Notícias

Os hotéis, restaurantes e bares do Recife terão que apresentar cardápios bilíngues. O projeto de lei, do vereador Augusto Carreras (PV), recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Para o autor, a proposta é “uma alternativa que qualifica e fideliza visitantes estrangeiros, porque facilita o atendimento e diminui as dificuldades de comunicação sofridas por muitos turistas’.

O deputado federal Inocêncio Oliveira, no décimo mandato parlamentar, não vai mais disputar cargos na política. A aposentadoria foi anunciada esta semana e repercutiu na Câmara do Recife. Correligionário de legenda, o vereador Romerinho Jatobá (PR)leu na reunião plenária desta terça-feira, 24, matérias publicadas na imprensa e destacou a trajetória de deputado, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Medicina, profissão que exerceu até 1974.

O vereador Maguari (PSB) repercutiu, na Tribuna desta terça (24), a visita que realizou na Vila dos Remédios. “Fui averiguar um fato que vem ocorrendo na Vila dos Remédios, em frente ao antigo Clube de Amadores. Lá me deparei com um problema que, na verdade, precisa ser corrigido. Todas as ruas estão obstruídas e as pessoas que residem na Vila estão perdendo seus móveis, desvalorizando o valor de suas casas, perdendo acessibilidade, enfim, todos estão em grande prejuízo com as águas que não tem o devido escoamento.”, disse.

O vereador Alfredo Santana (PRB) foi à tribuna na tarde desta terça (24) para abordar dois assuntos. O primeiro foi sobre o projeto RAABE, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). “Um belíssimo trabalho da IURD, idealizado pelo bispo Edir Macedo, que visa combater a violência contra a mulher. Aqui em Pernambuco, as RAABEs têm realizado trabalho magnífico com o Ministério Público de Pernambuco, fazendo com que a mulher seja respeitada e tida não como objeto. Mas, de fato, como ela é em sua essência: de suma importância para a sociedade.”, disse.

A falta de resposta a dois requerimentos encaminhados à Prefeitura do Recife pedindo informações sobre os pardais, que são as câmeras registradoras de multas, e sobre o Parque de Apipucos foi tema de pronunciamento do vereador Wanderson Florencio (PSDB) na tarde desta terça-feira, 24. “Esta é a quarta vez que subo à tribuna para falar sobre isso. Espero que a prefeitura continue respeitando essa Casa e possa responder de forma cabível e dando satisfação à população porque nossos pedidos têm fundamento e importância”, cobrou o parlamentar.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Em comemoração a essa data, várias ações promovidas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, foram realizadas. Na ocasião, aconteceu a divulgação da Campanha Municipal Respeite a Pessoa com Deficiência – Ela é Cidadã como você.

Dez projetos de lei serão votados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 24, prevista para começar às 15 horas. Dois deles são em discussão única: o de número 104/2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, secundária e coletora do Sistema Viário do Recife; e o 34/2013, do vereador Romerinho Jatobá (PR), que denomina Fernando José Melo Correia a próxima avenida ou praça a ser aberta no Recife.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (23), para discutir 15 matérias, dentre elas 9 Projetos de Lei Ordinária de autoria de vários parlamentares, 4 Projetos de Decreto Legislativo e 2 de autoria do Executivo. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite (PT), Raul Jungmann (PPS), Eriberto Rafael (PTC) e Romerinho Jatobá (PR).

Nas capitais do país, 370 mil pessoas são dependentes do crack e 40% delas estão no Nordeste. O tempo médio de uso é de oito anos, com um consumo de 16 pedras por dia. Os dados alarmantes foram trazidos ao plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Michele Collins (PP). Eles repercutiram uma pesquisa sobre o perfil dos usuários feita pela Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, do Ministério da Justiça.

Os vereadores Eurico Freire (PV) e Eriberto Rafael (PTC) assumem agora um novo desafio na Câmara do Recife. Eles foram nomeados Corregedor e Ouvidor do legislativo municipal. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. “Queremos fazer desta Casa o melhor parlamento do Brasil e essa escolha foi feita por todos os membros da Comissão Executiva e obedeceu a um consenso de uma casa política”, destacou Gomes.