Uma reunião realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (14) instalou a Comissão de Políticas Públicas da Juventude do Legislativo municipal, que deve analisar e emitir pareceres a projetos relacionados à área. Na ocasião, foram eleitos a presidente e o vice-presidente do grupo, cargos que serão ocupados pelos vereadores Natália de Menudo (PSB) e Fred Ferreira (PSC), respectivamente. Também compareceu ao encontro o vereador Romerinho Jatobá (PROS), membro efetivo da comissão.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se reuniu nesta quarta-feira (14), na Casa de José Mariano, para discutir e votar pareceres a projetos de lei. O encontro – o último antes do recesso parlamentar que se inicia em julho – também contou com a presença do vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente do grupo. Na ocasião, os parlamentares se debruçaram sobre cinco projetos e definiram os dias em que a comissão deve se reunir no próximo semestre.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) elogiou o primeiro dia de atendimento no Hospital Veterinário inaugurado semana passada pela Prefeitura do Recife. Ele disse que somente em dia foram 101 consultas e 30 cirurgias de castração. “Estive lá na inauguração e vi pessoalmente o atendimento. As pessoas humildes chegavam trazendo seus animais em carros de mão. Foi uma efetiva solução para animais que estão nas ruas. Novembro teremos máquinas para diagnósticos por imagem. O hospital coloca Recife à frente da demais capitais”.
A elaboração de projeto de lei que traga mais transparência para as comunidades terapêuticas estão nos planos do vereador Ivan Moraes (PSOL). Segundo ele, as comunidades são dirigidas, a maioria, por entidades religiosas, muitas das quais conveniadas com a Prefeitura, em geral não são fiscalizadas pelo poder público. “É preciso saber quantas vagas existem, quem são as pessoas internadas. Há indícios de que algumas delas são internadas contra a própria vontade. Por isso é preciso transparência, regulamentar conselho antidrogas e as políticas para usuários de crack”.
Um projeto de lei disciplinando o funcionamento dos equipamentos disciplinadores de trânsito como lombadas, pardais, fotos sensores, radares entre outros, foi aprovado em segunda discussão na Câmara do Recife. O autor da proposta, vereador Marco Aurélio (PRTB), agradeceu aos pares pela aprovação, afirmando que se tratava de uma contribuição para melhoria das condições de mobilidade da cidade. “Já me posicionei aqui outras vezes argumentando por sou contra multas através de câmeras e determinados equipamentos que provocam enorme retenção de veículos”.
A Câmara do Recife aprovou, nesta terça-feira (13), um requerimento de voto de aplauso de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) direcionado ao presidente do Conselho Municipal de Educação da capital, Francisco Luiz dos Santos. O motivo da homenagem foi a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), plataforma digital de aprendizagem lançada pela Prefeitura no mês passado.
Na manhã desta terça-feira (13), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), uma audiência pública para discutir a política sobre drogas da capital pernambucana. Na tarde do mesmo dia, o parlamentar ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para repercutir o assunto.
O vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou hoje (13), na tribuna, o trabalho que vem sendo feito pela gestão municipal em relação à prevenção da violência no Recife. “Estivemos quinta-feira última, no bairro de Setúbal, com o secretário Murilo Cavalcanti e um grupo de moradores e síndicos. Junto com a Polícia Militar e Emlurb tratamos de várias questões, incluindo a iluminação, poda de árvores, enfim, tudo relacionado à segurança para vencermos a violência em nossa cidade”.
Segundo o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), o reinício das obras necessárias para o melhor funcionamento da Upinha, localizada no bairro de Jardim São Paulo, ocorrerá em breve e o parlamentar fez questão de agradecer à Prefeitura hoje (13), na Câmara. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos e também o prefeito Geraldo Julio, que já ressaltou ser prioridade a conclusão da obra na Upinha Fernandes Figueira”.
Um pleito de moradores das ruas Manoel Borba, do Progresso e das Ninfas, localizadas no bairro da Boa Vista, foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13) pelo vereador Fred Ferreira (PSC). De acordo com o parlamentar, a região é afetada pelo barulho excessivo proveniente de bares e outros estabelecimentos. Ele também relatou problemas com o comércio de comidas e bebidas nas vias públicas e de estacionamento em locais proibidos.