O vereador Eurico Freire (PV) subiu a tribuna na tarde desta terça-feira, 19, para repercutir alguns problemas relacionados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros da Imbiribeira e do Ipsep (Proest 2). “Muitos moradores tem nos relatado que não foram avisados de que precisavam realizar a ligação de suas casas para o sistema implantado na rua. Cabe aos moradores fazerem isso, mas cabe a prefeitura o aviso. Com a falta da instalação desses sistemas os dejetos das casas continuam sendo despejados no entorno da Lagoa do Araça”.
O Terceiro Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), ocorrerá de 26 a 29 deste mês, no Centro de Convenções do Estado. O assunto foi trazido à Casa de José Mariano pelo vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta terça-feira, 19. Ele descreveu a programação do evento, destacando que pela primeira vez será realizado no Nordeste, e apresentando um voto de aplauso e congratulação à professora e pró-reitora de extensão do Instituto, Maria José Gonçalves de Melo, presidente da secretaria executiva do Fórum.
O Recife vive, segundo o vereador André Régis (PSDB), em um contexto de extrema violência. Relembrou uma reunião no plenário da Câmara Municipal realizada semana passada com a presença do secretário Municipal de Segurança, Murilo Cavalcante, sobre o Pacto pela Vida do Recife. Ele disse que fez questionamentos que não foram respondidos. “As informações dadas sobre o planejamento das obras dos cinco Compaz foram imprecisas. Solicitei cronograma que não foi fornecido e toda obra pública tem de ter cronograma de execução e desembolso”.
As pessoas estão assustadas e evitando sair de casa com medo da violência vivida no Recife. Pelo menos esta é a opinião do vereador Henrique Leite (PT). Pare ele, os pontos de vendas de drogas proliferam em todos os pontos da cidade. “A segurança pública no Estado e na cidade cresceu de forma desordenada. Avançou, mas não houve manutenção, capacitação profissional e infraestrutura”. Henrique aconselhou à gestão a reorganizar o Pacto pela Vida no Estado e na cidade. Pare ele, algumas secretarias são criadas para acomodação política e não mostram resultados. “Se o Pacto no Estado vai mal, imagine o da cidade, pior ainda, sem resultados para apresentar. Sem capacitação profissional não há evolução na segurança”.
Uma notícia chocou a classe médica, esta semana, a de que Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de estabelecer uma nova diretriz sobre cesáreas, dispensando a presença de pediatra na sala de parto quando não houver risco para o bebê e para a mãe. De todo o país, entidades médicas enviaram uma nota repudiando a proposta, que está em consulta pública até o dia 25 de maio. Na Câmara do Recife, Dra. Vera Lopes (PPS) também é contrária à medida. “Precisava falar sobre essa atitude insana do Ministério da Saúde. Como o governo diz que não precisa desses profissionais em sala de parto?”, questionou.
Isabella de Roldão (PDT) deu entrada num pedido de informação à Fundação de Cultura do Recife. Ela quer saber quem teria cancelado, em nome dela, o apoio ao bloco carnavalesco Ui Ui Ui, de Brasília Teimosa, que desfilaria no domingo de carnaval pelo terceiro ano consecutivo.
No ultimo dia 15 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Família e a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a data, no plenário da Casa, na tarde desta terça-feira, 19. “Essa é uma das mais importantes datas comemorativas do planeta. Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebrou o dia pela primeira vez em 1994 com a celebração do ano internacional da família”.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 19, para dar uma resposta ao deputado Sílvio Costa que criticou parlamentares evangélicos, quando visitou a Casa, no último dia 11 de maio. Na ocasião, a Câmara Municipal discutia os rumos da reforma politica no país e o deputado foi convidado para debater o assunto. “O deputado perde muito em não ler a bíblia. Pois é ela que norteia muitos discursos”.
O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) parabenizou na tarde desta terça-feira, 19, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que, a partir de maio de 2015, irá recuperar os locais danificados após realização de obras. Maguarí lembrou que esse trabalho - antes realizado pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) - passará a ser de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento. “A Compesa agora terá uma empresa de recuperação e reposição de paralelos”.
A Comissão de Legislação e Justiça promoveu encontro no final da tarde desta segunda-feira,18, para analisar diversos projetos de lei de autoria de vários parlamentares e distribuir 32 matérias entre os membros do grupo. Estiveram presentes os vereadores Romerinho Jatobá (PR), Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Erivaldo da Silva (PTC) e Almir Fernando (PCdoB).