Notícias

Uma audiência para tratar das políticas públicas para as artes visuais no Recife foi realizada na manhã desta quarta-feira (23), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e diversos profissionais do setor cultural puderam dialogar sobre a questão. “A audiência é decorrente de demandas existentes para o fortalecimento da linguagem. Nesta oportunidade, será ampliado o espaço para que os cidadãos, artistas, produtores culturais, especialistas e demais interessados possam expressar suas opiniões e contribuir para a formulação de políticas públicas. É uma forma de promover a participação democrática, garantindo que diferentes perspectivas sejam consideradas”, justificou a parlamentar.

Considerado o maior torneio de futebol de várzea do mundo, o Recife Bom de Bola, está completando 10 anos de atividade. Para homenagear o programa esportivo, que foi criado pela Secretaria de Esportes da Prefeitura do Recife, e que continua movimentando as comunidades da capital, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) realizou reunião solene na noite desta terça-feira (22). “Falar do Recife Bom de Bola é falar dos 94 bairros da nossa cidade. É falar da alegria que o futebol traz para as comunidades dentro dos campos de várzea. Quem frequenta os Campos do Bueirão, do Onze, da Campina do Barreto, do Arroz em Jardim São Paulo, de Roda de Fogo, e de tantos outros espalhados pelos quatro cantos do Recife sabe bem o que eu estou falando”, disse o parlamentar, que entregou certificados a diversos homenageados.

Um grupo de alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) recebeu, na tarde desta terça-feira (22), uma homenagem da Câmara do Recife por um trabalho de análise da legislação municipal referente à acessibilidade. A reunião solene foi promovida por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD), que também é o propositor do estudo de atualização das leis da capital. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a cerimônia.

Um acordo de cooperação técnica foi assinado, na tarde desta terça-feira (22), entre a Escola do Legislativo do Recife e a Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife, para ofertar cursos e qualificação técnica visando o aperfeiçoamento profissional dos servidores. A assinatura ocorreu na Sala da Presidência, da Câmara Municipal do Recife. As respectivas escolas irão disponibilizar cursos, de ambas as partes, sendo o primeiro na área de recursos humanos. Os funcionários terão oportunidade de se aprimorar na operação do sistema de folha de pagamentos.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta terça-feira (22), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir e votar os pareceres concedidos a nove propostas que tramitam na Casa. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo votou favoravelmente ao projeto de lei nº 146/2023, que busca instituir no calendário oficial do município a Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização sobre a Saúde Mental. A matéria é de autoria da vereadora Aline Mariano (PP).

Na tarde desta terça-feira (22), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna para comentar sobre a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) nas galerias da Casa, além de parabenizar os governos Federal e Municipal por planejarem uma maior cobertura da atenção primária na área da saúde. “Vieram vários agentes aqui, na Casa de José Mariano, e eles estão na luta para serem chamados. São 130 Agentes Comunitários de Saúde e mais 60 Agentes de Endemias. Haverá futuros investimentos na ampliação dos serviços e será muito bom para o Recife”.

A lista de beneficiários para a ocupação das moradias localizadas nos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, foi tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (22). “Sabemos que o Recife tem um déficit de 72.000 moradias e isso precisa ser visto pelos governos municipais e estadual com grande preocupação porque a gente recebeu muitas denúncias de supostas fraudes na lista dos futuros moradores desses habitacionais”. De acordo com a Prefeitura, a obra, realizada em parceria com o Governo Federal, será entregue em breve e garantirá moradia digna para 600 famílias que atualmente moram em condições precárias nas proximidades dos conjuntos.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de subir à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (22) para enaltecer a I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. O evento de lançamento foi nesta segunda-feira (21), na Escola Municipal Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem, com a presença do prefeito João Campos, da deputada federal Tábata Amaral e do secretário de Educação Fred Amancio. Segundo a Prefeitura, a competição contemplará estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), e os seis deles serão premiados com medalhas e uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. Além disso, dois professores e um gestor também estarão no grupo que fará a viagem internacional.

Uma novidade do aplicativo Conecta Recife, da Prefeitura, levou o vereador Ronaldo Lopes (PSC) à tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta terça-0feira (22). De acordo com o parlamentar, a ferramenta passou a disponibilizar a opção de agendamento de consultas em saúde.

A vereadora Aline Mariano (PP) defendeu a entrega dos apartamentos sorteados nos habitacionais do Encanta Moça, no Pina, apesar de alguns parlamentares entenderem que a alternativa seria suspender o sorteio até que se conclua a apuração de denúncia feita por moradores da comunidade de que houve fraude no processo. “Estou à disposição para formarmos um grupo de vereadores para que possamos levar essa informação da denúncia à Empresa de Urbanização (URB) e também ao Ministério Público (MP). Assim, poderemos ver se todos os documentos estão certinhos, para que ninguém tenha prejuízo”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (22).