Nesta segunda-feira (28), na reunião plenária da Câmara do Recife, foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei de número 213/2024, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a História e a Memória Cultural do Mercado de São José, localizado no Bairro São José, no Recife.
Ao pedir destaque de quatro leis municipais do Recife, num conjunto de 22, que estavam previstas para serem revogadas sob a alegação de que estão ociosas, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) impediu que elas fossem votadas em primeira discussão na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (28). A iniciativa do revogaço foi do vereador Paulo Muniz (PL), para quem muitas leis e decretos que estão em vigor não têm mais eficácia e que “o excesso de leis inúteis e obsoletas contribui para a burocracia, para o desincentivo ao empreendedorismo e para a corrupção”.
As negociações para o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino do Recife, bem como dos servidores públicos municipais foram defendidas em discursos proferidos pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Ana Lúcia (Republicanos), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (28).
Uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2025, de iniciativa da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil, foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (28). A moção é o que propõe o requerimento de número 1462/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que deu início aos debates, do qual fizeram parte a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e os vereadores Gilson Machado Filho (PL) e Rinaldo Junior (PSB).
A falta d’água no bairro de Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, foi criticada pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (28). Ele disse que os moradores realizaram um protesto para cobrar o abastecimento. “A comunidade fechou a principal rua, a Avenida Uriel de Holanda, porque não aguenta mais a falta d’água. A gente, como porta-voz do povo, vem aqui chamar a atenção do poder público, do Governo do Estado, para que olhe por quem precisa. As comunidades pedem socorro com a falta d’água no Recife. Tem rua em Linha do Tiro que está há 100 dias sem água. Tem rua que está há quatro meses. Compesa, coloque água na torneira do povo”, pediu.
O primeiro aniversário de funcionamento do Compaz Paulo Freire, localizado no Ibura, Zona Sul do Recife, foi comemorado pelo vereador Eduardo Mota (PSB), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (28). “Em um ano, o Compaz do Ibura é um sucesso e já ultrapassou a marca de 10 mil inscritos e mais de 273 mil atendimentos. A média tem sido de 737 serviços ofertados diariamente. Em março, por exemplo, aquele Compaz bateu o recorde, com 1.158 atendimentos”, disse. O Compaz Paulo Freire, segundo ele, oferece cursos, promove rodas de conversa e de inclusão, aula de esportes, disponibiliza serviços básicos que são ofertados pelo Cras, Crea, Junta Militar e Procon, tem sala de empreendedor, Programa Qualifica Recife e atividades culturais. “A Rede Compaz é um orgulho do Recife, que promove cidadania, educação e combate à violência, com inovação e acolhimento”. Ele destacou que, além das cinco unidades de Compaz existentes no Recife, mais uma, a do bairro do Pina, também na Zona Sul, “será entregue em breve”.
As mulheres influentes no mundo digital foram homenageadas nesta quinta-feira (24), no plenário da Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). A solenidade, presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), celebrou 33 mulheres influencers com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado por elas, que inspiram outras mulheres a terem hábitos mais saudáveis e influenciam na discussão sobre o empoderamento feminino e o empreendedorismo.
Para debater a prevenção da violência de gênero contra a mulher e ao mesmo tempo disponibilizar o Poder Legislativo como espaço democrático para a discussão e a conscientização sobre esse grave problema social, que registra dados alarmantes na Região Metropolitana, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na tarde desta quinta-feira (24). Com o tema “Prevenir é a Melhor Solução: O Combate à Violência contra a Mulher”, o evento foi uma iniciativa da vereadora Lina Cirne (PT), para quem a prevenção salva vidas, “mas também contribui para a construção de um ambiente onde todas as mulheres possam viver sem medo de agressões”.
Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB) e com a presença dos vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (23). O colegiado realizou a análise de 21 projetos de lei Ordinária, sendo nove com parecer pela rejeição e 12 pela aprovação. Entre os aprovados, está o PLO de nº 46/2025, do vereador Carlos Muniz, que tem como objetivo não divulgar, no Portal da Transparência, a lotação ou setor de trabalho de servidoras do município que estejam com medidas protetivas.
A Câmara do Recife celebrou nesta terça-feira (22), com uma reunião solene, o Dia Estadual Mulher Evidência, que acontece anualmente em 30 de abril. A cerimônia, de iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), prestou homenagem às mulheres agraciadas pelo prêmio criado em 2010 pela idealizadora do projeto, Cláudia Montes. A vereadora Natália de Menudo (PSB) conduziu a solenidade no plenário da Casa de José Mariano.