Notícias

Câmara concede voto de aplauso em homenagem a Centro de Valorização da Vida

Desde março de 1962, eles trabalham voluntariamente na prevenção de suicídios e no apoio emocional a quem precisa. Em 2017, o Centro de Valorização da Vida (CVV) completa 55 anos, e a ocasião foi lembrada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Ela apresentou à Casa o requerimento 1643/2017, que concede voto de aplauso à organização não governamental. A iniciativa foi aprovada pelos parlamentares.

Leia mais…

Projeto pede que restaurantes-escola não sejam obrigados a embalar talheres

Desde 2015, quando a lei nº 18.135 foi sancionada pelo Poder Executivo e entrou em vigor, os restaurantes e lanchonetes do Recife são obrigados a proteger os talheres servidos aos seus clientes com material higienizado de papel ou plástico. Para o vereador Antonio Luiz Neto (PTB), no entanto, um tipo de estabelecimento deveria ser eximido dessa obrigatoriedade: os restaurantes-escola.

Leia mais…

Michele Collins ressalta participação no PREVINE 2014

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça, 16, para destacar a participação no Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (PREVINE 2014). O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de novembro, no Museu Nacional, em Brasília. O congresso foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Ministério da Justiça e Saúde) e pela Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Leia mais…

Almir Fernando comemora construção de escola

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu na Tribuna de hoje, 11, a ordem serviço e início da construção da escola no Alto José Bonifácio. De acordo com o parlamentar, em nove meses, a Escola Municipal Córrego do Euclides, localizada no Alto José do Bonifácio, funcionará em uma nova sede com o dobro de salas e o triplo de vagas. De 145 passará para 432 alunos.

Leia mais…

Plenário aprova criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos

O Projeto do Executivo de nº 36/2014 que autoriza a criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos - RECDA, sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, foi aprovado no Plenário na tarde desta segunda (9). A RECDA tem como objeto auxiliar o Poder Executivo na promoção do desenvolvimento econômico e social do Recife e na otimização do fluxo de recursos financeiros para o financiamento de projetos prioritários, bem como na administração do pagamento de dívidas do município.

Leia mais…

Regulamentação da ZEPH 08 é aprovada

O projeto do Executivo que traz alterações à Lei 18.046 que regulamenta a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural – ZEPH 08 – Boa Vista, Coelhos e Soledade foi votado hoje (17), na Câmara. Pela proposta, os projetos aprovados e com alvará de demolição já expedido serão regularmente concluídos e licenciados segundo as leis e classificações dos imóveis vigentes à época de sua aprovação.

Leia mais…

Aimée Carvalho ressalta Projeto EcoRecife

Durante o Pequeno Expediente desta segunda, 19, a vereadora Aimée Carvalho detalhou o EcoRecife, um projeto que busca incentivar a população a contribuir com a coleta do lixo do Recife. “Sete estações com custo mensal de 54 mil serão construídas na cidade, até março de 2014, para serem pontos de recebimento de materiais recicláveis levados espontaneamente pela população. A coleta seletiva vai passar por 54 áreas do município, atendendo sete bairros. As ações fazem parte do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos da Capital.”, disse.

Leia mais…

Dia Municipal de Combate e Prevenção dos Cânceres de Próstata e de Pênis

Um dia para lembrar a saúde masculina. Já é Lei no Recife o Dia Municipal de Combate e Prevenção dos Cânceres de Próstata e de Pênis, a ser comemorado em 17 de novembro. A iniciativa é uma preocupação do vereador Estéfano Menudo (PSB). O parlamentar apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, onde mostra que no Brasil esses tipos de tumores representam 2% dos cânceres que atingem o homem. “Está relacionado às baixas condições socioeconômicas e de instrução, à má higiene íntima e a homens que não se submeteram à circuncisão. Estudos científicos também sugerem a associação entre infecção pelo vírus HPV e o câncer de pênis”.

Leia mais…

Marco Aurélio parabeniza emissora por incluir frevo em programa de TV

Um voto de Aplauso, de autoria do vereador Marco Aurélio (SDD), foi aprovado por unanimidade hoje,24, no plenário. Segundo o autor, a Rede Globo e o apresentador Fausto Silva (Faustão) mereceram receber o Voto por terem incluído o frevo no quadro “Dança dos Famosos”. O programa foi exibido no último dia 22. “Além do fato do apresentador Fausto Silva ter dado a oportunidade de nosso povo, cultura e tradição serem divulgados através deste peculiar e envolvente ritmo em um quadro de seu programa, vale destacar a hombridade e humildade de um dos maiores comunicadores deste país ao reconhecer a falha da produção do programa em não ter incluído o “Vassourinhas”, considerado o hino de nossos carnavais”, justificou o parlamentar.

