusão de curso. A norma, que vale desde 2008, é resultado de um projeto apresentado pelo vereador Augusto Carreras (PSB). As universidades, faculdades ou centros universitários que não cumprirem a determinação estão sujeitas a multa.
A Câmara Municipal do Recife aprovou voto de aplauso para a 10ª edição do Microfone Braille, um prêmio oferecido a personalidades que trabalham em favor das pessoas com deficiência. Antes da votação, na tarde desta quarta-feira (28), o autor do requerimento, Ivan Moraes (PSOL), ocupou a tribuna e solicitou o apoio dos seus pares na aprovação do documento. “É importante que o requerimento seja aprovado para referendar a atividade”, afirmou o parlamentar.
O teor de algumas questões da última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi motivo de preocupação para a vereadora Michele Collins (PP). A parlamentar discursou na tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (07) para citar trechos da prova que considerou problemáticos. Segundo ela, o Ministério de Educação necessita se pronunciar sobre a controvérsia.
Os questionamentos que pairam sobre o Caso Serrambi – como ficou conhecido o crime que vitimou, em 2003, as jovens Maria Eduarda Dourado e Tarsila Gusmão – foram levados à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12), pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). O parlamentar abordou o assunto após um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) sobre os avanços na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.
Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (15), o vereador André Régis (PSDB) relatou a visita que fez ao ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, para fiscalizar a reforma que está sendo realizada no local. Ele lamentou o descumprimento dos prazos indicados em placa que só pode ser lida com dificuldade. “Está totalmente apagada. É preciso pintar novamente. Há uma indicação do início do serviço em 2013 e termino em 2015, mas é muito difícil para ler”.
Desde o ano passado, a Associação de Famílias para o Bem Estar e Tratamento da pessoa com Autismo – Afeto – foi declarada de utilidade pública por meio de lei municipal 18.449/17, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP). A Associação de Famílias para o Bem Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo, é uma entidade sem fins lucrativos, composta por pais e familiares de pessoas com diagnóstico de autismo. O principal objetivo é promover a inserção na sociedade das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.
O artigo quinto da Constituição brasileira relativo à Comunicação Social foi citado durante o pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL). O parlamentar enalteceu, na tribuna desta quarta-feira (17), que os meios de comunicação “não podem ser oligopólios, nem monopólios. Muitos aqui na Casa não concordam que canais estejam nas mãos de políticos. Deputados e deputadas brasileiros são proprietários de radiodifusão como, por exemplo, Tasso Jereissati”.
Para o vereador André Régis (PSDB) o clima dessa eleição do próximo domingo é de tudo ou nada. “A responsabilidade por esse estado de coisas é do Partido dos Trabalhadores. Os grandes quadros do PT sumiram de cena, foram aos poucos desaparecendo, não se ouve falar mais deles”.
Os investimentos, gastos, ações e serviços realizados entre setembro e dezembro de 2017 pela Secretaria de Saúde do Recife foram debatidos na Câmara Municipal nesta sexta-feira (11). Sob a coordenação do presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Rogério de Lucca (PSL), representantes da Prefeitura, parlamentares, integrantes da sociedade e de setores sindicais discutiram a prestação de contas do terceiro quadrimestre em uma audiência pública. No plenarinho lotado, servidores também fizeram reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho em unidades como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O vereador André Régis (PSDB) fez uma longa argumentação acerca dos benefícios da indústria do turismo para as cidades que vivem praticamente do turista. No entanto, ele assinalou que o Recife vem perdendo visitantes, perdendo a importância para outras capitais. Citou o mau estado de conservação do calçadão da praia de Boa Viagem cartão turístico. Ele disse na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife que não há manutenção nos bancos de concreto e nos calçadões.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife durante dois momentos distintos na reunião plenária desta segunda-feira (22), para tecer críticas a depoimentos e ações do candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro. Segundo enfatizou, seus discursos objetivam a defesa da democracia e relatam casos de violência e ameaças que vêm acontecendo em diversas partes do país. “Os crimes têm ocorrido, via de regra, por pessoas que vestem a camisa de um militar reformado que se autodenomina como mito”.
O romance investigativo dos anos cinquenta desvenda mistérios de um Recife cujo glamour atravessou oceanos. Trouxe para cá nada menos que um dos cineastas mais incensados da cena mundial, o memorável mestre do neorealismo italiano Roberto Rossellini. E esta memória chega aos recifenses através da crônica sagaz e minuciosa do escritor e imortal da Academia Pernambucana de Letras, além de jornalista, Cícero Belmar. O livro Rossellini amou a pensão de Dona Bombom ganhou uma segunda edição. O lançamento foi realizado na noite desta terça-feira (07), no Salão Nobre da Câmara do Recife.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (27) com o objetivo de discutir o tema: “A infrequência e evasão escolar, responsabilidade de todos”. Ela considerou que diversos fatores podem fazer com que um aluno deixe de estudar e citou, entre outros, a falta de interesse pela escola, as dificuldades no aprendizado, as doenças crônicas, os problemas com transporte escolar, a precariedade do sistema educacional, a falta de incentivo do governo e dos pais. “A evasão e a infrequência escolar, infelizmente, são problemas recorrentes em muitas escolas. Com o aprendizado inviabilizado, nossas crianças têm sofrido sérios prejuízos em sua formação. Esperamos que a escola saiba lidar com essa situação, juntamente com os pais, os alunos e o Poder Público, a fim de buscarmos uma educação de qualidade”, afirmou.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes distribuiu oito projetos de lei para análise dos vereadores e aprovou outros quatro em reunião realizada no final da manhã desta quarta-feira (14). Entre os aprovados estão um de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que concede a medalha de mérito José Mariano ao cantor Alceu Valença e o que Institui o “Programa Realidade Cultural" no Município do Recife, por iniciativa de Almir Fernando.
O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Carlos Gueiros (PSB), representou o Poder Legislativo durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), para o próximo biênio 2019-2021. A solenidade ocorreu a partir das 17h, desta quarta-feira (3), no Salão do Pleno. Tomaram posse os desembargadores federais Vladimir Carvalho, Rubens Canuto e Carlos Rebêlo respectivamente, como presidente, vice-presidente e corregedor-regional do Tribunal.