Notícias

A conferência Municipal da Juventude acontecerá no próximo dia 18, das 9h às 17h, na Escola Profissionalizante Dom Bosco e reunirá propostas para a criação do Plano Municipal da Juventude. A ação foi tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT), na tarde desta terça-feira, 16. Ele criticou o prazo de convocação entre outros pontos do evento. “Lembro que essa conferência será realizada sem a participação da juventude e que, em março desse ano, foi eleito o Conselho Municipal da Juventude do Recife com o objetivo de discutir e realizar eventos como esse, mas que até hoje não tomou posse. Mais uma vez a Prefeitura mostra a falta de cuidado com a juventude. Nesse evento só será discutido o que o poder público municipal quiser”.

A menos de dois meses para o início oficial do Carnaval, a Câmara Municipal abriu espaço para discutir a realização da maior festa popular do Recife em reunião pública realizada na manhã desta terça-feira, 16. A iniciativa foi do vereador Raul Jungamnn (PPS), cuja intenção foi promover um debate entre o poder público, empresariado, blocos carnavalescos e a população. “A Prefeitura do Recife estabelece diretrizes para o período do Carnaval, levantando críticas e elogios, mas também muitas dúvidas com os procedimentos adotados”, justificou a realização do encontro.

O último encontro da Comissão de Legislação e Justiça no ano de 2014 foi realizado hoje à tarde (15). A reunião aconteceu em conjunto com a Comissão de Finanças. Onze projetos de Lei de autoria do Executivo foram analisados e receberam pareceres pela aprovação. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PRP); Erivaldo da Silva (PTC); Aderaldo Pinto (PRTB); Raul Jungmann (PPS); Gilberto Alves (PTN); Felipe Francismar(PSB); Henrique Leite (PT); Priscila Krause (DEM); Eurico Freire (PV) e Alfredo Santana (PRB).

Para disciplinar a atividade dos flanelinhas, especialmente no Recife Antigo, a Prefeitura da cidade elaborou projeto de lei para regulamentar a atuação desses “profissionais”. Mas, o vereador Marco Aurélio (SDD), ele próprio autor de um projeto regulamentando a atividade, ingressou com dois requerimentos na Câmara Municipal. Um sugere que a Guarda Municipal passe a atuar no Recife Antigo coibindo abusos dos flanelinhas e outro sugerindo que os controladores de trânsito, conhecidos como amarelinhos, passem a exercer o papel daqueles “profissionais” .

Aprovada desde o final de 2013, a lei sobre as cinquentinhas, motos de 50 cilindradas, até agora não foi regulamentada. Por isso, o vereador Eurico Freire (PV) cobrou ontem na Câmara do Recife a regulamentação da lei que institui o registro e licenciamento delas. Eurico também é autor de um projeto de lei que pedia a regulamentação desse transporte. Mas, posteriormente ao projeto dele, o Executivo enviou outro PL à Casa, que foi aprovado e sancionado pelo prefeito, no entanto não foi regulamentado.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 15, para comemorar o Dia da Bíblia. “Esta data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento - celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia”.

Após a deputada petista e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário criticar a Ditadura Militar, o deputado progressista Jair Bolsonaro fez discurso contra os direitos humanos dizendo à deputada que não a estuprava porque ela “não merecia”. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi contra o posicionamento do deputado e ressaltou que “o combate ao estupro é uma luta das mulheres há anos. O homem que foi eleito pelo povo para fazer lei, não pode fazer apologia a um ato criminoso como esse. A casa do povo não pode aceitar e deixar esse fato passar sem punição. É preciso que se tome uma providência para que acontecimentos como esses não voltem a acontecer.”

O vereador Jurandir Liberal (PT) dirigiu-se à tribuna hoje (15) para tratar de dois assuntos. O primeiro refere-se à proposta da Prefeitura de cadastramento dos flanelinhas no Recife. “Quando imaginei que o secretário João Braga cadastraria os flanelinhas eu achava que era uma forma de oportunidade de emprego para aquelas pessoas, a exemplo do ex-prefeito João Paulo, que capacitou moradores residentes da ponte do Limoeiro. Mas cadastrar para formalizar algo que é errado é um absurdo".

Para aprofundar as discussões sobre o projeto de lei 36/2014, de autoria do Poder Executivo, que propõe a criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (RECDA), uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, o vereador Raul jungamann (PPS) realizou reunião pública na manhã desta segunda-feira, 15. A reunião, no plenarinho da Câmara Municipal, contou com a presença do secretário de Finanças, Roberto Pandolfi, e equipe técnica, que vieram esclarecer pontos do projeto e tirar dúvidas, enquanto a matéria está aguardando pareceres das comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça.

Agradecer o cansaço das lutas e o descanso, as dificuldades e os benefícios alcançados neste ano de 2014. Agradecer foi o principal objetivo da reunião solene Manhã com Deus, promovida pela vereadora Michele Collins (PP ), nesta sexta-feira, 12. Ela destacou o quanto era preciso fortalecer a fé para enfrentar os obstáculos diários. “Há dias em que acordamos tristes, preocupados, querendo que o dia continue escuro. Mas Deus coloca a Sua mão poderosa para nos ajudar. Nós trabalhadores dessa Casa, somos servidores do Recife, podemos passar por dificuldades mas devemos crer que Deus se faz presente”, ressaltou a parlamentar, após uma oração e a citação de palavras da Bíblia.