Notícias

Eduardo Chera aborda construção de conjunto habitacional no Pina

Nas grandes cidades a construção de conjuntos habitacionais é cada vez mais comum diante da necessidade de atender pessoas com baixo poder econômico. E na tarde desta quarta-feira (05), durante reunião plenária, o vereador Eduardo Chera (PDT) falou sobre um requerimento de sua autoria, onde pede ao poder público municipal a construção de um conjunto habitacional no terreno onde funcionava o Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina.

Leia mais…

Audiência Pública discute situação de escolas e creches conveniadas

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 9, objetivando discutir questões pertinentes a “Escolas e Creches Conveniadas com a Prefeitura da Cidade”. O Recife tem 33 escolas e 15 creches que funcionam no regime de convênio, atendendo a 2.985 alunos, em 133 turmas e mobilizando 111 educadores. “Precisamos discutir junto à gestão e às escolas conveniadas as diretrizes e metas para o próximo ano. Quem trabalha nessas escolas sabe da necessidade de se rever os termos desse convênio. Esse assunto é também tema de discussão do Conselho Municipal de Educação”, disse a vereadora.

Leia mais…

Henrique Leite cobra manutenção em Boa Viagem

De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), no trajeto do prédio Acaiaca, localizado na avenida Boa Viagem, até o empresarial JCPM, existem problemas de manutenção. O parlamentar citou na tribuna desta quarta,11, as deficiências encontradas e ressaltou preocupação com a cidade e com quem frequenta a área.

Leia mais…

Audiência analisa fiscalização de alimentos no Ceasa

Motivado pelas notícias publicadas recentemente sobre a ocorrência de fiscalização e recolhimento de 7,1 toneladas de alimentos e 600 mil ovos de galinha, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no último dia 29/10,o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu Audiência Pública para tratar do problema, na tarde desta quinta,20.

Leia mais…

Osmar Ricardo lamenta pesquisa sobre trânsito

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa TomTom, especializada em GPS, a capital pernambucana é a cidade mais lenta do país no horário de pico noturno, das 17h às 19h. Em um ano, se perde até 94 horas atrás do volante somente retornando para casa após o trabalho. O Recife ainda ficou em sexto lugar no ranking mundial. Os dados foram apresentados hoje ,21, pelo vereador Osmar Ricardo (PT), que lamentou a notícia. “Nossa cidade foi colocada em primeiro lugar no ranking como a pior em engarrafamento. Isso mostra que em três anos de gestão pouco foi feito. Na hora do pique temos enormes engarrafamentos. A mobilidade e acessibilidade têm que melhorar”.

Leia mais…

Raul Jungmann defende Ocupe Estelita

O projeto Novo Recife que prevê intervenções urbanísticas no Cais José Estelita, com a construção de 12 torres com fins residenciais e empresariais e o movimento Ocupe Estelita, formado por manifestantes contrários ao projeto Novo Recife foram os destaques do pronunciamento do vereador Raul Jungmann (PPS), hoje 10. Segundo o parlamentar, o movimento não vem sendo devidamente compreendido. “Existe uma incompreensão para com esse movimento e gostaria de esclarecer. O Ocupe Estelita é pacífico, voltado para o direito da cidade e se posiciona contra algumas características do projeto”, disse.

Leia mais…

André Régis critica estrutura da rede escolar

O vereador André Régis (PSDB) criticou a estrutra da rede escolar municipal, afirmando que a realidade é distinta do que se afirma. Para ele, o montante investido não se reflete na qualidade da educação apresentada pelos alunos da rede, que ele classificou de analfabetos funcionais, incapazes de interpretar um texto. “As escolas distribuem tablets e ensinam robótica, mas muitos alunos sequer receberam fardamento. A rede é baseada na ausência de planejamento. Fui a escolas em que as salas apresentavam 34 graus, calor insuportável. Discutimos aqui medidas pontuais, quando se deveria discutir uma nova rede de ensino”.

Leia mais…

Campanha para conscientizar sobre a cinomose canina

Uma doença grave, mas que pode ser curada com uma simples vacina. Para alertar e conscientizar a população sobre a cinomose canina, o vereador Wilton Brito (PHS) propõe uma campanha de estimulo à vacinação de cães no Recife. A doença é causada por vírus, altamente contagiosa e frequentemente leva à morte cachorros filhotes e adultos. O projeto de lei já recebeu parecer das Comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e da Comissão de Finanças e Orçamento e aguarda para ser incluído na pauta de votação do plenário.

Leia mais…

Orçamento e Finanças avalia parecer à LOA e ao PPA

O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife, Paulo Rogério do Nascimento, anunciou que os pareceres aos projetos de lei que tratam do orçamento público do município do Recife para o próximo ano serão analisados em reunião da Comissão de Orçamento e Finanças desta quarta-feira, 18. Os dois projetos de lei do Executivo são os de número 21/2015 (Lei Orçamentária Anual, LOA) e 22/2015 (Plano Plurianual, PPA) e têm, ambos, como relator, o vereador Marco Aurélio Medeiros, que também preside a comissão.

Leia mais…

Mestre Camarão é velado na Câmara

O corpo do Mestre Camarão foi recebido ao som das sanfonas de vários músicos no plenário da Câmara Municipal do Recife, pouco antes das 19h, desta terça-feira, 21. A homenagem ocorre no velório, onde estão presentes familiares, amigos e admiradores. O instrumentista, compositor e acordeonista, de 74 anos, estava internado no Hospital Santa Joana desde a semana passada e morreu nesta manhã. Segundo informações da família, o corpo será conduzido a Caruaru, no agreste, às 10h de amanhã, para um outro momento de despedidas na Câmara Municipal da cidade e sepultado no cemitério Dom Bosco.

