O anúncio realizado pela Prefeitura do Recife de que um trecho de 3,6 quilômetros de ciclovia será implantado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da cidade, foi repercutido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), nesta segunda-feira (7). Durante a reunião plenária, o parlamentar informou que a intervenção atende ao requerimento de nº 548/2021, de sua autoria, que pede a implantação da ciclovia no local mencionado e também na Avenida Caxangá. “Eu acho essa ciclovia da Mascarenhas de Moraes fundamental para quem vive na Zona Sul. As calçadas serão requalificadas, garantindo acessibilidade com piso tátil, rampas e nivelamento adequado para pedestre. Com essa ciclovia, o Recife chegará a 203 quilômetros de malha cicloviária”.
Dois requerimentos (1242/2025 e 2025/2025), de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), concedem voto de aplausos e congratulações à atriz pernambucana Hilda Torres pelo espetáculo teatral “Soledad: A Terra é Fogo Sob Nossos Pés” e a KL Jay pela participação no evento “Recife Street Mangue”. Ambas as proposições foram debatidas e aprovadas na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (7).
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) fez questão de citar e cobrar, na tribuna, o cumprimento da Lei Municipal 17918/2013 que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado em todo o Recife. O tema do pronunciamento do parlamentar foi realizado na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7). “Um assunto extremamente pertinente e que a gente reiteradas vezes já veio a esta tribuna para poder debater o problema. Sabemos e entendemos a dificuldade para poder aplicar a Lei no dia a dia, mas precisa fazer funcionar. Que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Animal, tome uma iniciativa para que essa população que precisa, sim, de atenção, possa se utilizar, por exemplo, do 'Go Recife' que é um sistema de empregabilidade, capacitação e deve gerar oportunidades para esse público”.
Na manhã desta sexta-feira (4), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por videoconferência, e distribuiu cinco projetos de lei entre os membros do colegiado para análise e emissão de parecer, quatro matérias são de autoria do vereador Thiago Medina (PL) e uma, de Luiz Eustáquio (PSB). Na ocasião, o vereador Eduardo Mota (PSB), presidente da Comissão, conduziu o encontro que também contou com a participação dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Rodrigo Coutinho (Republicanos). A próxima reunião do grupo deve ocorrer no dia 9 de maio.
Uma cerimônia realizada no plenário da Câmara do Recife nesta quinta-feira (3) celebrou os 25 anos de existência da TV Guararapes, completados em 1º de janeiro deste ano. O evento, promovido por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), enalteceu a história da emissora, sua consolidação como um dos principais veículos de comunicação do Estado, e a conexão da TV com o público local. O presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a reunião solene.
Uma coisa é percorrer as ruas do Recife dentro de um carro todo fechado, como se fosse uma cápsula, com ar-condicionado, no conforto, mas apartado da cidade. A outra experiência, completamente diferente, é caminhar a pé pelas mesmas ruas, deparando-se com os problemas urbanos, mas também apreciando a beleza arquitetônica, vivenciando a história que ela abriga e descobrindo lugares interessantes. Um grupo que existe há 15 anos fazendo roteiros de caminhadas urbanas no Recife, o “Caminhadas Domingueiras”, foi tema de uma reunião pública na Câmara Municipal realizada na tarde desta quinta-feira (3) pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
Em reunião híbrida promovida na manhã desta quinta-feira (3), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife , presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), realizou a distribuição de três projetos de lei Ordinária para análise e emissão de pareceres. Participaram da reunião, os vereadores Júnior de Cleto (PSB), Eduardo Mota (PSB) e Davi Muniz (PSD). O colegiado também discutiu questões relativas ao Transporte Complementar de Passageiros do Município, apresentando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam no setor, bem como os benefícios oferecidos por este modal para as comunidades. O próximo encontro da Comissão ficou marcado para o dia 8 de maio.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de exigir respeito pelos direitos, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi comemorado neste 2 de abril pela Câmara Municipal do Recife. Através do mandato da vereadora Liana Cirne (PT), uma reunião solene no formato híbrido, por videoconferência e presencialmente, foi realizada na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, foram entregues certificados a associações, coletivos e profissionais homenageados pelo ativismo em defesa da conscientização da sociedade e pela busca de desenvolver a autonomia das pessoas com autismo e viabilizar a inserção social delas.
Em reunião promovida nesta quarta-feira (2), na sede do Poder Legislativo municipal, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife deliberou sobre oito projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Sob a presidência da vereadora Natália de Menudo (PSB), e com a presença da vereadora Kari Santos (PT) e do vereador Alef Collins (PP), o grupo se posicionou de maneira favorável à aprovação das matérias. Na reunião, também foram distribuídos 18 projetos às relatoras e ao relator para a emissão de pareceres.
O “Projeto de Escoamento das Águas das Áreas Alagadas para os Canais Setúbal-Jordão e Jequitinhonha” foi o tema abordado em audiência pública na Câmara Municipal do Recife, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), na manhã desta quarta-feira (2), no plenarinho. Segundo os moradores do local, presentes no evento, os alagamentos são constantes e a população vem enfrentando várias dificuldades.