Estão na ordem do dia desta segunda-feira, 19 de março, 18 projetos de lei que serão apreciados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h.Dois deles serão avaliados em votação secreta e dependem da maioria absoluta dos vereadores que estiverem em plenário, conforme determina o Regimento Interno, pois se tratam de vetos do Executivo. Ambos os vetos foram dados a projetos do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) , sendo um que dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de carteiras escolares adaptadas para alunos canhotos nas escolas municipais e outro que dispõe sobre a instalação de banheiros públicos nas estações de metrô do Recife.
Com o plenário e galerias lotados por sindicalistas, a Câmara Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (16), por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), uma sessão em homenagem aos 23 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev). A entidade representa cerca de 10 mil trabalhadores que atuam no setor da seguridade social no Estado.
Para ouvir sugestões e propostas da sociedade, a Comissão Especial de Mobilidade Urbana do Recife realizou audiência pública com taxistas e empresário do setor – a primeira de seis que estão previstas com os segmentos de mobilidade - na manhã desta sexta-feira, 16, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, apresentou um documento com oito propostas de melhorias no sistema de táxi. “Essas alternativas estão sendo estudadas com participação de parceiros e o tema é de extremo interesse da categoria. Estaremos sempre buscando ideias que contribuam para uma melhor qualidade no deslocamento dos cidadãos que aqui vivem”, afirmou.
Reunião solene proposta pelo vereador Múcio Magalhães (PT), na Câmara do Recife, comemorou na tarde desta quinta-feira 15, os 100 anos do Partido comunista Brasileiro e os 112 anos de Gregório Bezerra. O PCB foi fundado em 25 de março de 1922 e é hoje o mais antigo em atividade no Brasil. Ele foi criado em um Congresso em Niteroi, Rio de Janeiro, com a participação de nove delegados representando diversos estados brasileiros, entre eles Cristiano Cordeiro, do Recife.
Na tarde desta quinta-feira, 15, o Parlamento Jovem do Recife realizou a sua segunda reunião deste ano, no plenarinho da Casa. A mesa diretora abriu as discussões cobrando mais participação e assiduidade dos vereadores jovens e também definindo ações de planejamento e estruturação.
Por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), a Câmara do Recife recebeu na tarde desta quarta-feira 14, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública “ e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo ele, o sistema de saúde brasileiro é composto por um grande sistema público gerido pelo governo, o SUS, pelo sistema privado e por fundos de seguros. Ele foi criado em 1988 pela Constituição Federal e reconhece o direito universal, a integralidade e a equidade na saúde.
Recentemente alguns acidentes aconteceram no Recife e em outras localidades do país envolvendo prédios e vitimando várias pessoas. Diante disso, o vereador Múcio Magalhães (PT) fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira, 13, em comemoração a aprovação na Câmara Federal, da medida provisória (MP) 547 de 2011, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e autoriza a criação do Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres.
Na tarde desta quarta-feira, 14, o vereador Estéfano Menudo (PSB) ocupou a tribuna da Casa, para repercutir a assinatura de um convênio por parte do governo do Estado e da prefeitura do Recife ao programa federal Crack é possível vencer. Ele ressaltou que o principal objetivo do programa é articular melhor os setores da segurança pública, assistência social e saúde, com o intuito de tornar mais eficaz o combate ao tráfico de drogas, ampliar as atividades de prevenção e a oferta de tratamento ao usuário.
Na última reunião ordinária desta semana, hoje, a partir das 15h, a Câmara Municipal do Recife aprecia oito projetos de lei. Serão cinco em discussão única, dois em primeira votação e outros dois em segunda. Além da apreciação dessas matérias, parte do grande expediente da reunião plenária será destinada para o lançamento, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), da Campanha da Fraternidade de 2012, que tem o tema “Fraternidade e Saúde Pública”.
“Venho a essa tribuna para fazer menção da homenagem que estarei realizando na próxima sexta-feira, 16, aqui no plenário da Casa, em uma reunião solene dos 23 anos do Sindsprev”. Assim abriu seu discurso na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Luiz Eustáquio (PT). “É um sindicato que tem contribuído para a mudança nessa sociedade, porque foi com a luta deles e de outros, que pudemos mudar a forma de governo que existia nesse país” completou.