O vereador Josemi Simões (PR) usou à tribuna na tarde desta quarta-feira, 18, para falar da obra realizada na subida da Rua Padre Cícero, no bairro Linha do Tiro, com o Orçamento Participativo do Recife, um espaço de debate e definição dos destinos da cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano. “Essa obra está parada desde 2006. Toda a comunidade está agradecida ao Prefeito, por mais essa iniciativa. Agora a Prefeitura está dando prioridade às obras do Orçamento Participativo, que estão paradas”.
Mobilidade urbana é a condição em que se realiza a condução de pessoas e cargas no espaço urbano de um Município. O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 18. “Todo o país está sofrendo com problemas relacionados à mobilidade urbana, mas no Recife temos visto a Prefeitura, junto com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano fazendo de tudo para garantir o deslocamento das pessoas na cidade”.
O Presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB) recebeu no final da manhã de hoje, 18, representantes dos servidores da saúde da Prefeitura do Recife. Eles vieram pedir apoio às reivindicações salariais das categorias não-médicas, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e agentes comunitários de saúde, num total de seis mil profissionais.
Na manhã desta quarta-feira, 18, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal, em homenagem aos sessenta anos de ordenação do Monsenhor Romeu José Gusmão da Fonte, que recebeu uma placa para lembrar todo esse tempo como sacerdote, proposta pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB). O padre Romeu da Fonte está há 54 anos à frente da Paróquia da Torre, onde criou um grupo social que realiza diversos projetos para auxiliar pessoas de baixa renda, como por exemplo, consultas com médicos voluntários, que registrou, entre 1988 e 2012, 270 mil atendimentos. Diversos outros grupos e pastorais (cerca de 20), criadas pelo Monsenhor, realizam projetos para atender crianças, jovens, adultos, idosos, deficientes e pessoas com necessidades especiais, do bairro da Torre e das comunidades próximas da paróquia.
O descumprimento parcial do Termo de Aditamento e Ajustamento de Conduta (TAAC), por parte da Prefeitura do Recife com os ex-catadores do Aterro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, provocou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 18, na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PSDB), que se comprometeu a mobilizar a comunidade para formação de uma comissão e, posteriormente, marcar uma reunião com o prefeito Geraldo Júlio para tentar resolver a pendência. “Aquilo que ficou estabelecido pelo TAAC, está longe da prática. Dos cerca de 860 catadores retirados do aterro sanitário, que seriam capacitados para serem inseridos no mercado de trabalho, somente uma parcela muito pequena recebeu capacitação e apenas 18 conseguiram emprego formal”, disse a vereadora, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos.
Prevista para a reunião plenária desta segunda-feira, 16, a votação do veto ao projeto de lei que dispõe sobre a utilização dos corredores exclusivos de ônibus pelos operadores do transporte escolar no Recife acabou sendo adiada. Por sugestão de vários parlamentares, será formada uma comissão para negociar um acordo junto ao Poder Executivo.
Projeto de lei de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), que é médico, aprovado em primeira discussão, semana passada em votação extra pauta, voltou ao plenário da Câmara do Recife para votação em segunda discussão. Antes, porém, foi alvo de debates e acabou sendo retirado pelo autor, após sugestão do presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB). O PL impedia à Prefeitura do Recife de contratar médicos estrangeiros, atingindo diretamente o programa federal Mais Médicos, que traz profissionais cubanos para trabalhar no país. O projeto encontrou resistência nos vereadores e na população que lotou o plenário com cartazes e apitos.
Se depender do vereador Almir Fernando (PCdoB), o dia 9 de setembro será dedicado a homenagear o médico veterinário, como já acontece em nível nacional. Colocado em votação foi aprovado em primeira discussão na tarde desta segunda-feira 16, na Câmara do Recife. O autor informou que quer homenagear os médicos veterinários daqui e não via razão para consultar entidades de classe para propor a distinção. Antes da votação o vereador Jurandir Liberal (PT) foi contra a criação da data em nível municipal, alegando que as entidades de classe não foram ouvidas e que já havia um dia nacional para isso.
Embora encontrando resistência de alguns parlamentares o projeto de lei de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL), criando faixa exclusiva para veículos em atendimento de emergência (ambulâncias) foi aprovado em primeira discussão na tarde desta segunda-feira 16, na Câmara do Recife. O autor entende que esses veículos são prejudicados em virtude dos problemas de mobilidade das cidades grandes. Ele sugere também a instalação de placas sinalizadoras para orientar o direcionamento deles nas emergências. “O objetivo é dar mais celeridade ao atendimento e ordenar o deslocamento. A proposta não é nova e é adotada com sucesso em grandes cidades, a exemplo de Nova Iorque e Paris, há mais de 30 anos”.
Durante o Pequeno Expediente desta segunda, 6, o vereador Jurandir Liberal (PT) disse que não era favorável ao projeto de lei do vereador Rogério de Lucca (PSL), que dispõe sobre a contratação ou atuação de profissional médico com diploma de graduação expedido por universidades estrangeiras na administração pública. “Quero dizer claramente que sou contra o projeto de lei de autoria do vereador Rogério de Lucca. Estou falando nessa Tribuna com toda autoridade, pois tenho dois filhos médicos e não sou contra o Mais Médicos, pois 98% dos que moram no interior dependem do programa. Peço que não subscreva nenhuma emenda e derrubem o projeto. Eu não poderia ser contra a um programa que vem dando certo”, disse.