Leia mais…

Autor de biografia de José Mariano recebe homenagem

Depois de treze anos de pesquisa, o historiador Tadeu José Gouveia de Sales concluiu uma biografia do abolicionista José Mariano, patrono da Câmara Municipal do Recife. Autor de diversos livros e ensaios biográficos, o escrito recebeu na tarde desta quinta-feira 07, homenagem proposta pelo vereador Davi Muniz (PROS). Ele é natural de Ribeirão, Zona da Mata Sul, onde viveu a infância e adolescência. Mas aos 30 anos veio para o Recife para cursar Relações Públicas e Direito. A homenagem também se estendeu à passagem dos 164 anos do patrono da Casa. O autor da biografia lançou o livro José Mariano e seu Tempo, durante a homenagem prestada a ele.

Leia mais…

Marco Aurélio comemora Dia do Frevo

No último domingo, dia 9 de fevereiro, foi comemorado o dia do Frevo, considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. O vereador Marco Aurélio (SOLIDARIEDADE) lembrou a data, na tarde de hoje 12. Ele ressaltou que a dança pernambucana ganhou mais um espaço, em sua homenagem, localizado no Recife antigo, e que funcionará o ano inteiro. “Esse lugar perpetuará ainda mais a memória deste ritmo que é a nossa característica principal”.

Leia mais…

Projeto de lei altera o Conselho Municipal de Educação

Encontra-se na Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 13/2014, de autoria do Poder Executivo, que altera em dois pontos a Lei nº 17.325, de 28 de julho de 2007, sobre o Conselho Municipal de Educação do Recife. A matéria já foi aprovada em plenário, antes do recesso parlamentar, e aguarda a elaboração da redação final para depois ser enviado ao prefeito Geraldo Júlio, para efeito de sanção.

Leia mais…

Luiz Eustáquio comenta projeto de lei que proíbe festas open bar

O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 10, para destacar o Projeto de Lei 16/2015, de sua autoria, que proíbe a venda de ingressos denominados de “open bar” ou assemelhados em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife. “O projeto tem o objetivo proibir esse tipo de venda que prejudica a vida das pessoas que participam desses tipos de eventos”.

Leia mais…

Dia Municipal dos Animais é aprovado na Câmara

Mais um dia a ser incluído no Calendário Oficial do Recife. Foi aprovado no plenário da Câmara na tarde da segunda-feira, 15, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que institui o Dia Municipal dos Animais, a ser comemorado no dia 04 de outubro. “Essa data foi escolhida porque também é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data tem como finalidade fazer com que o Poder Público busque contribuir da melhor forma para atingir os objetivos estabelecidos de disseminação do respeito, carinho e amor aos animais”. O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito.

Leia mais…

Autor de biografia de José Mariano recebe homenagem

Depois de treze anos de pesquisa, o historiador Tadeu José Gouveia de Sales concluiu uma biografia do abolicionista José Mariano, patrono da Câmara Municipal do Recife. Autor de diversos livros e ensaios biográficos, o escrito recebeu na tarde desta quinta-feira 07, homenagem proposta pelo vereador Davi Muniz (PROS). Ele é natural de Ribeirão, Zona da Mata Sul, onde viveu a infância e adolescência. Mas aos 30 anos veio para o Recife para cursar Relações Públicas e Direito. A homenagem também se estendeu à passagem dos 164 anos do patrono da Casa. O autor da biografia lançou o livro José Mariano e seu Tempo, durante a homenagem prestada a ele.

Leia mais…

Aline Mariano repercute contaminação nos chuveirões de Boa Viagem

Pesquisa das universidades Federal (UFPPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) diagnosticou que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem possui contaminações que podem causar riscos à saúde da população. Diante da divulgação do estudo, a vereadora Aline Mariano (PSDB) fez um alerta sobre o assunto, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,12.

Leia mais…

Câmara antecipa homenagens ao Dia da Mulher

Para homenagear as mulheres e comemorar o Dia Internacional da Mulher, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) realizou reunião solene no Plenário da Câmara do Recife. A solenidade para as mulheres foi presidida pelo vereador André Régis (PSDB). Para ele, o mundo delas encanta, mas a maioria ainda sofre violência, inclusive amparada pela lei. “Em muitos países, disfarçado sob o manto do legal e do cultural, mulheres não podem estudar, nem sair às ruas com o rosto descoberto. E são privadas de direitos mínimos”.

Leia mais…

Aimée Carvalho alerta para malefícios do narguilé

“Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar cem cigarros”. Citando o slogan de uma campanha do Ministério da Saúde sobre o assunto, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez uma alerta para as consequências do uso do narguilé – um cachimbo que utiliza água para o fumo de tabaco que tem se disseminado no Brasil. O pronunciamento da parlamentar ocorreu nesta terça-feira (6), no plenário da Câmara do Recife.

Leia mais…

Poeta José Mário Rodrigues recebe votos de aplauso

O vereador Jurandir Liberal (PT) elogiou o requerimento de número 5.026 – de autoria de Isabella de Roldão (PDT) - que formula votos de aplauso para o poeta José Mário Rodrigues, pela ocupação da cadeira nº 30 da Academia Pernambucana de Letras. “Eu faço questão de subscrever tal requerimento, para destacar, ainda mais, o homem importante e o reconhecimento tão merecido”, ressaltou Jurandir, na reunião plenária desta segunda, 22.

Leia mais…