Notícias

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 24, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife aprovou com ressalvas a prestação de contas da Prefeitura do Recife, relativa ao exercício financeito de 2001, que foi o primeiro ano da gestão do PT. “Só agora o Tribunal de Contas do Estado enviou as contas ocorrida há 10 anos, para a Câmara. Por isso somente agora pudemos dar o nosso parecer. A primeira Câmara do TCE julgou procedentes as contas e as aprovou. Quem somos nós para dizer o contrário?”, questinou o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB), que também foi relator do processo.

Exatamente às 11h45 desta quinta-feira, 24, os ex-moradores da comunidade do Bom Jesus, que estavam acampados desde a tarde de ontem no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife, deixararam o local. Eles informaram que estavam seguindo num ônibus para o prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, onde iriam se juntar a outra parte do grupo de moradores que já estava na sede da PCR desde o início da manhã.

O hall de entrada da Câmara Municipal está ocupado por moradores da comunidade Bom Jesus desde o início da tarde desta quarta-feira, 23. Eles vieram a Casa solicitar uma intermediação com a Prefeitura do Recife que os retirou da ocupação localizada no teto e na lateral do túnel Augusto Lucena, em Boa Viagem. Após receber e ouvir os moradores as vereadoras Marília Arraes (PSB) e Vera Lopes (PPS), se dirigiram à Prefeitura, onde se juntou ao grupo a vereadora Aline Mariano (PSDB), para se reunirem com o coordenador de Política do Governo, André Campos, e a diretora de Controle Urbano (Dircon) Maria José de Biase. O resultado da reunião – que durou mais de duas horas – foi comunicado por Aline Mariano aos moradores e eles decidiram permanecer na Câmara.

Um grupo de moradores que foi despejado na manhã desta quarta-feira, 23, na comunidade Bom Jesus, localizada nas proximidades do túnel Augusto Lucena, bairro de Boa Viagem, ocupou o hall de entrada da Câmara Municipal do Recife nesta tarde. Eles buscam um diálogo junto a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) e a Diretoria de Controle Urbano (Dircon), por meio do Legislativo Municipal.

Para homenagear o dia mundial dos escoteiros, comemorado em 23 de abril, dia de São Jorge, patrono do movimento, o vereador Aerto Luna (PRP) concedeu uma placa comemorativa ao dia, em reunião solena na Câmara do Recife. Ao todo, existem no Estado 30 grupos de escoteiros, sendo 11 no Recife, contando com um total de 1.418 registros em Pernambuco e 519 no Recife.

Dois projetos de lei, sendo um de 2010 e outro deste ano, foram discutidos na reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 23. A abordagem das matérias é diferente entre si, mas o assunto é conflitante e por isso vai exigir uma anáilise mais profunda antes de receber o parecer do relator. Um dos projetos é da vereadora Priscila Krause (DEM), que altera a Lei das Calçadas por transferir para o poder público a responsabilidade na manutenção das calçadas do Recife e o outro é de autoria de Aline Mariano (PSDB), que estabelece critérios técnicos e parâmetros para a construção dessas vias públicas.

Militantes do Partido dos Trabalhadores, partidários do prefeito João da Costa, lotaram na tarde desta terça-feira 22, o plenário da Câmara do Recife e impediram com gritos e vaias vereadores petistas, contrários ao prefeito, de terminar seus discursos. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi o primeiro a falar sobre o resultado das prévias do PT. Ele faz parte da tendência Alternativa Socialista Democrática, que apoia o prefeito, e foi aplaudido durante seu discurso a favor do resultado. No entanto, o vereador Josenildo Sinesio (PT), contrário a João da Costa, foi impedido de discussar pelos gritos e vaias da plateia. A sessão foi suspensa a pedido do vereador Augusto Carreras (PV), primeiro secretário da Casa, e acatado pelo presidente Jurandir Liberal (PT).

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu a tribuna da Câmara no pequeno expediente desta tarde, para repercutir mais uma vez, a situação da reforma do Teatro do Parque. Segundo ela, mesmo após ter realizado uma denúncia há um mês, o local ainda encontra-se em situação de abandono e isso se dá devido a um problema em relação a uma emenda parlamentar do deputado Maurício Rands.

A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que entrou com um Pedido de Informação à Prefeitura do Recife, junto com o Presidente do PPS, Raul Jungmann. “Queremos saber quantos cargos comissionados e salários a Prefeitura possui, quais são as empresas terceirizadas, os nomes dos empregados, onde estão atuando e o valor de cada contrato. E, ainda, qual é o total de concursados e seus respectivos salários. As licitações feitas pela PCR e os contratos que não foram feitos através de licitações também deverão ser esclarecidos”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) criticou a Marcha da Maconha ocorrida ontem (20), no Recife. “Mais uma vez houve a marcha que faz apologia ao uso de drogas, ao crime. Estamos numa epidemia de drogas, de crack, e nós que temos compromisso não podemos aceitar que esse tipo de coisa aconteça na nossa sociedade. Sabemos muito bem como isso tem prejudicado nossas famílias, que perdem pessoas queridas”, disse.