Numa iniciativa que ressalta a disposição para agilizar a tramitação das matérias legislativas na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Legislação e Justiça zerou todos os vetos do Poder Executivo a projetos de lei ordinários que estavam pendentes. Eles foram distribuídos durante reunião na manhã desta quarta-feira, 20. “Estamos trabalhando com metas e vamos fazer desta uma comissão mais dinâmica”, anunciou o presidente, vereador Aerto Luna (PRP), que adotou como estratégia convocar até os suplentes para a reunião, distribuindo, para análise, os vetos, entre todos os componentes.
O resultado obtido com a descentralziação do carnaval chamou a atenção do vereador Estefano Menudo (PSB), pela força exibida durante os festejos. No total, segundo ele, foram investidos R$ 30 milhões para realização do evento, que contou com cerca de 1.500 apresentações, das quais 90% delas feitas por artistas pernamb ucanos. Ele disse que a cidade recebeu cerca de 781 mil visitantes e desse total 620 mil circularam todos os dias no bairro do Recife. “O prefeito mobilizou todas as secretarias. Só na limpeza, foram 700 servidores a mais que no ano passaado, contabilizando 1912 profissionais cuidando de todos os polos. Foram removidas 450 toneladas de resíduos sólidosa e 6,2 mil toneladas de recicláveis.
O vereador Marco Aurélio (PTC) criticou a forma como é feita a propaganda do governo federal sobre a seca no nordeste. Segundo ele, o problema é secular e até hoje nenhum governo enfrentou o problema de verdade. “Falta vontade política para fazer o que é preciso. Não posso deixar d ereconhecer que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez muito pelo nordeste, especialemnte Pernambuco, e que foi muito bem aproveitado pelo governador. Não estou criticando os governos passados do PT, mas sim afirmando que a propaganda é mal feita e mau gosto. O flagelo da seca atinge fortemente 126 municípios do Estado. Se quiserem, a vergonha da seca acaba”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) é a nova presidente da Comissão de Juventude em reunião realizada hoje (19), na Câmara. Durante o encontro, foram discutidas Políticas Públicas para a juventude. “Não só no aspecto de PP voltadas às atividades para a juventude, mas, especialmente, para a capacitação do mercado de trabalho. Precisamos dar acesso ao esporte, cultura e levar tudo isso para os bairros mais necessitados. Existem comunidades que não possuem espaço nem para brincar”, disse. A parlamentar ainda citou o exemplo da comunidade do Vintém, em Casa Forte, onde foi construída uma quadra embaixo do viaduto. “O ex-prefeito João da Costa transformou o local em um espaço de lazer e de saúde. Pode-se também inserir atividades lúdicas e aulas de futebol. Então, não é preciso elaborar um mega projeto. São atitudes como essa, simples, e que dão certo”, frisou.
Foi instalada na tarde de hoje (19), na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Saúde, para o biênio 2013-2014. O vereador Rogério de Lucca (PSL) foi nomeado Presidente; Almir Fernando (PCdoB), Vice-Presidente; Irmã Aimée (PSB), Membro Efetivo, e, como suplentes, os vereadores Eduardo Chera (PTN) e Jairo Britto (PT). Durante a primeira reunião do grupo, quatro projetos foram lidos, discutidos e que agora aguardam pareceres dos demais parlamentares. Foram eles: o que sugere o desfibrilador em clínicas e hospitais e o que cria a Frente Parlamentar de Combate ao Crack, ambos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT); a obrigatoriedade do teste da linguinha nos recém-nascidos, do vereador Jairo Brito (PT) e o PL de Estéfano Menudo (PSB), que restringe os limites de tolerância de emissão de monóxido de carbono em estacionamentos fechados, oficinas e autopeças.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) alertou, durante discurso no Pequeno expediente desta terça (19), sobre os animais que estão fazendo necessidades fisiológicas na praia de Boa Viagem. “As pessoas estão caminhando na orla com seus cachorros e estes estão urinando até na areia da orla. É bom deixar claro que a urina dos animais nos espaços públicos é prejudicial ao ser humano e aos animais também, pois muitas doenças podem surgir, mesmo o animal sendo vacinado”, disse.
Para ressaltar a relação de proximidade entre os poderes legislativo e executivo, o líder do Governo na Câmara, vereador Gilberto Alves (PTN), fez questão de ressaltar na terça-feira, 19, a vinda de vários secretários municipais à Casa. Parte do Grande Expediente da reunião da quarta-feira 20, será destinado a uma exposição do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, sobre as ações de impacto a serem adotadas no Recife. “Essa é uma determinação do prefeito de estabelecer um clima de discussão permanente e diálogo respeitoso, para que cada um possa dar sua contribuição proporcionar uma discussão sempre em favor do povo do Recife e da cidade”. Segundo ele, deverão vir à Câmara do Recife, entre os meses de março e abril, os secretários municipais de Educação, da Mulher, de Obras, de Saúde e de Direitos dos Animais, atendendo a convite desta Casa.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu a matéria exibida no último domingo pelo programa Fantástico que tratava dos riscos trazidos por carros abandonados em vias públicas. O vereador destacou que, em algumas cidades, há um prazo de 15 dias para o proprietário recolher o veículo, caso contrário ele será rebocado pela prefeitura. “O que trago aqui é um aviso de prevenção, para que prefeitura do Recife procure inspecionar toda a cidade em busca destes carros abandonados”.
O vereador Marco Aurélio (PTC) subiu à tribuna da Câmara para tratar de diversos assuntos. O primeiro deles foi o Carnaval. O parlamentar parabenizou o prefeito Geraldo Júlio e todos os servidores que trabalharam de alguma forma nos dias de folia, seja na produção da festa ou na limpeza e organização da cidade. “As comunidades foram atendidas, o frevo foi tocado e tenho certeza que no ano que vem será ainda melhor”.
Com o problema da energia elétrica do bairro da Boa Vista regularizado pela Companhia de Eletricidade de Pernambuco (Celpe), a Câmara Municipal do Recife realizará reunião oridnária na tarde desta terça-feira, 19 de fevereiro. Na ordem do dia estão 65 requerimentos, além de projetos de lei, para serem votados. Um dos requerimentos, de Priscila Krause (DEM), solicita a realização de audiência pública, no dia 5 de março, para discutir a Via Mangue. Outro, de Luiz Eustáquio (PT), pedirá a realização de audiência pública para debater“O planejamento do governo municipal no combate às drogas”.