A votação de 83 requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária desta segunda-feira (11), na Câmara Municipal do Recife provocou debates sobre vários assuntos constantes em suas solicitações. A parlamentar discutiu três temas das proposições apresentadas: abuso infantil, pessoas em situação de rua e blocos líricos. Outros vereadores abordaram esses assuntos e outras questões, como serviços de infraestrutura urbana e desabastecimento de água na Zona Norte da cidade.
Uma emenda supressiva da Comissão de Legislação e Justiça ao projeto de lei número 166/2025 que institui o “Mês Agosto Verde” no Calendário Oficial de Eventos do Município gerou debate na primeira votação da matéria, durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11). O Agosto Verde estabelece um mês dedicado à prevenção aos acidentes de trabalho. Participaram das discussões, os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Thiago Medina (PL), Eduardo Moura (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e o autor do projeto de lei, vereador Luiz Eustáquio (PSB) que, ao final das discussões, pediu para adiar a votação da matéria.
Com o plenarinho lotado, a Câmara Municipal do Recife promoveu, por iniciativa do vereador Alef Collins (PP), uma reunião pública para tratar sobre políticas públicas e legislações em defesa dos animais. O encontro contou com a participação de diversos ativistas da causa animal, além de vários parlamentares que também atuam em defesa dos animais.
Assédio moral e o adoecimento da categoria bancária em Pernambuco foram os assuntos destacados na reunião pública promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), na tarde desta segunda-feira (11), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “O debate público sobre esse tema se faz urgente para dar visibilidade a essa realidade, ouvir os trabalhadores e especialistas, e estimular a construção de políticas públicas e medidas institucionais que promovam ambientes de trabalho mais saudáveis”, disse a parlamentar.
Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Advogado foi celebrado na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (11), pelo vereador e também advogado Samuel Salazar (MDB). Ele aproveitou a data para destacar a importância e a contribuição da Faculdade de Direito do Recife, que tem o curso jurídico mais antigo do Brasil e que formou nomes relevantes como o político, diplomata e advogado Joaquim Nabuco, o abolicionista e patrono da Câmara Municipal José Mariano Carneiro da Cunha e o autor do primeiro código civil do País Clóvis Beviláqua, entre outros. “Essas referências me fizeram seguir esse caminho”, frisou Samuel Salazar ressaltando ainda que “não se faz justiça sem a presença de um operador do direito, sem a presença de um advogado. Então preciso enaltecer essa carreira importantíssima, que é essencial para que se faça justiça no nosso País”.
A construção do Parque Eduardo Campos, localizado no bairro do Pina, foi tema de pronunciamento do vereador Thiago Medina (PL), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Ele repercutiu um relatório de auditoria feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) que, segundo o parlamentar, foi baseado em denúncia feita pelo seu gabinete. Thiago Medina disse que o relatório aponta supostas irregularidades na obra como superfaturamento por quantidade, despesa indevida e baixa qualidade dos serviços executados. “A equipe técnica do Tribunal de Contas foi na obra seis vezes", ressaltou. Ele cobrou ainda o cumprimento do contrato e do cronograma da obra.
A vereadora Kari Santos (PT) aproveitou a passagem do Dia do Estudante de Direito para destacar a importância do trabalho realizado por voluntários em cursinhos populares na preparação de estudantes de baixa renda para o vestibular. Na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (11), a parlamentar também enalteceu um voto de aplausos, de sua autoria, à professora, mestra e doutora em Direito, Maria Lúcia Barbosa.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na tarde desta segunda-feira (11), e realizou a análise e aprovação de 12 proposições, além da distribuição de outras 21. Dentre os projetos aprovados, está o de nº 180/2025, que institui Programa QualificaMãe Recife – Programa de Qualificação para Mães Atípicas. O encontro foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a presença do vereador Felipe Alecrim (Novo).
O vereador Eduardo Moura (Novo) deu início aos pronunciamentos da reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), apontando problemas na atual gestão da Prefeitura e na gestão passada. Em defesa, o vereador Rinaldo Junior (PSB) também ocupou a tribuna e fez as suas considerações. Dentre os assuntos abordados, a adoção da rua do Bom Jesus e denúncia do Ministério Público Federal (MFPF) por fraudes na contratação de materiais médico-hospitalares durante a pandemia de covid-19.
O projeto de decreto Legislativo (PDL) nº 22/2025, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), que concede o Título de Cidadão do Recife para o jornalista Fábio Araújo, foi destacado durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Ao defender a iniciativa, o autor da proposição foi aparteado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que corroborou com a relevância da atuação do profissional no Recife.