Notícias

Alunos do curso de Direito da Universo visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (25) para conhecer de perto o funcionamento do Poder legislativo Municipal, saber como se dá a tramitação das matérias legislativas e as atribuições políticas e administrativas dos parlamentares. Recebidos pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que é presidente da Comissão de Legislação e Justiça, os cerca de 60 estudantes também assistiram à reunião Ordinária, quando tiveram oportunidade de acompanhar os discursos, debates e votações de requerimentos e projetos de lei.

Reconhecido pela dedicação e competência no tratamento de transtornos mentais com abordagem humanizada, o médico psiquiatra Pedro Cerqueira Russo recebeu, na noite desta segunda-feira (24), a Medalha de Mérito José Mariano, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Presidida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), a solenidade foi realizada no plenário da Câmara do Recife e contou com a presença de amigos e familiares do homenageado.

Uma audiência pública foi promovida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), na tarde desta segunda-feira (24), no plenarinho da Câmara do Recife, para discutir o tema: “Os limites da fiscalização política em unidades de saúde: direitos, deveres e condutas”. Vários sindicatos, entidades, órgãos, parlamentares e profissionais de saúde estiveram presentes.

Dois requerimentos de autoria da vereadora Kari Santos (PT) foram tema de debate nesta segunda-feira (24), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna, a parlamentar discutiu as matérias de nº 1.087/2025, que pede ao Governo do Estado a interrupção da concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) à iniciativa privada, e 1.388/2025, que trata de um pedido de alteração do Plano de Cargos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de saúde ambiental e combate às endemias (ASACE). Aprovados, os pedidos também foram alvo de discursos dos vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Luiz Eustáquio (PSB), Júnior de Cleto (PSB), Rinaldo Junior (PSB), Cida Pedrosa (PCdoB) e Alef Collins (PP).

O vereador Eduardo Mota (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (24) para tratar de uma negociação entre Prefeitura do Recife e Governo Federal que vai resultar na injeção de R$ 900,4 milhões na educação do município já a partir de 2025. Assinado na última quinta-feira (20), o acordo serviu para encerrar uma demanda judicial sobre o pagamento de verbas do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Para Eduardo Mota, a chegada dos recursos se deve à capacidade de articulação do prefeito João Campos (PSB). “Graças às negociações conduzidas por ele, nossa cidade dará um salto ainda maior na educação, com investimentos maciços, principalmente, na educação integral e na educação inclusiva”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o requerimento de nº 1.404/2025, de sua autoria. O pedido, aprovado em plenário, concede voto de aplausos e congratulações aos pernambucanos Gabriel Mascaro (cineasta) e Tibério Azul (roteirista), pela premiação com o Urso de Prata pelo filme “O Último Azul”, no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025. “O filme deles vai fazer exatamente nós pensarmos e sairmos muito mais conscientes do cinema. Que o Urso de Prata seja apenas o início de uma longa carreira que esse filme vai trilhar mundo afora”, afirmou.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o vereador Eduardo Moura (Novo) reforçou a importância de o parlamentar cumprir a prerrogativa de fiscalizar órgãos públicos. Ele disse que recebeu uma informação, através de uma mensagem de whatsApp, dando conta de que tal prerrogativa está tendo restrições pela gestão municipal. "Um áudio que eu recebi muito sério, de uma gestora de uma unidade de saúde dizendo que recebeu uma ordem expressa da Procuradoria-Geral do Município colocando a ordem de que parlamentares não poderiam fazer a fiscalização, a menos que fosse marcada e autorizada por alguém”, afirmou.

Os relatos e as notícias de problemas ligados à gestão da rede municipal de ensino público foram discutidos por diversos parlamentares da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (24). O tema foi primeiramente levantado pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), mas o debate também teve contribuições dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Thiago Medina (PL).

O requerimento nº 1520/2025, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), concedendo voto de aplausos e congratulações a Rafael Câmara, automobilista pernambucano, foi destacado pelo autor da proposição, durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (24). A matéria foi aprovada. “Rafael Câmara tem levado as bandeiras do nosso estado e da nossa cidade mundo afora. Ele que nasceu no Recife, hoje tem 19 anos, começou no kart em 2014 e conseguiu títulos extremamente importantes como o de Campeão Brasileiro de Kart em 2018. Quando entrou no automobilismo, foi campeão europeu da fórmula regional em 2024 e vice-campeão de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos. Ele representará o Brasil na Fórmula 3 em 2025 pela equipe Trident. É preciso reconhecer que grandes atletas pernambucanos, como é o caso de Rafael, são motivos de muito orgulho para nós do parlamento recifense".

Há cinco anos, mergulhado no caos da pandemia da covid-19, o Brasil batia recorde de mortes diárias causadas pelo coronavírus. Para prestar homenagem aos profissionais que desempenharam funções no setor da saúde durante o período da grande emergência de saúde mundial, um requerimento de autoria da vereadora Flávia de Nadeji (PV) foi debatido na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (24). O requerimento de número 1218/2025 concedeu voto de aplausos aos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente durante a pandemia, em especial aos profissionais que desempenharam e ainda desempenham suas funções no município do Recife.