Notícias

Iluminação pública, limpeza de rua e canaleta, tapa-buraco e troca de tampa de bueiro são alguns dos serviços solicitados pelo vereador Paulo Muniz (PL), na Câmara Municipal do Recife, para ruas do bairro do Pina, na Zona Sul da capital, através de requerimentos aprovados em plenário. As proposições são direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e, conforme o parlamentar, buscam dar mais qualidade de vida aos moradores da localidade.

Disponibilização de salas de aula em escolas públicas, nos Centros Comunitários da Paz (Compaz), além do apoio logístico e de estrutura para manutenção de cursinhos populares. Essas são algumas das medidas previstas no Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº378/2025, que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), prevê a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares (RMCP).

Servidoras e funcionárias públicas do município do Recife com sintomas graves associados ao ciclo menstrual podem ganhar direito a até dois dias consecutivos de licença por mês, sem prejuízos à sua remuneração ou a outras prerrogativas funcionais. É isso que propõe o projeto de lei nº 489/2025, apresentado à Câmara do Recife pelo vereador Osmar Ricardo (PT). A matéria será analisada pelas comissões permanentes da Casa e, em seguida, votada pelo plenário.

Com 75 anos de história, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A iniciativa, trazida pelo projeto de lei nº 462/2025, é da vereadora Natália de Menudo (PSB) que justifica a proposta ressaltando as relevantes atividades sociais e assistenciais da entidade no município.

Adoção de medidas permanentes de promoção do respeito e de enfrentamento do racismo em espaços privados de convivência, esportes e lazer situados no Recife, através de informações educativas visíveis ao público e da disponibilização de canais de denúncia acessíveis e eficazes. Essa é a finalidade do projeto de lei nº 476/2025, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), em tramitação na Câmara Municipal.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos no mundo, sendo o suicídio a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, o Ministério da Saúde registra, em média, mais de 14 mil mortes por suicídio por ano, o que corresponde a cerca de 38 casos por dia. Os números preocupantes embasam a justificativa do projeto de lei nº 430/2025, que busca instituir a “Patrulha da Saúde Mental” no município. De autoria da vereadora Liana Cirne (PT), a proposta já está em tramitação na Câmara do Recife.

Ao longo de 2025, o bairro do Jordão esteve entre as principais preocupações do vereador Júnior Bocão (PSD). Ao todo, a localidade foi o foco de 172 dos 225 requerimentos protocolados no ano passado pelo parlamentar. Pavimentação, drenagem, serviços de saneamento e a implementação ou melhoria de equipamentos públicos foram algumas das reivindicações apresentadas por Júnior Bocão à Câmara Municipal do Recife.

O vereador Júnior de Cleto (PSB) apresentou, na Câmara Municipal do Recife, diversos requerimentos para melhorias em ruas do bairro de Água Fria, na Zona Norte da capital. Os pedidos são destinados à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e tratam de recuperação de concreto, limpeza e capinação dentre outras benfeitorias.

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) protocolou, na Câmara Municipal do Recife, dois projetos de lei Ordinária (PLOs) que versam sobre o projeto "Cozinha Solidária", instituído pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em 2021, durante a pandemia da covid-19. O primeiro é o PLO de nº 181/2025, que institui o Dia Municipal das Cozinhas Solidárias, e o segundo é o PLO de nº 339/2025, que institui o Programa Cozinha Solidária no Município.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) apresentou uma série de requerimentos solicitando à Compesa e à Prefeitura do Recife, por meio da EMLURB, a realização de serviços em ruas do bairro do Ibura. As propostas foram aprovadas por unanimidade em plenário e os pedidos já foram encaminhados aos órgãos competentes.