Notícias

A acessibilidade e as dificuldades de obtenção das carteiras de livre acesso no transporte público para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foram pauta de uma reunião pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (10). Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), cidadãos e representantes de diversas entidades discutiram, na Casa de José Mariano, os problemas com que o segmento social lida para se locomover na cidade – e as soluções tomadas para enfrentá-los.

O vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou o projeto de lei número 229/2017, que inclui o Dia do Advogado Trabalhista no calendário oficial do Município do Recife. A data deverá ser comemorada, anualmente, em 20 de junho, como “reconhecimento do mérito da advocacia trabalhista no fortalecimento da defesa dos interesses do trabalhador e da coletividade”.

“Infelizmente a primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado revogou por dois votos a um a cautelar concedida, que freava o repasse do Recifin para o Reciprev”, lamentou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (09) ao falar sobre a regulamentação da lei que permite a migração de servidores de um sistema de previdência para o outro.

Para discutir Acessibilidade das pessoas com deficiência física e locomoção reduzida o vereador Almir Fernando (PCdoB) convidou representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes, secretarias de Mobilidade Urbana, Direitos Humanos, Conselho Municipal de Deficientes e da Superintendência Estadual de Apoio à pessoa com Deficiência, para participarem da reunião pública a se realizar nesta quinta-feira 10, às 14 horas no plenarinho da Câmara do Recife.

Servidores municipais, ADIS/ADRS acompanharam a reunião plenária na Câmara do Recife para ouvir vereadores a respeito do reajuste salarial da categoria, que envolve professores também. A vereadora Ana Lúcia (PRB), que é professora considera que essas categorias de auxiliares de professores da rede municipal estão sendo muito machucados por esta gestão. Lembrou que já estamos em agosto e ainda se está discutindo reajuste de salário. Mas a líder do governo na Casa, vereadora Aline Mariano (PMDB) também lembrou que houve avanços para essas categorias, como por exemplo, a criação desses cargos no município, enquanto que em diversas capitais do país elas sequer existem.

A promulgação da lei que concede aos guardas municipais do Recife a gratuidade de ingresso para eventos de cultura e lazer levou o vereador Ricardo Cruz (PPS) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (9). Autor da matéria, o parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação unânime do texto. Por não ter recebido sanção ou veto do prefeito nos 15 dias úteis seguintes à sua aprovação, a nova lei foi promulgada pelo presidente do poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Repercutir a inauguração, prevista para o próximo mês, da Unidade de Saúde da Família do Jiquiá, na Zona Oeste da capital pernambucana. Com esse objetivo, o vereador Chico Kiko (PP) discursou no plenário da Câmara do Recife nesta quarta-feira (9). O parlamentar agradeceu à Prefeitura pela construção da unidade e por diversos serviços urbanos realizados no Jiquiá.

Um projeto de decreto legislativo e três projetos de lei receberam pareceres positivos da Comissão de Educação da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (9). Em reunião realizada na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, a comissão distribuiu ainda 14 projetos para a análise dos relatores. Estiveram presentes a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente do grupo, e a vereadora Aimée Carvalho (PSB), membro efetivo. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) também acompanhou a reunião.

Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Segurança Cidadã e de Finanças e Orçamento o projeto de lei 204/2017, que tem como objetivo estabelecer normas de segurança e de manutenção para brinquedos de parques infantis (playground), localizados em estabelecimentos de educação infantil do Recife. A proposta é do vereador Romero Albuquerque (PP).

Uma pergunta levou o vereador Rinaldo Júnior (PRB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (8): de que forma estão sendo utilizados os recursos provenientes dos royalties de petróleo recebidos pelo município? Repercutindo questionamentos feitos ao secretário de Finanças Ricardo Dantas, o parlamentar se mostrou insatisfeito com as respostas dadas pela Prefeitura – e disse que pedirá ao Tribunal de Contas da União que faça uma auditoria.