Uma audiência pública tendo como tema “Arte na Rua e O Circo no Recife: a arte nas ruas e a infraestrutura, acesso à educação, saúde e programas sociais para o circo popular” foi realizada no plenarinho, na tarde desta segunda-feira (29), numa iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Vários artistas, fazedores de cultura e representantes do poder público fizeram parte do debate. “É fundamental sistematizar políticas que reconheçam e garantam condições dignas para a realização de atividades culturais nesses espaços, assegurando sua permanência como parte viva da paisagem e da identidade da cidade”, ressaltou Cida Pedrosa.
Sob a presidência do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e com a presença do vereador Zé Neto (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife reuniu-se nesta segunda-feira (29), e realizou a análise e aprovação de oito projetos de lei Ordinária, além da distribuição de outras oito proposições. Entre os aprovados, está o PLO nº 314/2025, da vereadora Flávia de Nadegi (PV), que institui o Programa de Enfrentamento à Violência na Primeira Infância, no âmbito do Município do Recife e dá outras providências.
A Câmara do Recife rejeitou nesta segunda-feira (29), por 14 votos a nove, o requerimento nº 7.967/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). Na proposta, a parlamentar fazia um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que fossem adotadas medidas para redefinir a localização da Escola de Sargentos do Exército a ser construída na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Durante a discussão, tanto Liana Cirne quanto a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) defenderam estudos para construir a unidade militar em uma área sem riscos ambientais.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna para defender e destacar a importância do seu mandato. “Eu quero deixar claro aqui que eu tenho uma história de vida. Estou no meu sexto mandato de vereador, assumi como deputado estadual durante 45 dias, mas foi na luta. Eu fui forjado no movimento popular, movimentos sociais, sindical. Não tive pai que me elegeu, quem me elegeu foi o povo que reconhece a nossa luta, o nosso trabalho", disse. "Eu quero deixar claro que eu fico indignado quando vejo nas redes sociais [de um parlamentar] coisas que querem diminuir a imagem de um outro vereador.", afirmou.
A abertura de uma licitação para ampliar o sistema de bicicletas compartilhadas do Recife rendeu elogios por parte do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Nesta segunda-feira (29), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o vereador ocupou a tribuna da Casa para tratar do tema. De acordo com ele, o investimento de R$ 102 milhões anunciado pela Prefeitura no final de semana vai expandir a frota de bicicletas de 700 para 960 unidades, o que inclui 240 bicicletas elétricas. Já o número de estações do sistema deve saltar de 79 para 120 pontos, beneficiando bairros antes não atendidos, como Ipsep, Várzea e Curado. “É algo inovador, é algo importante que o prefeito da cidade está fazendo. A população já aderiu a esse sistema e tem participado”.
Os transtornos que vêm acontecendo no Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste da cidade, sempre que alaga, foram abordados pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29). A recorrência dos alagamentos no local se dá porque as bombas de drenagem foram danificadas devido ao acúmulo de lixo. O parlamentar disse que o vice-prefeito fez um vídeo sobre o assunto. "Ele mostra várias matérias de que o Túnel alaga e que parece que algo pode não estar certo, e ele fala basicamente que a Prefeitura vai ajeitar um Túnel que não é de responsabilidade dela, mas do Governo do Estado. Não, o Túnel não é de responsabilidade do Governo do Estado", disse o parlamentar.
O vereador Fred Ferreira (PL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (29) para tecer uma série de críticas à Prefeitura da capital pernambucana. Em seu discurso durante a reunião plenária desta manhã, o parlamentar mencionou como pontos negativos da atual administração um aditivo recente para a construção do Hospital da Criança, a piora em um ranking de saneamento básico promovido pelo Instituto Trata Brasil e os gastos com propaganda do município. “Em propaganda é muito bom, profissional nisso, nesse setor. Mas a administração deixa muito a desejar”.
A Câmara Municipal do Recife discutiu e aprovou o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 24/2025, que dispõe sobre a autorização para cessão onerosa de direitos creditórios originados de créditos tributários e não tributários, inclusive quando inscritos em dívida ativa do município do Recife e dá outras providências. A matéria, que tramitou em regime de urgência, foi aprovada em primeira e segunda discussão nas reuniões Ordinária e Extraordinária realizadas nesta segunda-feira (29). Participaram do debate na tribuna da Casa a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Felipe Alecrim (Novo), Rinaldo Junior (PSB), Eduardo Moura (Novo) e Samuel Salazar (MDB). O debate contou ainda com apartes dos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Thiago Medina (PL) e Júnior de Cleto (PSB).
O vereador Thiago Medina (PL) fez uma observação, na tribuna, sobre as obras que estão sendo realizadas na orla da praia de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Ele teceu críticas sobre o atraso do serviço, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (29). “A Prefeitura fez a entrega da primeira etapa da orla de Boa Viagem, algo grandioso, uma obra de milhões de reais só que não vi ninguém inaugurando. Era para ser entregue dia cinco de dezembro do ano passado, então atrasou 10 meses. Já foram gastos mais de R$ 100 milhões de reais e o prefeito falou que entregaria uma etapa a cada quatro meses".
A apresentação do requerimento nº 9270/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), concedendo voto de aplausos a Ana Caroline Campagnolo, deputada estadual em Santa Catarina, gerou debate na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). Diversos parlamentares discutiram a proposição, mas ela terminou sendo rejeitada. A discussão foi causada porque a parlamentar catarinense foi lembrada, no plenário, como “uma perseguidora de professores e professoras” enquanto o voto de aplauso reconhecia “a sua valiosa contribuição à educação, à formação intelectual de jovens e à presença corajosa e coerente de mulheres na vida pública”.