As motocicletas e motonetas podem vir a ter faixa exclusiva para circulação nas principais vias do Recife. Essa medida, que ainda precisa ser referendada por outras comissões e pelo plenário, foi aprovada pela Comissão de Segurança Cidadã, que realizou reunião na tarde desta terça-feira (29). O colegiado analisou apenas o mérito da proposta e entendeu que esta iniciativa tem condições de ordenar o trânsito, garantir menos acidentes e facilitar o tráfego de carros. Com os corredores exclusivos de motos as outras faixas ficariam disponíveis para o tráfego dos carros.
A falta de avanços na política de mobilidade urbana da capital foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil) na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária terça-feira (29). Na ocasião, o parlamentar solicitou o atendimento de quatro requerimentos de sua autoria que pedem atenção às faixas azuis municipais, como os corredores exclusivos de ônibus são conhecidos. Ao plenário, ele também defendeu uma união de esforços entre a Prefeitura e o Governo do Estado em prol da mobilidade do Recife.
O líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio e assessores, que apura compras que teriam sido realizadas no decorrer da pandemia da covid-19. As compras teriam sido objeto de investigação da Operação Bal Masqué, da Polícia Federal. “Depois de uma análise aprofundada e um conjunto de provas robustas, o MPF confirma os crimes do maior escândalo de corrupção da história do Recife”, disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (29).
O vice-líder do Governo na Câmara do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB) contestou as acusações feitas em plenário contra a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio, no inquérito que apura possíveis desvios de cerca R$ 10,8 milhões na compra de máscaras, toucas e aventais na pandemia da covid-19, que originou a Operação Bal Masqué, da Polícia Federal. “As acusações foram feitas nesta tribuna com base na leitura de uma matéria de jornal. O vereador que acusou fez o papel do Ministério Público e do Judiciário, ao mesmo tempo, pois julgou e condenou, tudo de uma vez, em apenas 15 minutos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (29).
A vereadora Liana Cirne (PT) destacou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado nesta terça-feira (29), e que tem como principal objetivo o combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. “São 27 anos desde que se celebrou a data pela primeira vez no Brasil. Trago este tema à tribuna porque quando as mulheres pedem visibilidade é porque essa negação tem sido causa de muitas violências”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife.
Celebrado anualmente em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado na tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), durante a reunião plenária desta terça-feira (29), quando o parlamentar também chamou a atenção para um projeto de lei que trata sobre a temática e está tramitando nas comissões. O projeto de lei número 215/2021, dispõe sobre ações de conscientização acerca dos malefícios do cigarro eletrônico nas escolas e nas universidades da rede municipal pública e privada. “É importante fazermos esse alerta aos jovens de que o cigarro faz um mal danado à saúde”, disse.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada nesta terça-feira (29), para destacar à audiência pública que irá discutir a ampliação das delegacias especializadas de atendimento à mulher. O evento, de autoria da parlamentar, será realizado no plenarinho, às 15h. “Que os demais parlamentares estejam presentes e será muito importante, inclusive, ter a participação da bancada feminina dessa Casa”.
Propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à saúde mental e emocional das pessoas no Recife. Esse é o objetivo da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Emocional, proposta pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) por meio do projeto de resolução nº 15/2023. A parlamentar ocupou a tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (28) para tratar da matéria, após discurso sobre o tema proferido pela vereadora Aline Mariano (PP).
Na bagagem, 28 trabalhos gravados, sendo três LPs, seis DVDs, 19 CDs e, ainda, um Disco de Ouro com a música “Balança o Saco”, entregue no programa do Chacrinha. Em reconhecimento aos 48 anos de criação, a Banda Som da Terra foi homenageada na tarde desta segunda-feira (28), na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O grupo, que é um dos mais tradicionais da música pernambucana, tem um estilo que pode ser definido como MPB de sotaque regional, coleciona uma gama de composições que abrange os gêneros da cultura popular.
Promulgada em julho do ano passado, a Lei Paulo Gustavo (LPG) – como é conhecida Lei Complementar 195/2022 – vai direcionar cerca de R$ 100 milhões ao Governo de Pernambuco para editais em cultura. Entretanto, os prazos para a apresentações dos certames publicados pelo Estado provocaram reações da classe, que repercutiram na Câmara do Recife nesta segunda-feira(28). Durante a reunião plenária, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) levou o tema à tribuna ao discutir dois requerimentos de sua autoria e do vereador Ivan Moraes (PSOL).