Notícias

Parlamentares da base do governo municipal e da oposição se dirigiram à tribuna da Câmara do Recife e se revezaram na fila de apartes, nesta segunda-feira (25), para discutir o projeto de lei do Executivo (PLE) número 20/2025 que altera a denominação do “Programa Bom de Morar”, instituído pela Lei Municipal nº 18.967, de 26 de julho de 2022. O nome será mudado para “Programa Tô em Casa”. Debateram o assunto os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Eduardo Mota (PSB), Eduardo Moura (Novo), Rinaldo Junior (PSB) Luiz Eustáquio (PSB, Osmar Ricardo (PT) e Júnior de Cleto (PSB). O projeto de lei foi aprovado em duas votações durante reunião Ordinária e Extraordinária.

A presença de mais policiais militares nas ruas do Recife foi debatida pelo vereador Eduardo Moura (Novo), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (25). “Todo mundo viu esse fim de semana vários ‘bonés laranjas’ nas ruas do Recife, nos principais pontos em que há a maior insegurança na cidade. Basicamente, nos bairros que têm um índice maior de insegurança. São os novos policiais militares, 2.999 para ser exato, colocados nesses pontos estratégicos para testá-los. O governo estadual não fez mais do que sua obrigação de nomear novos policiais e aumentar um efetivo que é deficitário". O parlamentar também reclamou da quantidade de projetos de lei do Executivo que tramitam na Casa em regime de urgência.

O vereador Paulo Muniz (PL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (25) para divulgar sua nova missão, que se iniciou neste mês: a de presidente do Partido Liberal no Recife. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, o parlamentar falou das suas perspectivas no novo cargo e agradeceu aos presidentes estadual e nacional do partido – Anderson Ferreira e Valdemar Costa Neto, respectivamente – pela escolha. “Faremos uma oposição honesta”, afirmou o vereador. “Queria dizer que estou aberto a todas as conversas e que sempre que o Recife necessitar, nós sentaremos em qualquer mesa que beneficie a população”.

O vereador Thiago Medina (PL) anunciou que na próxima sexta-feira (29) realizará fiscalização das obras que estão sendo feitas na orla de Boa Viagem, Zona Sul, porque segundo ele três das cinco etapas inicialmente previstas pela gestão já deveriam ter sido entregues. “A orla inteira está sem nenhuma etapa entregue. Há um mês a Frente de Fiscalização de Obras foi lá e elogiou o prefeito João Campos, mas ninguém falou que a obra, que já utilizou R$ 109 milhões dos R$ 110 milhões do valor original previstos, não tem nenhuma etapa entregue”, afirmou na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (25). “O prefeito prometeu que de quatro em quatro meses iria inaugurar uma etapa”, questionou.

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo nº 20/2025 que altera a denominação do Programa Bom de Morar, instituído pela Lei Municipal nº 18.967, de 26 de julho de 2022. De acordo com a proposição, a nova denominação será Programa Tô Em Casa. O colegiado promoveu reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira (21), sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB), com a participação dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Aderaldo Pinto (PSB).

Uma dupla homenagem foi realizada na manhã desta quinta-feira (21), no plenário da Casa de José Mariano. Foram concedidos o Título de Cidadã do Recife a Milena Vaciloto Rodrigues Pereira da Silva e o Título de Cidadão do Recife a Luís Fernando Pereira da Silva. Ambas as iniciativas partiram do vereador Chico Kiko (PSB). “Este casal está fazendo a diferença na vida de centenas de jovens recifenses. Eles abraçaram o projeto Casa Zero, primeiro shopping sociocultural do Brasil, situado no coração do bairro do Recife”, disse o parlamentar diante do plenário repleto de amigos e familiares dos homenageados. O vereador Júnior de Cleto (PSB) presidiu o evento.

Celebrado em nível nacional no dia 19 de agosto, o Dia do Ciclista foi comemorado pela Câmara Municipal do Recife, numa reunião solene que homenageou os ciclistas da cidade, realizada na tarde desta quarta-feira (20). A solenidade, que destacou 37 pessoas que escolheram a bicicleta como lazer e meio de transporte, foi uma iniciativa do vereador Fabiano Ferraz (MDB), presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. A condução da reunião foi feita pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Na manhã desta quarta-feira (20), três comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para deliberar sobre várias proposições: Saúde; Finanças e Orçamento; e Legislação e Justiça. Em comum, os colegiados aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE) número 19/2025, que disciplina o pagamento de indenizações aos proprietários de veículos de tração animal e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta terça-feira (19), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir o parecer dado ao projeto de lei do Executivo nº 19/2025. A proposta da Prefeitura tem como objetivo disciplinar o pagamento de indenizações aos proprietários de Veículos de Tração Animal (VTAs) e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal. Presidido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), o grupo se posicionou favoravelmente à proposta.

Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) acompanharam das galerias do plenário a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (19). Em solidariedade à categoria, o vereador Thiago Medina (PL) subiu à tribuna para cobrar da gestão municipal a convocação dos profissionais aprovados no concurso de 2024. “Desde fevereiro e março deste ano que tocamos nesse assunto nesta Casa. Vários requerimentos já foram feitos, elaborados, votados e aprovados para a convocação dos AADEEs”. Ele repercutiu também a derrubada de árvores pela Prefeitura na obra de construção de dois habitacionais, em Boa Viagem, e disse que vai pedir, através de requerimento, a exoneração dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Habitação.