Considerada a maior Parada da Diversidade LGBT do mundo, a de São Paulo, realizada domingo passado, dividiu a opinião dos parlamentares da Câmara do Recife. Imagens de participantes presos a uma cruz simbolizando a crucificação de Jesus Cristo criou polêmica.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 08, a Reunião Pública realizada na última quinta-feira, 04, com a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e a Secretária de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Aline Mariano. O objetivo do encontro foi discutir a proposta do edital de convênios entre a Secretaria de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas (SECOD) e as comunidades terapêuticas. "Essa reunião mostrou a importância da realização do trabalho em conjunto das comunidades e a Secretaria. Essas instituições já são experientes em recuperar vidas".
A vereadora Michele Collins (PP) repudiou no plenário da Casa, na tarde desta segunda-feira, 08, imagens repercutidas pelos principais jornais do país, da parada do orgulho LGBT, realizada ontem na cidade e São Paulo, que faziam críticas a religião cristã. “O evento mostrou a realidade do que o público LGBT pretende. Somos a favor dos direitos iguais a todas as pessoas e elas têm o direito de se expressar, mas o que vimos foram atos de intolerância religiosa”.
O vereador Marcos Menezes (DEM) também trouxe para a tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 08, o tema meio ambiente. “Ontem tive a oportunidade de visitar o Jardim Botânico da cidade. Fiquei muito feliz pela preservação daquele local. Parabenizo a gestão pelo belo trabalho que está sendo feito”. O vereador mostrou ainda preocupação com a situação da sementeira da Prefeitura do Recife, que segundo ele, se encontra em situação de abandono.
Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife em prol da preservação do meio ambiente. “A gestão municipal não tem medido esforços na melhoria da arborização da cidade. Nos seus três anos de mandato foram plantadas cerca de 30 mil mudas de árvores, de acordo com dados da Secretária de Meio Ambiente, que contemplou oito bairros da cidade”.
A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje,8, para discutir a regulamentação da profissão de esteticista. A parlamentar lembrou a realização de uma audiência pública, realizada no último dia 4, sobre o tema. O encontro funcionou como um chamamento para a mobilização nacional que está sendo organizada pelo Mutirão Regulamentação de Estética e Cosmético, hoje, e que no Recife coincidirá como o encerramento da feira HairNor, no Centro de Convenções.
A construção do Hospital da Mulher está com 75% das obras concluídas e deve ser entregue até o final do ano. O assunto foi levantado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na Câmara, hoje,8. De acordo com a parlamentar, a unidade de saúde será construída em uma área de 13 mil metros quadrados, contará com 150 leitos com capacidade para 500 partos e 250 cirurgias ao mês para o atendimento da população feminina a partir dos 10 anos.
A poda de árvores no Recife foi um dos temas abordados pelo vereador Jurandir Liberal (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda-feira,8. Segundo o parlamentar, é preciso um maior entendimento e instrução sobre a questão. “Quero chamar a atenção de toda a Casa. Há muito tempo venho conversando com Prefeitura e setores do meio ambiente. A Emlurb não está com uma equipe especializada na questão da podação. Sabemos que mais de 40 mil árvores foram podadas na cidade, de acordo com dados, mas algumas foram prejudicadas. A própria Prefeitura precisa de profissionais nesse setor. Faço aqui um apelo para que Emlurb coloque uma equipe especializada sem causar danos às árvores”.
Representantes de comunidades terapêuticas, estudantes e público em geral compareceram hoje, (4) no Plenarinho, com o objetivo de discutir a proposta de edital de convênios entre a Secretaria de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas (SECOD) e as comunidades terapêuticas. O vereador Luiz Eustáquio (PT) foi o autor da iniciativa. A secretária da SECOD, Aline Mariano, além dos vereadores Wanderson Florêncio (PSDB), Eurico Freire (PV) e Michele Collins (PP) também fizeram parte do encontro.
Se o lirismo pudesse ter um dono, este seria o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que recebeu ontem, o Título de Cidadão do Recife. De verdade, nem precisava. É só para constar. Ninguém tem dúvidas de que ele é mais recifense do que qualquer outro que tenha nascido por aqui, nessas ruas da Saudade, Hospício, Soledade, Aurora e tantas outras. Porque é ele quem melhor nos traduz. No amor pela cidade, pelo carnaval, “é lindo ver o dia amanhecer com violões e pastorinhas mil dizendo bem que o Recife tem o carnaval melhor do meu Brasil”, nossa marca tão profundamente enraizada em cada um recifense, pernambucano. Não há brasileiro nem estrangeiro que por aqui passe e não se apaixone pela cantoria dele. Mas ele nasceu, em Camutanga, Zona da Mata Norte.