Leia mais…

Osmar Ricardo comenta retirada de ambulantes das ruas do Recife

A retirada de ambulantes das ruas do Recife foi o tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT) na tarde desta terça-feira, 03. “A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano alegou que a falta de alvará desses comerciantes foi o principal motivo pela retirada deles das ruas. Devo ressaltar que existem vários estabelecimentos da Prefeitura que também não possuem alvarás. É preciso que a lei seja cumprida por todos”.

Leia mais…

Maré Malta é empossado novo vereador do Recife

Vários vereadores, além do Secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira e do Presidente da Casa, Vicente André Gomes, prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 08, a posse do vereador Maré Malta (PSD). Ele assumiu como suplente da vereadora Marília Arraes, que saiu de licença maternidade do período de 06 de maio de 2015 a 08 de setembro de 2015. “Para mim é uma honra voltar a esta casa legislativa. Vou fazer o melhor e lutar pelos interesses públicos e pela melhora de vida do povo do Recife”, destacou Maré Malta.

Leia mais…

Vereadores aprovam LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, que norteia a aplicação de recursos do município, foi aprovada hoje em primeira e segunda discussão na Câmara do Recife. Para isso, foi necessária a realização de duas reuniões plenárias e duas votações. Agora a peça segue para o Executivo. Durante a tramitação no legislativo foram apresentadas 21 emendas, mas só uma foi aprovada, a de número 17.

Leia mais…

Vereador propõe projeto para beneficiar cadeirantes que moram em área de morro

Um projeto de lei que estabelece critérios para o marco da política habitacional nos territórios de morro, garantindo a retirada das famílias dos portadores de deficiência (cadeirantes) para áreas planas foi apresentado pelo vereador Gilberto Alves (PSD). Trata-se do projeto 95/2016, que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Obras e Planejamento Urbano; e de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor.

Leia mais…

Michele Collins promove solene Manhã com Deus

Uma manhã para agradecer a Deus pelo ano que passou, pelas conquistas e dificuldades vivenciadas. Assim, definiu a vereadora Michele Collins (PP) a reunião solene “Manhã com Deus” na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 20. O evento ocorreu pelo quarto ano consecutivo, reunindo evangélicos e funcionários do legislativo, contando com orações, louvores e palavras da Bíblia. A autora da solenidade fez questão de afirmar que muitas pessoas questionam a realização, mas ela se justifica ressaltando que Deus está em toda a parte.

Leia mais…

Vereador comemora inauguração de Upinha

A inauguração da segunda da Upinha 24h Professor Doutor Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, zona norte da cidade, foi comemorada pelo vereador Felipe Francismar (PSB), na Reunião Plenária desta quarta, 12. A partir de hoje, a unidade de saúde disponibilizará serviços da atenção básica à saúde, com atendimento estendido para as consultas e 24 horas para as pequenas urgências, além de sala de observação para os pacientes. “Foi com grande emoção que participei da inauguração e saber que uma parte da verba arrecadada veio de uma emenda parlamentar do ex-vereador dessa Casa, Francismar Pontes. Queria deixar os meus parabéns pelo seu grande espírito público e dizer que ele é um político que pensa na saúde. Também cumprimento por essa grande conquista, o prefeito Geraldo Júlio e o governador Eduardo Campos, nossa grande liderança”, disse.

Leia mais…

Vereadora repercute reportagens sobre drogas no centro

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu reportagens veiculadas na imprensa local sobre as cracolândias que se formaram no centro do Recife. Ela disse na Câmara Municipal na tarde dessa terça-feira 22, que o poder público não proporciona possibilidades de tratamento para essas pessoas dependentes de drogas, que não encontram locais de prevenção nem de atendimento. “Essa gestão já completou um ano e cinco meses, lançou o Plano de Combate às Drogas em novembro passado e até agora não saiu do papel. Os drogados andam sem rumo pela cidade e não sabem aonde ir e a quem recorrer”.

Leia mais…

Luiz Eustáquio faz alerta sobre o uso do álcool

O vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 03, os problemas causados pelas drogas lícitas, que são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum, no meio dos jovens Brasileiros. “Esse tipo de droga pode causar muitos problemas na vida da população. No mundo, mais de 6% dela morrem em consequência do álcool", alertou.

Leia mais…

Vereador propõe agendamento por telefone nas unidades de saúde do Recife

Agendamento, por telefone, para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e lactantes nas unidades de saúde do Recife. É o que prevê o projeto de lei de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), que tramita na Câmara Municipal do Recife. “A proposta visa dar a idosos, gestantes, lactantes e pessoas com alguma deficiência um serviço para facilitar sua rotina e garantir uma melhor qualidade de vida, visando, respeitar todos os cidadãos recifenses”.

Leia mais…

Vereador realiza segunda audiência pública com ambulantes

Dois meses e meio depois da primeira audiência pública com os ambulantes do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSol) voltou a reunir a categoria no plenarinho da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 20, desta vez para debater o tema “Contra a criminalização do comércio informal”. Assim como na primeira vez, essa foi originada por um pleito do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal (Sintraci). Há muita contestação sobre a forma com que com os fiscais da Prefeitura do Recife agem nas ações de fiscalização, com apreensão de mercadorias. Os ambulantes reclamam de falta de transparência no processo e de muita truculência em cada investida.

Leia mais…