Notícias

Principais vítimas da violência urbana, as mulheres, muitas vezes, não podem caminhar pelas ruas como cidadãs livres e independentes. O medo faz com que elas limitem o seu ir e vir, pois o assédio é constante e constrangedor. Isso para não falar de casos mais graves, que envolvem a violência física e o estupro. Foi para debater essa problemática, que é demanda de entidades que trabalham com os direitos humanos e das questões das mulheres em especial que o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher. “Faço questão de ressaltar o protagonismo das entidades que já trabalham essas pautas na sociedade. Quero apenas usar o meu mandato para ser veículo dessas lutas”. Ocupar a cidade com todos os direitos de cidadania é o que buscam as mulheres, mas o Recife é pródigo no desrespeito e na violência para elas. A cidade está na 13ª colocação entre as capitais mais inseguras do Brasil e 31,2% das agressões contra as mulheres ocorrem nos espaços públicos segundo dados do Mapa da Violência.

Dois assuntos foram destacados pelo vereador André Régis (PSDB) em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira, 06. Ele reverenciou a Revolução Pernambucana de 1817 e questionou o balanço do carnaval do Recife deste ano, divulgado pelo Executivo. O parlamentar chamou a atenção para os números, afirmando que “talvez não exista cidade no mundo que consiga receber um milhão e duzentos mil visitantes. Na cidade de Nova York é possível receber quinhentas mil pessoas, porque é preparada para receber turistas o ano inteiro”.

Além de exaltar a data de passagem dos 200 da Revolução de 1817, uma das mais importantes do país e que antecipou o que viria ser depois a República, o vereador Marco Aurélio (PRTB) enfatizou a falta de visibilidade de tão importante acontecimento na historia do Brasil. “A Inconfidência Mineira é mais conhecida e estudada nas escolas brasileiras do que a revolução que antecipou o movimento republicano e que resultou ainda na abolição posteriormente.A Rede Glob nos deve uma minissérie sobre a Revolução de 1817”.

“Fiquei muito feliz pela Prefeitura do Recife ter colocado os guardas atuando no carnaval. Eles fizeram um trabalho bonito, louvável e que teve repercussão satisfatória para toda a sociedade”. Os elogios do vereador Ricardo Cruz (PPS) foram trazidos ao plenário durante a reunião desta segunda-feira, 06, onde ele também exaltou a entrega pelo Executivo de fardamentos e de coletes para a categoria antes do início da festa.

O vereador Aerto Luna (PRP ) parabenizou o carnaval do Recife e, em seu discurso na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 06, destacou o trabalho realizado pelos taxistas no período dos festejos de Momo. “Acompanhei, pessoalmente, os trabalhos da CTTU e dos taxistas no Recife Antigo. Este ano foi criado o ponto de táxi especial, conhecido também como táxi-evento, nas pontes que dão acesso ao bairro e este serviço funcionou satisfatoriamente. Não vi nenhum comportamento que desabonasse a conduta destes profissionais”.

A gente aqui no Recife não brinca carnaval, leva carnaval a sério, por se tratar de uma festa popular, feita pelas comunidades, pela resistência do povo, que usa a proximidade física com pessoas de todas as classes sociais para se manifestar e fazerem suas críticas. Partindo dessa premissa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que este carnaval foi o do Fora Temer, por exemplo.

O presidente da Comissão da Segurança Cidadã, vereador Almir Fernando (PCdoB), fez hoje (6) uma análise dos assaltos ocorridos e noticiados recentemente no Recife, e recordou que desde a gestão do ex-prefeito João da Costa (2009-2013) vem debatendo o armamento da Guarda Municipal. O parlamentar lembrou que elaborou requerimento convidando o secretário para tratar da situação da corporação.

As chuvas que caíram sobre o Recife no último sábado (4) foram o tema que levou o vereador Aderaldo Pinto (PSB) à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (6). Na avaliação do parlamentar, a cidade conseguiu lidar bem com as precipitações, mas algumas áreas precisam receber maior atenção do poder público antes da chegada do inverno.

Nesta segunda-feira, 6 de março, se comemora os 200 anos da Revolução Pernambucana. Para saudar a data, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) se dirigiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária. A vereadora recuperou os momentos históricos da revolta e repercutiu uma solenidade que comemorou o bicentenário na capital.